Uma semana de instabilidade meteorológica está prevista para Santa Catarina, de acordo com informações divulgadas pela Epagri/Ciram em conjunto com a Defesa Civil.
Uma área de baixa pressão atmosférica, juntamente com o fluxo de calor e umidade do Norte do país, trará pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente na terça-feira (25), nas áreas do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Durante o restante da semana, períodos de instabilidade intercalarão com momentos de melhoria.
Entre a sexta-feira, 27, e o sábado, 28, uma nova frente fria relacionada a um ciclone extratropical no oceano poderá trazer temporais com chuva intensa e volumosa, acompanhada por vendavais e até mesmo granizo. O risco é alto a muito alto para várias ocorrências, incluindo destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de árvores e galhos, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.
Inicialmente, na sexta-feira, 27, a chuva virá acompanhada de temporais, especialmente nas áreas do Grande Oeste e Norte do estado, se estendendo para o restante de Santa Catarina ao longo do dia. Durante a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, a chuva e os temporais deverão ganhar intensidade, afetando principalmente as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Norte.
Durante o período de sexta-feira, 27, a sábado, 28, são esperados volumes consideráveis de chuva, com acumulações variando entre 120 mm e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Norte, próximas à divisa com o Paraná, podendo chegar a valores ainda mais elevados. Nas demais regiões do estado, os acumulados deverão variar entre 80 mm e 120 mm, com as menores quantidades esperadas no Litoral Sul.
Com a previsão de retorno das chuvas, Santa Catarina deve se preparar para condições hidrológicas variáveis ao longo da semana, com possíveis elevações nos níveis dos rios em várias regiões. Entre segunda-feira, 23, e quinta-feira, 26, as áreas de destaque com risco de alagamentos são o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.
Já entre a sexta-feira, 27, e o sábado, 28, o risco de inundações, enxurradas e alagamentos é considerado alto nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, e muito alto nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.
A Epagri/Ciram e a Defesa Civil enfatizam que as previsões meteorológicas e a situação hidrológica podem sofrer alterações e, portanto, devem ser acompanhadas diariamente nos órgãos oficiais para manter a segurança da população.