O Fascismo
Registros e análises na Imprensa sobre a invasão do prédio do Capitólio, nos EUA, em janeiro de 2021 – no fracassado golpe de Donald Trump contra a Democracia e as eleições – caem bem, “vêm a calhar”, no momento em que o Brasil afina seus tamborins para eleger o próximo presidente. Com a agora fria visão daqueles fatos – um ano após – nota-se que ameaça do Fascismo mundial está bem identificada e registrada na cabeça de analistas atentos. Fora isso, na grande imprensa – e no geral – não se vê interessados em discutir quem, afinal, elege presidentes do naipe de Donald Trump e Jair Bolsonaro…
“Grande Mentira”
Ao ler entrevista de Noam Chonski (DCM/Naian Lopes – 06/01/22), um dos intelectuais mais respeitados hoje, assusta o fato de que Trump segue ativo na batalha para convencer que a eleição de Joe Biden foi uma “Grande mentira”. E tem conseguido sucesso: A maior parte do seu partido, o Republicano está cada vez mais relutante em aceitar a derrota. E Estados governados por Republicanos aprovaram novas leis, restringindo votações e assumindo o controle de juntas eleitorais, locais e estaduais. Tal fato é um retrato fiel da mentalidade antidemocrática que dominou o partido de Trump. E seus seguidores, óbvio!
“Dane-se a Democracia”!
Por lá, não se esconde mais o movimento para desacreditar resultados das urnas e votos de eleitores. Antes da invasão do Capitólio e da própria eleição, Trump tinha dado as tintas de sua cruzada fascista, ao dizer que “a única maneira de perdermos essa eleição é se a eleição for fraudada”…. Líderes Fascistas são como deuses: Tornam-se donos da verdade como se esta fosse uma de suas velhas bermudas! A posição de Trump – conclui a matéria do Diário do Centro do Mundo (DCM) – era (e é) bastante simples: “Se a democracia não me dá resultados eleitorais desejados, dane-se a Democracia”!
Jair e Já Era
Não se trata de “mera coincidência” Jair Bolsonaro adotar idêntica atitude ao usar, por aqui, a urna eletrônica como única razão para – segundo ele mesmo – vir a ser derrotado nas urnas – algo que fica mais líquido, certo e muito visível (com qualquer urna) a cada dia que passa! Fascistas não gostam de enxergar a realidade, preferem a propaganda. A derrota de Trump foi um duro golpe nas possibilidades de Bolso se reeleger por aqui. Porque muita gente, grande parcela, da direita brasileira lamenta muitíssimo, há anos, não ter nascido nos EUA…. Vai daí que SEM Trump, para esse povo, Jair virou Já Era…
De Notório Saber
Mas esse povo brazuca se enxergou e se achou bonito na foto! Isso desde janeiro de 2019 até agora, mesmo com as pesquisas dando menos de 30% de apoio ao governo e ao seu presidente. Esse percentual, mesmo em queda livre, ainda é visto como muito grande e uma (trágica) surpresa: Chovem depoimentos nas redes sociais com gente manifestando espanto e surpresa diante do grande número ignorantes políticos! Personagens que, da noite para o dia, se autoconsideram grandes, eméritos e famosos cientistas políticos, donos de vasto e inatacável “cabedal” de conhecimentos da história e dos fatos. “Gente de notório saber”, eles se acham…
A Olho Nu
Pois tais ignorantes – recém convertidos a gente culta e “do bem” – são capazes de identificar comunistas, com olho desarmado a uma distância de 15 léguas, pelo menos! Sabem tudinho de comunismo, identificam até camarões comunistas – igual aquele que causou obstrução intestinal no “mito” – segundo diagnosticou o próprio médico (des)presidencial. Eu mesmo conferi isso com um xanxerense e brasileiro “do bem”, trabalhador, aposentado, pai de família: Ele me confessou, abismado, que em Xanxerê “tá assim” de comunista disfarçado”… Tive medo de pedir que me identificasse algum, porque temi pela milha identidade política secreta…Ou nem tão secreta…
Bem esse Povo!
Gozação a parte, o fato é que esse povo que sabe identificar comunista até pelo jeito de coçar, não faz ideia alguma – e muitos talvez nunca tenham ouvido falar – do que seja um fascista. No máximo alguns poucos sabem dizer que Benito Mussolini era fascista, e daí não passam! Esse povo que idolatra o mito, que não acredita em vacina, vê comunista brotando em árvores e sabe como fraudar o computador de uma urna eletrônica que não tem computador…esse povo que defende o fim da Amazônia e quer vender o Brasil,….esse povo vai votar neste ano, de novo. E é bem capaz de daqui uns dias, esse povo descobrir que, se Bolsonaro não ganhar, os comunistas dominaram o Brasil!
Baratas Fascistas
Enquanto isso, os fascistas (na moita) só aumentam sua torcida e eleitorado. Porque ninguém se cag* de medo de fascistas, como acontece com os comunas…Ninguém admite, nem comenta, é claro, que tem amigos com claras tendências e preferências fascistas…Não por acaso numa região colonizada por migrantes alemães e italianas, “tutti buona gente”, é claro…Ficam matando alucinações comunistas com mata-moscas… Enquanto isso as cascudas baratas fascistas entram pelos sete buracos de uma sociedade que só admira…os mais ricos! E nega cientistas, a Ciência, despreza o conhecimento e endeusa a vontade (só) de quem tem dinheiro. Não de quem tem o uso e o conhecimento da razão…
Ir a Paris, Jamais!
E o povo que invadiu o Capitólio é integrado, também, por muitos brasileiros, incluindo apoiadores/eleitores e fãs do “Mito”, mas não só deles: Há também muitos brasileiros aparentemente ”neutros”…tipo mineradores, desmatadores, grandes do agro, e outros espertos aproveitadores, que ganham muito dinheiro com o “passar da boiada” de Bolsonaro! Eles engordam aqueles cerca de 25% ainda fiéis ao pior presidente que esse país já teve. E se o (a) amigo(a) eleitor(a) acha isso um exagero, é bom abrir o olho: A julgar por esse povo, nada ainda está tão ruim que não possa piorar…Aquela ‘história’ de brasileiro pobre viajar de avião e ir para Paris,…a-ca-bou! Para eles, brasileiro pobre tem que saber onde é seu lugar! É o que pregam os fascistas! Entre outras…