Prefeitura de Xanxerê 231130
28/08/2020 às 07:30
Visualizações: 40029

Quirera Gourmet – 28/08/2020

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

Lutas Inglórias, Sempre São Muito Necessárias

Nos arbitrários e lamentáveis tempos da ditadura militar o peemedebista Ulisses Guimarães, também conhecido por “Senhor Diretas Já”, protestou contra a indicação de generais para ocupar, sem votos, a presidência do Brasil, lançando-se ele mesmo e por suas próprias palavras como “Anticandidato a Presidente”. Na Bahia, saiu às ruas em Salvador e o então Governador Antônio Carlos Magalhães, o “ Toninho Malvadeza”, mandou a polícia militar, com cães, tentar impedir sua “passeata” pelas ruas. O episódio foi fotografado e amplamente divulgado, num tempo em que a censura ainda estava ativa, porém já sob intenso repúdio de muitos setores da sociedade, através da chamada imprensa alternativa. Eram chamados pejorativamente de jornais “nanicos”, entre eles o glorioso O Pasquim, de Millôr, Ziraldo, Jaguar e uma espertíssima trupe de artistas e intelectuais. Lembrei de Ulisses porque ele ainda é um ícone do político como todos os políticos deveriam ser, e estes dispensam adjetivos! Pois essa luta inglória de Ulisses poderia, hoje, servir de exemplo a algum corajoso candidato nas próximas eleições: Que tal adotar como slogan, lema de campanha algo como ” NÃO COMPRO VOTOS, NÃO SOU CORRUPTO! ”. É sem dúvidas uma luta inglória…. Será que alguém topa??? Duvido, mas, em tempos de pragas, tudo é possível…

Mais de 100 Candidatos À Câmara de Vereadores

Notícias da Rádio Corredor dão conta que o número de candidatos a vereador em Xanxerê na eleição de novembro deve superar a marca uma centena, de acordo com estimativas mais moderadas. A grande procura e a legítima aspiração de representar a comunidade no Poder Legislativo municipal, no atual inferno astral em que se encontra a política brasileira em geral, é um bom sinal e pode ter várias interpretações. Prefiro acreditar que o desejo maior de alguém ao se candidatar a vereador não seja o salário, ou o status. Tomara que sejam motivos transparentes – e públicos, e que levem em conta a necessidade de moralizar a atividade política. Motivos que contribuam para a melhoria das condições de vida da maioria da população. Embora muitos defendam que vereador “faz coisa nenhuma”, não concordo com isso e penso que a comunidade tem no vereador e no prefeito os seus representantes políticos mais próximos, e passíveis de serem cobrados, todos os dias, sobre suas ações. São servidores públicos, eleitos, pagos pela comunidade e precisam, obrigatoriamente, honrar o mandato que lhes é conferido.

Não Seja Corrupto! Não Venda seu Voto!

O candidato vereador, dizem especialistas, disputam a mais difícil de todas as eleições. Primeiro por ser, para estreantes, uma espécie de auditoria para conferir até onde a simpatia, a popularidade e o papel desempenhado na comunidade pode ou não ser traduzido em votos. E depois porque em qualquer cidade, grande ou pequena, todo candidato a vereador possui parentes, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, torcedores do mesmo time, praticantes dos mesmos hábitos, conhecidos, clientes, e até amantes, ou admiradores (as) de um determinado partido. É uma eleição muito concorrida, e um votinho apenas já decidiu muitas vezes quem se elege e quem fica na suplência. Esta eleição – igual a quase tudo o que acontece em 2020 – vai ter o selo da Pandemia e de suas restrições. Mas não tenho dúvidas de que a criatividade tupiniquim há de fazer uma campanha criativa, mesmo sem aglomerações, showmícios e farta distribuição de “agrados” e brindes, há tempos proibidos. A maturidade do eleitor, porém, será mais uma vez posta à prova… Resta torcer, mesmo sem botar muita fé que aconteça, que nesta eleição ninguém parta para a criminosa “tática” de vender seu voto. E depois xingar “os outros”, ao vivo e nas redes sociais, reclamando de maus políticos e da corrupção!

Você Combate a Corrupção? Na Prática ou no Blábláblá??

Da mesma forma, estaremos, todos, eu espero, de olhos bem abertos em políticos e candidatos – de qualquer e de todos os partidos – dispostos a oferecer qualquer tipo de vantagem, benesses, promessas e agrados para conquistar votos. Isso também é crime. E hoje, se fosse feito uma pesquisa nacional sobre qual é o maior mal do Brasil, o que mais prejudica o país e os brasileiros, não tenho dúvidas de que a corrupção lidera…. Ou, ao menos, é isso que a maioria dos eleitores dizem sempre que o assunto é política. É claro que há políticos que não se corrompem para vencer uma eleição, mas acredito que estes são a minoria. “Ah, então quer dizer que vai ter compra de votos e distribuição de vantagens”? Vai! Porém isso serve apenas para estarmos muito mais atentos para denunciar qualquer tipo de falcatrua, ou “jeitinho”. E também não venha alguém me dizer que a corrupção só existe em Florianópolis, ou em Brasília. É claro que a Corrupção é uma poderosa instituição nacional, profundamente enraizada na sociedade atual, inclusive na xanxerense…. Então, todos nós que esbravejamos, condenamos e odiamos os corruptos e a corrupção temos agora a OBRIGAÇÃO de denunciar tentativas de aliciamento de eleitores. De qualquer partido e de qualquer candidato! É hora de aplicar a teoria e a lei, na prática! É hora de exercer cidadania!

O Discurso Precisa Ser Bem Reescrito

É grande a expectativa e a curiosidade deste reles escrevinhador sobre as práticas da campanha nas eleições municipais que se aproximam. Note-se que diminuir a importância da eleição para prefeito e vereador é uma atitude totalmente condenável, segundo estudiosos e especialistas em política. Porquê? Porque o eleitor e o cidadão moram no município, não no estado, nem no país. E porque os votos (e os eleitos) registrados nas urnas em eleições municipais são um verdadeiro e fiel “retrato” de se verificar às quantas andas a comunidade, em relação à aprovação do governo federal e estadual, em cada estado. Os resultados da eleição municipal pautam e nutrem de números e de informações os partidos políticos e os governos, com vistas à eleição para governador, deputados, senador e presidente. É aqui, no município, onde essa longa batalha pelos votos começa. Portanto, é a eleição mais importante, se levarmos em conta todo o processo político vigente neste atabalhoado e desorientado país! A expectativa é muito grande sobre a conduta dos candidatos e seus discursos, durante a campanha! Não há eleições iguais, mas esta promete, mais que as anteriores, muitas novidades…. Aguardemos!

Um bom fim de semana a todos (as)!

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br