Depois de quatro anos de espera, enfim chega a hora de realizar mais uma edição da ExpoFemi em Xanxerê. Apesar da expectativa existente por boa parte da população pelo anúncio oficial das atrações (shows), o evento de abertura das comemorações alusivas ao aniversário de 68 anos do município e também lançamento da EXPOFEMI 2022 com apresentação dos shows, a noite não foi de um todo como o esperado tanto por parte dos organizadores, bem como da própria população. O público até compareceu junto à Praça Tiradentes, porém muito aquém do esperado. E olha que a noite ainda reservava a apresentação de Chiquito e Bordoneio.
Mas entre anúncios aqui, pronunciamentos ali, alguns detalhes não puderam passar despercebidos aos olhos e ouvidos do Pe Louro, a começar pelas atrações confirmadas para a feira que acontece de 30 de abril a 08 de maio em Xanxerê. Pelas redes sociais o chiado está grande e a feira nem começou a ser divulgada, mas as críticas começaram a surgir, especialmente pelo fato de que para muitos a Femi em 2022 não passará de um “Festival Sertanejo” e que frustra as expectativas de uma boa parcela da população, isto pois, parte dos artistas contratados como atrações principais da feira, dias antes estarão em outros eventos na região, a exemplo das duplas Hugo e Guilherme e Maiara e Maraisa, que no dia 11 de março estarão se apresentado em Chapecó. Maiara e Maraisa também estarão uma semana antes se apresentando gratuitamente na EXPOGAL de Galvão.
Isso aliado a outros fatores que a população percebeu fez com que muitos dos xanxerenses começassem a tecer críticas aos organizadores, bem como perguntar: onde está o pop/rock nacional? Nativismo? MPB? Percebe-se que o enfoque ficou voltado apenas para o gênero sertanejo!
Mas se não bastasse isso, a feira ainda perdeu vossa majestade! É a rainha eleita para representar a beleza, carisma e simpatia da mulher e população xanxerense; Pâmela Lima, abriu mão de sua coroa, deixando a festa sem sua rainha. A alegação apresentada pela Comissão Central Organizadora, é de que a soberana teria alegado questões pessoais para sua desistência de representar a feira. Logo, um remanejamento teve que ser feito e a coroa será usada por Caroline Guadagnin Spagnol que mesmo sem o ato de coroação irá ocupar o posto deixado por Pâmela.
Entre contratempos e trapalhadas que causam frisson nas ruas da campina, agora resta esperar para ver como será o trabalho realizado para vender a marca da EXPOFEMI e atrair o público ao parque nos dias de feira. Esperamos que nesta edição, não assustem e atropelem o povo visitante com cobrança de entrada que foge da realidade praticada em outras feiras e cidades da região!