Hiper Badotti 93017
06/06/2018 às 23:01
Visualizações: 33177

Saiba como votou o seu vereador sobre a redução de salários dos políticos que governam Xanxerê

Xanxerê
For Boys 102894

Apesar de fria a noite da quarta-feira (6), foi de embates acalorados no campo político da cidade de Xanxerê. Isto, pois, deu entrada na sessão da noite junto à Câmara de Vereadores os Projetos de Lei que previam a redução de 50% dos salários de vereadores, prefeito e vice e secretários do alto escalão do governo municipal.

Durante os debates e o momento da palavra dirigida, o proponente do projeto, vereador do PSDB, Wilson Martins dos Santos, foi duramente criticado por seus colegas, que em suas teses afirmavam que a intensão do parlamentar tucano era “politiqueiro”, e pouco se ativeram efetivamente ao teor do projeto e buscaram em sua grande maioria fazer comparativos passados de gastos da câmara em ataques direcionados ao autor do projeto.

Em meio a tantos discursos, o mais coerente foi às palavras de Vilson Piccoli que apesar de contrário demonstrou reconhecer a iniciativa de seu colega com os projetos propostos.

Já Wilson como vereador e advogado, contestou o parecer jurídico da casa, que emitiu versão assegurando dados constitucionais que vetam o aumento de salários não a possível redução dos vencimentos de cargos eletivos e políticos.

Ele defendeu a redução apresentando ainda dados sobre outras cidades brasileiras que ao longo dos últimos anos já aprovaram projetos como este e reduziram salários de políticos no exercício da função, a exemplo de Emabu das Artes (São Paulo) que em 2013 reduziu em 20% o salário do prefeito; 2014, os vereadores de Cocal da Telha (Piauí) que reduziram os próprios salários com objetivo de economia; 2015 vereadores de Além Praíba (Minas Gerais ) cidade do mesmo porte de Xanxerê reduziram em 50% seus salários; 2016 vereadores de Lebon Régis (Santa Catarina) aprovou redução média de 20% seus próprios salários; 2017 vereadores de Governador Jorge Teixeira (Rondônia), Nova Olinda (Amazonas)  e Jaicós (Piauí) aprovaram a redução de mais de 30% de seus próprios salários; e neste ano de 2018, vereadores de São João do Cariri (Paraíba) e Batayporã (Mato Grosso do Sul) também aprovaram reduzir seus próprios salários. De acordo com Wilson, em nenhum destes casos houve qualquer tipo de pedido de inconstitucionalidade dos projetos por parte de qualquer poder constituído incluindo o Ministério Público.

Apesar dos dados técnicos, e o clamor popular pelas redes sociais para que os políticos xanxerenses passassem a atuar em prol da população, o fator político falou mais alto. Isso, pois, com exceção de Wilson autor da proposta, todos os demais vereadores, Vilson Piccoli (MDB), Nathan Moreira (DEM), João Paulo Menegatti (PTB), Arnaldo Lovatel (PP), Luiz Augusto Ceni (PSD), Ricardo Lira da Costa (PSD), Adriano de Martini (PT) e Lenoir Tiecher (PT), votaram todos contrários aos três projetos que previam a redução salarial de 50% para os vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários do alto escalão da Prefeitura de Xanxerê.

Toner Mais 100861

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br