Hiper Badotti 93017
27/10/2020 às 08:02
Visualizações: 37719

Quirera Gourmet – 27/10/2020

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

Tinha Um Deputado No Meio do Caminho…

Quem conhece a Assembleia Legislativa não tem dúvidas: É o habitat das mais felpudas raposas da política catarinense. Raposas porque os nobres deputados são espertíssimos, sem ofensas, é claro… E felpudas porque sabem defender muito bem os seus interesses. Ou sabiam. Porque num certo dia de suas iluminadas e paradisíacas vidas surgiu uma pedra no caminho. Pedra conhecida agora como Deputado Sargento Lima. Um estreante nas artes e manhas legislativas, cumpre frisar, que colocou olimpicamente no bolso as decanas raposas da casa, veteraníssimas e espertíssimas! O chororô “legislativo” dava para se ouvir desde aqui da Campina da cascavel, ainda durante o sábado. A suposta elevação de Garcia ao cargo de governador guardaria novas “surpresas programadas”. Uma delas divulgada pela Rádio Corredor da Alesc, previa uma nova eleição direta, e inclusive uma recandidatura de Gelson Merísio, dizem…

“É Nóis na Fita”!

A inusitada reviravolta aplicada nos nobres deputados por Sargento Lima & Daniela pegou ‘todo mundo’ de calças na mão, na Alesc. A começar pelo presidente, Deputado Julio Garcia, a quem deputados e deputadas pretendiam empossar como governador. Porém, “graças” ao Deputado Sargento Lima, quem toma posse amanhã é a primeira mulher a governar Santa Catarina, a Advogada e produtora rural, de Chapecó, Daniela Reinehr. E Daniela passa a ser também a primeira liderança política do Oeste a governar Santa Catarina. Nada a comemorar, por enquanto: Apenas muito a rir, porque já tem muita gente chorando! A agora governadora e o Deputado Sargento Lima fizeram igual a Alemanha, sete a um! E deve ser inédito, no país inteiro, o voto de um deputado eleger…uma governadora! Na voz do gaiato, “É nóis na fita”! Santa Catarina, mais uma, vez nas cabeças! Na condição(?) de mais bolsonarista de todos os estados, SC, esperamos, “Agora Vai! ”

“Governo do Legislativo”

A Governadora Daniela, que deve tomar posse hoje (27/10), ao que tudo indica e bem no seu estilo, com pompa e circunstância, mostrou-se uma notável articuladora: levou no bico respeitados estrategistas e experientes deputados, de todos os grandes partidos… tipo Maurício Skudlark, Moacir Sopelsa, Valdir Cobalchini, Marcos Vieira, Neodi Saretta, Padre Pedro, Luciane Carminatti, Mauro de Nadal, Romildo Titon, Kennedy Nunes – e o maior deles, Julio Garcia! Estes e outros tinham como certo e combinado apear não só Moisés do poder, mas também Daniela, e dar o governo de bandeja ao Deputado-presidente Garcia, um ícone da “velha política”. Seria, de acordo com o noticiário de Floripa, um “Governo do Legislativo”, ou um governo do “Legislativo no Executivo”, o que só pelo nome já mete medo! Em seu governo Moisés tratou deputados “a pão-e-água”, além de cortar polpudas verbas publicitárias de veículos de imprensa, há décadas regiamente “patrocinados” por todos os governadores da velha política e dos eternos caciques. Não deu bola para deputados e “as excelências” eram habituados a mesuras e salamaleques, algo que Moisés cortou, na raiz. E acabou sendo, igual ao relato bíblico, jogado às águas…

Desembargadores Contra

É que tinha um incerto Sargento Lima no meio do caminho, um lépido, ágil e já famoso aprendiz de marinheiro – que tomou o leme e mudou a rota do barco. E tal projeto, ou barco furado, começou a afundar quando os desembargadores – teoricamente os que mais entendem de Leis e de motivos para um impeachment do governador – deram literalmente nos dedos dos deputados, em quatro votos, onde foi totalmente descontruído o pretenso motivo para apear o governador e a vice: A equiparação do salário de procuradores com os dos deputados, sem licença da Assembleia. Mas os desembargadores acabaram sendo voto vencido, pelos deputados pró Julio Garcia governador. De acordo com quatro dos cinco desembargadores – que votaram contra o impeachment, o “motivo” não procede, não serve para derrubar governador, nem a vice…Teoricamente, portanto, também não se pode descartar, até esta terça, que os tribunais superiores (STF ou STJ) acabem intervindo na decisão que afastou Moisés do governo. No contraponto, Daniela é fidelíssima pupila do despresidente que acomete o Brasil, o que lhe confere, quase com certeza, também alguma “blindagem”!

