O senador Marcos do Val (Podemos-ES) protocolou nesta terça-feira (4) requerimento de instalação de CPI para apurar os sistemas das pesquisas eleitorais de intenção de voto pelas principais empresas e institutos do país. Segundo o senador, o objetivo da comissão será aferir as causas das discrepâncias entre os resultados das pesquisas e os das urnas, observadas em 2 de outubro.
Na justificativa do documento, Marcos do Val afirma que, além das variações entre os realizadores das pesquisas, “constata-se inaceitáveis desvios de balizamento de preferências e percentuais dos diversos candidatos, mesmo em aferições de véspera dos pleitos”. O texto cita ainda os impactos dessas pesquisas na formação do cenário político-eleitoral e na formação da decisão de voto pelo eleitor.
O requerimento para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos institutos de pesquisa tem o número de assinaturas suficientes para a criação do grupo. Até o momento, 27 parlamentares apoiaram e outros ainda devem assinar o pedido. A intenção é entregar o requerimento para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), ainda nesta quinta-feira (6).