Uma superlua poderá ser vista em grande parte do Brasil nesta terça-feira (1°), de acordo com o Observatório Nacional. Essa é a primeira superlua de 2023, e, de acordo o calendário astronômico do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ainda em agosto, no dia 31, teremos a segunda e última do ano. As informações são do portal g1.
Apesar do nome, o termo “superlua” não é uma definição astronômica oficial. Ele é usado nos momentos em que a lua cheia acontece próxima ao perigeu — momento em que a lua está mais próxima da Terra, e por isso, parece ligeiramente maior e mais brilhante do que as demais.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Esse período é chamado de perigeu porque o nosso satélite natural aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu — período do ano em que a lua está mais distante.
Assim, nem toda lua cheia é considerada uma superlua.
Como observar o fenômeno:
Para observar a superlua, não é preciso nenhum equipamento especial: só olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, às 17h43min.
Dependendo da sua localização e das condições climáticas, poderá ser mais ou menos fácil localizar o astro e perceber a diferença em sua aparência.