Mais de 6 mil xanxereenses maiores de 18 anos não tomaram a primeira dose da vacina anti-covid, informou a Secretaria Municipal da Saúde na sexta-feira, 27 de agosto. É um número muito alto, pois significa mais de 10% da população, e deve merecer (tomara) campanha de conscientização e um esforço conjunto da comunidade. Os não vacinados significam risco maior, também, para todos: A possível multiplicação do Coronavírus em não vacinados abre mais chances para surgir outras variantes, além de espalhar vírus por aí…. E a variante Delta já traz problemas e preocupações mais que suficientes…
As consequências de não tomar a vacina são bem visíveis, aqui mesmo em Xanxerê. Há cerca de dez dias, três pessoas da mesma família e com idade superior aos 60 anos faleceram, todas vítimas da Covid. E nenhuma delas era vacinada, pelo que consta…. Não se trata, aqui, de assustar, nem de apavorar ou tentar menosprezar quem não quer tomar a vacina. Trata-se de alertar essas pessoas do risco – cada vez maior – para elas mesmas e para os demais. Principalmente para seus familiares. E para os que convivem diariamente com elas…
A Variante Delta – isso já foi comprovado – também pode contaminar inclusive pessoas já vacinadas com as duas doses e, ainda em setembro, deve ser iniciada a vacinação da terceira dose – de reforço, inicialmente para idosos. Para quem ainda não quis acreditar, já é hora de mudar de opinião: A Covid é uma doença nova, que a Ciência está ainda aprendendo (com sucesso) a combater, e somente com a colaboração e participação DE TODOS poderemos, quem sabe em 2022, nos livrar desta peste, se Deus Quiser! Covid NÃO É BRINCADEIRA!
As vacinas – de todas as marcas e laboratórios – não causaram rejeição na maioria das pessoas. Em Xanxerê não se tem notícias de efeitos colaterais ou de outros problemas atribuídos às vacinas. E o mesmo vale para todo o Brasil. Negar-se a tomar a vacina, agora, ultrapassa os limites do livre arbítrio ou do “na minha vida mando eu”! Porque não se vacinar significa assumir o risco de contaminar e até provocar a morte de pessoas que se cuidaram, tomaram a vacina e adotaram todos os protocolos recomendados! Todo indivíduo deveria valorizar e proteger – ao menos – a dos seus familiares…
Ficou bem claro, a estas alturas da Pandemia, que teimosos ‘carcamanos’ seguidores de autoridades negativistas já têm consciência da “furada” que foi, é, e vai continuar sendo negar a gravidade da pandemia! E principalmente ignorar protocolos que prevalecem e são respeitados no mundo inteiro. Não existem mais motivos aceitáveis para alguém negar a gravidade de uma peste universal que já matou milhões, em todos os países do planeta…E matou quase 600 mil, só no Brasil! De nada adianta “ficar de saco cheio com a Pandemia”, mas continuar achando que na semana que vem “ela vai embora assim de graça, como chegou”. NÃO VAI!
Aos insistentes e teimosos negativistas que não querem saber da vacina, as notícias e as previsões também não são boas: Do jeito que as coisas andam, daqui a pouco – que vergonha – eles podem ser impedidos de entrar em países, cidades, locais e até no ônibus, ou no supermercado. Cresce em muitos lugares a exigência da apresentação do certificado/ atestado de vacina. No site do Ministério da Saúde, através de aplicativo baixado no celular, pode-se obter um certificado oficial – que daqui a pouco vai virar documento de acesso a muitos lugares!
É preocupante – e muito feio – ter mais de 6 mil xanxereenses que não se vacinaram, ainda. Muitos deles devem – justificadamente criticar a cidade pela escassez de opções de cultura e lazer – entre outras – que sirvam de atrativos e deem destaque a Xanxerê! Pois entre estes atrativos poderia estar um, que depende somente da colaboração de cada um e de todos: Que tal Xanxerê ter a inédita marca de cidade com 100% da população vacinada contra a Covid? Alô prefeito, vereadores, empresários, imprensa e população em geral: Já pensaram nesse possível golaço de marketing: “Xanxerê, a primeira cidade de SC com população 100% vacinada”!
Um país, uma cidade ou um bairro, uma rua tanto faz, consegue seus objetivos mais rapidamente quando todos se empenham e batalham no sentido de conseguir alcançar suas metas comuns. Desde o tempo de calças curtas este xanxeriano sofre com uma constatação: Em Chapecó, a maioria, ou pelo menos grande parte da população abraça a cidade, defende os interesses coletivos, orgulha-se das conquistas que são de todos, e se empenha em resolver os problemas que sejam comuns. Em Xanxerê, tem nada ou quase nada disso…. Ontem e hoje, pouquíssimas vezes pude observar – e comemorar – esse entendimento e essa valiosa e poderosíssima força conjunta em ação, aqui na Campina da Cascavel! Infelizmente…
Uma das vezes em que vi boa parte da comunidade xanxereense mobilizada e lutando por um objetivo comum foi quando entidades, poder público, imprensa e boa parte da população se organizaram e fecharam a BR-282, por alguns minutos. Foi para chamar a atenção e exigir que o Governo federal urbanizasse e desse mais segurança ao trecho da rodovia que passa pelo centro da cidade. E funcionou! Ainda assim, muitos duvidaram que a obra sairia, disseram que comeriam o asfalto, caso saísse. Não é que saiu? Sem ninguém precisar comer o asfalto…. Pena que aquele belíssimo exemplo não tenha virado moda…
Não me importo com críticas vindas de pessoas que ignoram a Ciência, o bem comum, a saúde pública, a razão, a inteligência, o comportamento majoritário das populações de todos os países do mundo e o simples e inofensivo…BOM SENSO! Por isso faço aqui um apelo a todos que conheçam pessoas que teimam em não se vacinar: Insista, avise, alerte, bata na mesma tecla, ignore cara feia, críticas e até xingamentos! Encha o saco mesmo! Convença esse pessoal que sem vacina eles só conseguem uma coisa: Um lugar cada vez mais privilegiado na extensa fila de vítimas fatais da Covid….Infelizmente! Essas pessoas precisam mudar, ao menos, de fila! E entrar na fila da vacinação, JÁ!