Ver uma menina de 13 anos alegrar e emocionar uma nação inteira, voando de skate e dizendo que gosta de skate porque se diverte praticando o esporte, não tem preço! Rayssa Leal é a novíssima brasileira no panteão dos ídolos e heróis. Nossa heroína presenteou os brasileiros com uma medalha de prata, mais valiosa que ouro…. Porque distribuiu alegria, emoção e orgulho, sentimentos em falta no mercado verde-amarelo, há tempos! E há muito mais coisas boas nessa medalha, que alavancou o skate a um merecido e mais alto pódio.
Para um esporte novo, um dos preferidos da juventude atual, o skate ainda é visto com um preconceito inaceitável, como todo preconceito. E como quase tudo neste Brasil…E é valiosa essa medalha também por Rayssa ser uma adolescente, num país onde pouco ou nada se valoriza a rapaziada desta difícil fase da vida! O perigo das drogas e a desilusão que atinge muitos adolescentes sofreram um duro golpe! Isso é muito bom, Rayssa! Você hoje é a maior ídolo deste Brasil! E obrigado por essa segunda-feira inesquecível! E Parabéns a ela e aos skatistas!
Um novo ídolo que surgiu do nada, literalmente da noite para o dia, e que já cativou em poucas horas milhões de fãs com seu jeito de criança e seu sorriso franco era tudo o que os brasileiros estávamos precisando. Não vai resolver problemas, nem foi para isso que ela ganhou sua honrosa medalha… Mas ter novamente esse sentimento de orgulho e alegria de ser brasileiro é como se ganhássemos uma roupa novíssima, vistosa e confortável, para desfilar nossa alegria, novamente, para o mundo ver. Brasileiro alegre e feliz é o melhor brasileiro que pode existir! E a gente não precisa de muito para se sentir feliz. A simpática Rayssa – já se pode ver – tem um coração enorme, além de grande talento e muita força de vontade! Nesta semana o Brasil inteiro é Rayssa!
A existência de ídolos é importante para que possamos expurgar nossas limitações e frustrações, porque eles abrem espaço para uma alegria aparentemente sem motivo, sem nenhum tipo de compensação que não seja a alegria de poder comemorar uma vitória! Uma vitória pela qual apenas torcemos, sem fazer absolutamente nada para conquistar! Mesmo assim é uma vitória de todos nós…. Esse ufanismo é escasso, raro e muitas vezes inexistente nos brasileiros, mas não por falta de ídolos. O que falta é informação, leitura, pois a História desse país tem muitos e valiosíssimos ídolos. E também há que se reconhecer que ídolos mesmo, os mais admirados, são os que seguem em atividade, embora um Airton Senna, para citar só um exemplo, jamais será esquecido…
Quiçá, tomara Deus, quem sabe, a presença de Rayssa em nosso panteão de ídolos e heróis seja um aviso, ou sinal, de que as coisas vão começar a melhorar para os brasileiros. Porque nosso índice de felicidade geral da nação anda no vermelho faz tempo. Já estamos numa fase de exagerar nos pedidos e alusões a Deus, para solucionar tudo… Então, Rayssa quem sabe seja “um sinal dos Deuses”…Ou, mesmo que não seja, de qualquer forma “a bola da vez” é Rayssa! Andávamos carentes de ídolos e agora temos uma! Que ela tenha vida longa e nos traga muitas alegrias, se Deus quiser!
A julgar pela ênfase do noticiário lá por sexta-feira viraremos picolé, a onda de frio que se anuncia foi o maior assunto até domingo. E se a meteorologia estiver certa é mais que um recorde olímpico, pois há décadas não se prevê um frio dessa grandeza. Mas, para manter a tradição aqui do “munhêro” das Quireras, tenho minhas dúvidas de que vá esfriar tanto quanto dizem. Porque há tempos sigo um ensinamento que aprendi e tem sido verdadeiro, muitas vezes: Previsão de clima tem maior índice de acertos quando se refere as, no máximo, 48 horas seguintes! Previsões feitas a mais de dois dias “de distância”, geralmente não conferem. Vamos ver!
É grande a curiosidade e também o número de versões difamatórias e fakes sobre as agressões sofridas pela Deputada Joice Hasselmann, dentro de seu apartamento funcional, em Brasília. Tenho nem 10% de admiração pela conduta e obra da deputada, mas tenho 120% de desaprovação a quem cometeu esse crime e essa covardia. Depois da entrevista em que a própria deputada e seu marido descartaram completamente qualquer suspeita dela ter sido agredida por ele – que dormia no mesmo apartamento, em outro quarto, a curiosidade sobre a autoria aumentou. Joice revelou que para conseguir dormir, há muitos anos toma soníferos. E o marido, médico neurologista, também admitiu que tem sono pesado. Não se pode descartar que ela tenha sido dopada e depois agredida, e a parlamentar já entregou o nome de suspeitos à polícia.
Joice, para quem não sabe, foi baluarte da campanha que terminou com o golpe para tirar Dilma da Presidência. Depois, foi ferrenha defensora do presidente eleito, durante a campanha e até o primeiro ano de mandato, mais ou menos. Depois desentendeu-se com os queridos filhos do despresidente e passou a ser “persona non grata” para Bolsonaro e Cia, de quem foi líder na Câmara dos deputados. Depois de destituída da função sempre que pode faz duras críticas ao despresidente e a seus filhos. A agressão tem muitos suspeitos: A deputada disse também que recebe ameaças anônimas, diariamente. Uma das linhas das investigações, óbvia, no caso, são as milícias do Rio de Janeiro, apoiadoras dos filhos do ”mito”. Mas é óbvio, também, que radicais de esquerda possam estar por trás da covardia…
Agredir mulheres indefesas ou não, parece ter virado a marca do Século XXI, e mesmo com os rigores da Lei Maria da Penha, acredito que já é hora de dar ainda mais ênfase, endurecer mais no combate e na punição dessa barbárie. Porque além da agressão em si, o ato demonstra certeza de impunidade, aqui no Brasil, e serve de incentivo a novas agressões, cada vez mais inaceitáveis. No caso da deputada paulista, sua moradia foi invadida com a finalidade específica de agredi-la, provavelmente depois de dopada. E isso NÃO é pouca coisa…. É uma covardia multiplicada por dois…E um caso que precisa ser desvendado e seus autores punidos, com todo rigor. Para a prática não virar moda!