Seis Por Meia Dúzia

Olhando daqui do Oeste – a mais de 600 quilômetros da nababesca e gloriosa Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – dá para enxergar a cara feia dos nobres deputados que armaram um vexame contra eles mesmos! Além de não conseguir o que queriam – empossar Julio Garcia como governador – ainda viram um deputado estreante, calouro, novato nas artes e artimanhas dos bastidores políticos, levar a maioria da Assembleia “no bico”. Consta que após o voto do Deputado Sargento Lima, ouviram-se uivos, xingamentos, choros e pitis entre vetustos e experimentados deputados veteranos. É claro que o Governador Moisés e seu governo andavam mal das pernas. Mas a nem santa, nem bela Catarina (consta que depois dessa a “Santa” sofrerá impeachment) pode ter um governo ainda pior, com a total falta de aptidão/competência, também, da nova ocupante do cargo. Ao que tudo indica, trocaram seis por meia dúzia. O melhor dessa história, por enquanto, vai ser rir do arranca rabo que deve se estabelecer para decidir que é “mais pró-governo federal”. Vai ser, no mínimo, hilário, com certeza!

Moisés “Barrichello”

O que vai acontecer agora? Será interessante ouvir o Deputado Sargento Lima e a estreante Governadora Daniela – os novos ídolos da nem santa, nem bela! Afinal, o estado foi proporcionalmente o que mais votos deu ao atual despresidente…. Já sobre o agora Ex-governador – que já está sendo chamado de Moisés Barrichello – anunciou-se que ele irá reforçar sua defesa e tentar reduzir os seis meses de prazo dado ao Governo de Daniela. Há quem duvide que ele consiga e também há muitas dúvidas que ele retorne ao cargo. Sua grande e talvez a única defesa, onde pode depositar esperanças, são os quatro votos dos desembargadores que foram bem claros ao explicar que, de acordo com a LEI (não com a política) no caso dos procuradores, não haveria qualquer motivo LEGAL para impeachment. É óbvio que o nó dado por Sargento Lima & Daniela deixou a Assembleia Legislativa em péssimos lençóis. Até porque nos bastidores a sensação é de que Daniela é tão inexperiente, ou mais, que Moisés para conduzir um governo que, desde o começo assiste desavenças entre governador e vice…. E agora tem mais uma coleção de nós para desatar. Isso, antes de querer começar a governar…

Novo Governo: Só Expectativas

A primeira Governadora Oestina anunciou sua posse para esta terça-feira (27/10), não duvido que com a presença do Despresidente, ou no mínimo de algum poderoso representante. Quanto ao Governo Daniela em si, só há dúvidas, por enquanto: Vai manter o secretariado? Ou talvez parte dele, diante da Pandemia e das eleições? Vai reformular todo o governo, em novo loteamento de secretarias? Fará isso sem a certeza de que vai permanecer no cargo? Daniela estava a serviço de organizar no estado o “Aliança Para o Brasil”, partido que Bolsonaro e seus filhos criaram, mas não conseguiram viabilizar para a disputa das eleições deste 15 de novembro. Ela já havia deixado o PSL… A “experiência”, ou militância política da governadora resume-se, segundo ela mesma declarou, aos protestos do movimento “Vem Pra Rua”, em 2013. E não se pode esquecer que logo no início do governo a então vice-governadora foi flagrada autorizando gastos, para a casa da vice-governança, no Bairro de Coqueiros, em Floripa, superiores a R$ 120 mil, mensais! Inclusive com empresa de jardinagem estranhamente sediada no Estado do Rio Grande do Sul.

Nem Bom Nem Ruim

O governo de Daniela, apesar de afinado com o PSL/SC, deve pender mais para o “Aliança para o Brasil” – partido que legalmente ainda não existe, mas no qual ela certamente será acionista majoritária…. O que fica bem claro, neste rebú armado pelos nobres deputados, é que na nem santa nem bela Catarina, os bolsonaristas ficaram mais poderosos…mas temos uma eleição importante daqui menos de 15 dias. E não se vê muitos candidatos pró Bolsonaro “bem na foto”, especialmente nos polos regionais! Caso consigam emplacar mais de dois anos de governo com Daniela, Bolsonaristas podem botar no chinelo, por bom tempo, os líderes e os próprios “velhos partidos” que costumeiramente dominam a política do estado. Isso pode parecer bom. Mas também pode ser bem ruim, ou pior, caso Daniela resolva “seguir o líder” o que é quase certo: Neste final de semana, o “mito” mandou brasileiros comprar arroz na Venezuela, o que faz jus ao seu altíssimo grau de ignorância! De novo, neste caso, resta ser a favor da briga. E não estou com peninha dos deputados. Pisaram, feio, no tomate! Chamar de tiro no pé é pouco! Aguardemos, ansiosos, os próximos capítulos desta agora emocionante novela…

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br