Como parte das estratégias do Sicoob, maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil, de alavancar seus negócios usando a tecnologia, o Sicoob Confederação adquiriu recentemente três novos mainframes modelo Z14 LinuxONETM EmperorTM II, tornando-se a primeira empresa do mundo a implementar, em ambiente produtivo, o modelo mais moderno de Mainframes da IBM. O objetivo é oferecer melhorias ao sistema e atender a necessidade de expansão de processamento e atualização do parque tecnológico, com vistas a acomodar o crescimento dos atuais e novos negócios do Sicoob, incluindo as transações da nova plataforma digital lançada em julho deste ano. O aperfeiçoamento da segurança é ponto chave desse novo modelo, o que garante o sigilo total dos dados.
Os equipamentos substituirão os mainframes atuais, responsáveis por hospedar os sistemas críticos de negócio (Canais de Atendimento, Convênios, Compensação Bancária, Sistema de Pagamento Brasileiro – SPB, Tesouraria, Mesa de Operações Bancoob DTVM) e pelo processamento dos demais produtos transacionais e analíticos do Sistema de Informática do Sicoob – Sisbr. Eles proverão um aumento de desempenho estimado de até 60% e de capacidade de memória RAM em mais de 150%, comparados ao anterior.
Essa nova geração foi planejada para fornecer um conjunto único de software e placas dedicadas à segurança total dos dados, definida como “Pervasive Encryption”, ou em tradução livre para o português, “Criptografia Profunda”. A nova tecnologia garante que os dados sejam embaralhados em todas as camadas de software e hardware do equipamento que poderiam ser exploradas por hackers, dificultando cada vez mais para o atacante obter qualquer informação útil.