A divulgação de uma matéria feita pelo Ronda Policial no último dia 10 deste mês de maio repercutiu de forma impactante dentro da administração municipal de Xanxerê e também em toda a região Oeste de Santa Catarina. Segundo relatos feitos ao portal por servidores do município, após ter sido veiculada a informação onde o Ronda Policial fez um comparativo dos valores de salário recebido pelo Prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, onde consta que o mesmo recebe salário maior do que o prefeito da maior cidade da América Latina (Bruno Covas Lopes – Prefeito de São Paulo), um monitoramento das redes sociais passou a ser feito na Prefeitura de Xanxerê. De acordo com os próprios servidores municipais, antes da notícia, muitos acessos a portais de informação da cidade e região eram bloqueados, sendo permitidos apenas o acesso a veículos previamente determinados ou liberados somente para os veículos de comunicação que “atendem aos interesses políticos da administração”. Após a veiculação da matéria um monitoramento também das redes sociais passou a ser feito, onde os servidores estariam sendo reprimidos caso viessem a “curtir ou compartilhar” (mesmo fora do horário de expediente), qualquer informação gerada ou divulgada pelo Ronda Policial, pois estaria supostamente indo “contra os interesses da atual administração”.
“Aqui dentro os computadores são todos bloqueados. Não conseguimos acessar nada do que eles não querem. Site de notícia da cidade somente é liberado o X. Depois que vocês divulgaram a notícia aquela do salário do Menegolla, que ganha mais do que o Prefeito de São Paulo, começaram a nos monitorar também pelas redes sociais. Eles fizeram isso por que muitas das noticias do Ronda Policial a gente recebe no Whatsapp que as pessoas compartilham bastante e também facebook, e a gente acessa pelo celular até mesmo fora do expediente. E ai agora estão monitorando a gente para que ninguém curta e nem compartilhe nada o que vocês divulgam. Querem que agente só olhe o que é do interesse da Prefeitura, e eles veem vocês como um veículo que não atende os interesses políticos por que falam a verdade pro povo e não ficam puxando saco de ninguém” – Comenta o servidor municipal de Xanxerê que para evitar maiores represálias prefere manter-se no anonimato.
Diante da situação e comentário feito pelo internauta, o Ronda Policial informa; que realiza seu trabalho de forma transparente mantendo sempre a postura de noticiar fatos do cotidiano de Xanxerê e região, baseado além da agilidade, na igualdade de tratamento com todos de forma indistinta, sem olhar para cor, raça, classe social ou partido político. Por fim o Ronda Policial deixa o espaço aberto também para a administração municipal para eventuais esclarecimentos a cerca do fato narrado nesta matéria.