Ao iniciar essa coluna quero em primeiro lugar agradecer ao Ronda Policial pelo espaço a mim cedido para que possa expressar minha opinião acerca dos fatos esportivos da semana. Em um recado direto quero dizer que é um privilégio poder estar aqui todas as semanas neste contato direto com o torcedor, principalmente da Chapecoense e da dupla Gre-nal, a linguagem será de forma direta, o mais simples possível.
Bom, partindo então para o futebol do último final de semana, creio que o torcedor da Chapecoense é quem está mais feliz, afinal o time lidera o maior campeonato de futebol do mundo, e pela segunda semana consecutiva. A Chape vem orgulhando o seu torcedor e chamando atenção do país inteiro. Na vitória deste domingo contra o Cruzeiro em Belo Horizonte, mostrou que o time é consciente daquilo que deseja e que busca os seus objetivos sem preguiça. O técnico Mancini tratou de frear a animação dizendo que essa posição é passageira e que logo será ocupada por outras equipes. Claro que vai blindar o grupo da empolgação para manter os pés no chão, e deve mesmo fazer isso. Eu acredito que a Chapeconse conseguirá se manter na Série A com relativa tranquilidade, caso consiga manter esse bom futebol, o que não é fácil em um campeonato tão longo e disputado. O próximo jogo do Verdão será contra o Grêmio, quarta-feira (07), em Chapecó.
Quem também tem motivos de sobra para andar com o sorriso no rosto é o torcedor gremista. O time venceu mais uma, contra o Vasco na Arena em Porto Alegre e está nas cabeças da competição. Renato Gaúcho ao contrário de Mancini, não escondeu o seu orgulho pelo momento do time. Disse que o Grêmio joga hoje o melhor futebol do Brasil. Na minha opinião falou a mais absoluta verdade, ninguém joga com tamanha movimentação em campo, com solidez na defesa e uma produção tão grande de chances de gol igual o Grêmio está fazendo. Mas claro que futebol muitas vezes é momento, e o momento é Tricolor sem dúvida. Difícil será o time gaúcho manter alguns jogadores. Ramiro, Arthur e Luan despertam interesse de clubes europeus, alemães, espanhóis e ingleses respectivamente estão de olho nesses jogadores e a janela européia de transferências está abrindo. Tomara que o Grêmio consiga suprir uma eventual venda, com jogadores que não deixem o padrão de jogo cair. Na quarta-feira o compromisso será na Arena Condá contra a Chapecoense, líder do Brasileirão.
Agora o torcedor colorado, esse anda de cabeça baixa e revoltado com o momento que o time atravessa, no sábado não conseguiu sair do empate em casa com o Juventude e se afundou ainda mais na Série B do Brasileirão. A estréia de Guto Ferreira dá ao torcedor um pouco mais de esperanças, porém o treinador terá um árduo trabalho para tentar remotivar o elenco colorado. O Inter está em 10º lugar na tabela de classificação e amanhã (06) joga contra o Figueirense, em Florianópolis. Nada além de uma vitória interessa ao clube colorado. Continuo dizendo que o Inter precisa de contratações urgentes, com o atual elenco as coisas ficarão cada vez piores, não há qualificação no time colorado. Guto Ferreira terá que tirar leite de pedra.