O País da Mentira!
Durante séculos nos ensinaram (e alguns talvez ainda ensinem) na escola que em 1822, o então Príncipe regente D. Pedro I bradou “Independência ou morte” às margens do riacho Ipiranga, ao proclamar o Brasil independente de Portugal. Mentira! Pesquisas sobre a História real não comprovam brado algum. E suspeita-se que na verdade nem havia margem, nem riacho Ipiranga! E que a cena foi cuidadosamente desenhada depois, ao gosto da família real e dos militares. E a data de sete de setembro, feriado nacional consagrado à Independência do Brasil só foi instituído, por lei, em 1946! Nada menos que 124 anos após o altamente suspeito “Grito do Ipiranga”!Parece nada, mas mostra como se lida, neste país, com a verdade dos fatos. E com a mentira!
Independência é assim??
Ninguém me disse, nem li em algum lugar, mas essa centenária demora em consagrar data tão relevante para a História do país lança dúvidas sobre a tal independência – outra situação sobre a qual pairam severas dúvidas até hoje: O Brasil é independente MESMO? Fatos ainda sob investigação de historiadores e pesquisadores dão como praticamente certo que em 1964, os Estados Unidos da América (USA, na sigla em Inglês) veio aqui e derrubou o governo legítimo, eleito pela maioria da população, em votação aberta e direta…E recentemente outra presidenta foi apeada do poder, com clara participação dos “interesses” políticos e econômicos novamente dos Estados Unidos da América. Independência é assim?
Ameaça Comunista
Note-se ainda que nos dois vergonhosos episódios o Exército brasileiro apoiou os golpistas, não a Constituição e o Estado democrático de Direito – que jurou e jura zelar…Mentira! Note-se também que nas duas deposições de governo, oficialmente para as Forças Armadas o golpe se justificou “para evitar que o país caísse nos braços do comunismo”. O que é outra deslavada e vergonhosa mentira – constatada com farta documentação histórica e até por depoimentos e documentos do Governo Norte-americano. Pior é que muitas mentiras ditas por aqui com teimosa insistência – como é o caso da “ameaça comunista” – acabam sendo vistas por parcela da população como verdades “verdadeiras”. Outra parcela sabe que é mentira, mas faz vista grossa e olhar de paisagem…
Validade vencida!
Se alguém duvida dessa mentira chamada “ameaça comunista” que mostre, prove ou apresente documentos que Leonel Brizola e João Goulart – para citar só os dois principais líderes, eram comunistas! No golpe que derrubou Dilma sob alegação bizarra de “pedaladas fiscais” também se alegou o risco da “ameaça vermelha”. Da mesma forma, não há qualquer indício de prova, nem pistas nem sequer convicções de que Lula ou Dilma seja ou estivessem a fim de “entregar o Brasil para os comunistas”…Outra mentira que segue sendo desfraldada “na cara dura” por muita gente que se considera não analfabeto. E que acredita que todos os outros são analfabetos…No Brasil, até mentira com prazo de validade vencido, vale! Nestes dias celebrou-se os cem anos de nascimento de Leonel Brizola. Muitos brasileiros, por longos anos, juraram que Brizola era…comunista! mentira até hoje não desmentida, por quem mentiu!
Tapar Com a Peneira
E hoje assistimos, incrédulos, pasmos e amarelos de vergonha, pessoas se achando “moderninhas” por defender a ditadura militar de 1964, que atrasou o Brasil por mais uns 50 anos, mais ou menos. Ditadura militar que não era corrupta – dizem eles – porque a censura proibia investigar roubalheiras perpetuadas, pela ditadura, na construção de obras megalomaníacas, algumas nunca concluídas, como a Transamazônica, para citar só um exemplo…. E outras concluídas, sob pesados contratos adicionais – nunca seriamente investigados – como foram os casos das usinas nucleares, e de hidrelétricas como a de Itá – aqui pertinho, e muitas outras obras. Não tinha corrupção porque quem falassem em corrupção de ”governos” militares era preso, torturado e muitas vezes, “desaparecido”! Dizer que na ditadura não tinha corrupção é pior que tapar o sol com uma peneira…
Privataria
Mas as mentiras não ficam apenas nos anos da ditadura militar, depois dela, as coisas mudaram muito pouco. A maior mineradora do mundo foi vendida a preço de banana, no Governo FHC, porque estaria…dando prejuízo! A venda da Companhia Vale do Rio Doce é um capítulo tão vergonhoso que, no momento em que a verdade for revelada, o brasileiro honesto se arrependerá amargamente de um dia ter achado que o Paraguai tinha governo corruptos. Os nossos são muito piores: Nos mesmo oito anos de governo de FHC, as privatizações de estatais foram algo muito parecido com….jogar dinheiro fora! É óbvio que os compradores de tais bens, antes de propriedade do povo brasileiro, são integrantes da classe mais rica e mais corrupta desse país – que se dizem “patriotas”. Mentira…Não por acaso um livro chamado “Privataria Tucana” é uma das obras de não ficção mais vendidas, até hoje, no Brasil!
BNDES, Cuba e Venezuela
Sei que o(a) amigo(a) leitor(a) está esperando pelas mentiras dos governos do PT, que por 14 anos comandou o país. Uma delas é bem famosa, mas é contra o PT, é claro! Dizem que Lula financiou obras em países acusados de serem comunistas e não são: Comunistas são países onde a propriedade privada pertence ao estado! E não tem disso em Cuba, nem na Venezuela… Quem financiou obras (sem dar um tostão de presente) foi o BNDES, banco com majoritária participação estatal – e sobre o qual pairaram muitas suspeitas, até o atual Presidente do país mandar “abrir a caixa preta do banco”, conforme prometera: Mas (Bolsonaro é prova disso) nenhuma irregularidade foi encontrada relativamente a financiamentos para os governos de Cuba e da Venezuela. E tem mais: está devidamente documentado pela grande imprensa (basta buscar na Internet), que as dívidas dos dois países foram totalmente pagas, até o último tostão….
Chega de Mentiras!
Esta coluna é uma singela homenagem a muitos brasileiros que acreditam que TODOS os brasileiros são imbecis, ou idiotas, e que ignoram a verdade dos fatos! E a coluna vem especialmente a calhar porque estamos em ano de eleições, onde os brasileiros, bem ou mal informados, acreditando ou não em mentiras, serão obrigados a votar para presidente, vice-presidente, para governador, para deputado e senador. Ou seja: vamos votar em muitos que estão aí mentindo – grande parte deles e de suas famílias, há séculos, de pais para filho – impunemente! Abra o olho! Chega de mentiras!