Com exclusividade a reportagem do Ronda buscou acesso as informações acerca da motivação do assassinato e tentativa de homicídio registrada na reserva indígena Xapecó em Ipuaçu no início da noite da terça-feira (23). Segundo levantamentos feitos, tudo começou por conta de uma rixa envolvendo a adolescente agredida a golpes de faca e a filha da autora do crime, também menor de idade.
De acordo com relatos feitos por testemunhas que presenciaram o crime, as duas menores possuíam uma desavença escolar e haviam entrado em vias de fato já diversas vezes. Na terça-feira, novamente as duas menores teriam brigado, sendo que ao saber da surra que sua filha teria tomado, E.R. de 28 anos, acompanhada de sua mãe, irmã e cunhada foram tirar satisfação com a menor, onde a adolescente foi agredida a golpes de faca, provocando-lhe um corte profundo no braço, enquanto que os demais golpes teriam acertado a mochila que a jovem levava nas costas.
Ao tomar conhecimento das agressões então Elizama Lucas de 21 anos, tia da menor ferida a facadas, foi até a casa da agressora para também tirar satisfação por conta das agressões sendo então golpeada com uma facada no peito. Elizama chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital de Xanxerê, no entanto a morte da mesma foi confirmada logo após ter dado entrada na unidade hospitalar.
A menor agredida com as facadas também foi conduzida ao hospital e teve alta ainda durante a noite. Já a autora do crime, foi presa em flagrante e encaminhada à Delegacia de São Lourenço do Oeste, onde foram dados os devidos procedimentos e posteriormente conduzida ao presídio feminino de Chapecó, onde permanece à disposição da justiça.