O Estado de Santa Catarina suspendeu a vacinação para gestantes, após um comunicado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) feito na da segunda-feira (10). A suspensão se deu por precaução. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), em um primeiro momento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que suspenderia apenas a aplicação da Astrazeneca. Contudo, optou pela suspensão total da aplicação de todos os imunizantes contra a Covid-19 em grávidas. De acordo com a Dive, a SES/SC aguarda o pronunciamento oficial do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa para orientar as equipes de imunização sobre a continuidade da vacinação das gestantes contra a Covid-19 em Santa Catarina.
A Anvisa recomendou nesta segunda-feira (10/5) a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência.
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.
O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.