Ferragem Xanxerê 216950
26/08/2021 às 06:45
Visualizações: 16368

Quirera Gourmet – 26/08/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

Marca do Século

Com duas décadas já rodadas o Século XXI ainda não inspirou, de forma definitiva, profetas e videntes sobre marcas, lutas e sonhos de consumo que haverão de identificar pensamentos e comportamentos predominantes dos terráqueos hoje e nos próximos 80 anos. Sentado em cima de pacotes de Quirera este reles escrevinhador tem arriscado tímidos e mal vistos olhares sobre os tempos de agora e de daqui a pouco. E predomina a sensação que estamos regredindo, andando para trás, voltando às cavernas e, por óbvio, emburrecendo! A tese não é original, mas vem ganhando adesões e simpatizantes…

Status de Ciência

Por outro lado, observo também que a Pandemia, mais o grave acidente de percurso que corajosos chamam de governo brasileiro tem deixado nus, em praça pública, ângulos e perfis de brasileiros e brasileiras nunca dantes identificados. Ou não devidamente observados, atentamente. Os últimos tempos botaram na vitrine brasileiros que não tem vergonha de seus parcos e minúsculos conhecimentos e, mais ainda, mostram que eles até ostentam orgulho, garbo e zero autocrítica por saberem quase nada, de muitas coisas! É a ignorância, aspirando status de Ciência!

Jair I – O Breve

Muitos não sabem – e nem querem saber – desde básicos conhecimentos da História política desse país e de seu povo, até miudezas indispensáveis – como saber que é verdade, sim, que todo poder deve emanar do povo, mas através do voto. Não de motociatas, nem de ameaças de alguém que, eleito presidente, entende ser o Imperador Jair I – o Breve! Resumo: Pelo que enxergo daqui a modéstia mór – réu! E os energúmenos, semianalfabetos ou analfabetos funcionais, juntamente com mentecaptos, marias-vai-com -as-outras e outros desinformados se auto promoveram a cidadãos e cidadãs de primeiríssima classe! E “do bem”, é lógico!

A Nova Classe

Com a ajuda de Tico e Teco, ouso arriscar o palpite de que, cansados de esperar inutilmente por uma necessária e sempre esperada evolução na famosa pirâmide social, muitos brasileiros e brasileiras simplesmente se auto declararam “ de Griffe”, “Gourmets”, “Top”, elite intelectual, gênios da raça, inventores da roda e descobridores da pólvora, entre outros grandes feitos! E mandam às favas, diariamente pelas redes sociais, a Ciência, a História e todo o conhecimento humano acumulado em milhões de anos! De repente surge uma nova classe popular – desde sempre oprimida, relegada e varrida para debaixo do tapete, ostentando – com inabalável orgulho – a sua brilhante ignorância!

Incautos

Vejam bem 1, 2 e 3, que esta coluna – não por acaso – adotou o epiteto “gourmet” já de olho nessa emergente, desenvolta e desinibida nova camada da população, a quem dedicamos – mesmo que isso não pareça, muita atenção, estudos e análises – tudo à luz de nossos também limitados e medianos conhecimentos! Estes novos brasileiros, cumpre me reconhecer, provocaram e provocam surpresas, indignação, incertezas, decepções… e a inesperada descoberta de que o decantado em prosa e versa brasileiro, malandro, sarado e bronzeado, esperto, safo e bom de bola, comedor e muito inteligente é, também, otário, trouxa, tatibitáti, incauto e até gosta de ser levado na conversa!

Brasileiro: O Velho e o Novo!

Eu, pelo menos, e acredito que muitos outros também, cultivaram e gravaram essa imagem que o brasileiro médio, a imagem do brasileiro, era do cara “echperto”, pré-moldado no famoso malandro carioca, que vivia bem, com pouco trabalho e muita “sabedoria de botequim…. E que era capaz de enganar, passar a perna e levar na conversa muito “gringo” europeu, norte-americano, chinês, russo ou japonês que ousasse querer ser mais ligeiro que ele…Esse “padrão de brasileiro”, no Século XXI, entrou na lista dos animais em risco de extinção! E deu lugar ao novo brasileiro, esse que acredita em Terra redonda, odeia vacina e ama Bolsonaro!

No Lixo

Diante do retrocesso – bem visível, inclusive aqui na Campina da Cascavel – não restam muitas opções fora daquela de considerar que estamos retornando à escuridão das cavernas, nessas duas décadas do Século XXI! E esse processo ganhou mais força e mais velocidade a partir da eleição de Bolsonaro. Ele também, e graças a Deus – tornou visível, com grande nitidez, esse fatídico processo em que o voto virou tiro no pé do cidadão! Com a Pandemia – por isso dizem que “há males que vem para o bem” – o atual desgoverno incumbiu-se, ele mesmo, por livre e espontânea vontade, de jogar no lixo qualquer esperança desse país crescer e do seu povo melhorar sua qualidade de vida!

Perdeu, Jair!

E digo isso não por ser oposição ao desgoverno. Mas para repetir o que já escrevi, várias vezes aqui: Não tivesse aderido ao negacionismo e acreditado em terraplanistas e outros energúmenos, o desgoverno Bolsonaro teria feito o que a maioria dos governos DO MUNDO INTEIRO fez: Acreditado nos riscos que a Pandemia, desde sempre ofereceu, e tomado radicalmente todas as providências prescritas pela Organização Mundial da Saúde e pela Ciência. Tivesse feito – só isso – não teríamos quase 600 mil brasileiros mortos pelo Coronavírus. E hoje o tal “mito” estaria eleito no primeiro turno das eleições de 2022, com Lula e tudo! Perdeu, Jair!

O Desastre!

Não fez nada disso. E atrelou seu governo ao governo Trump e ao que existia de mais atrasado – e até risível – no planeta. O resultado é o que vemos: Um presidente em queda livre e irreversível de popularidade, cercado de sanguessugas e de incompetentes! E desesperado. Ele conta com o apoio de parte dos militares, parte do Centrão – que nunca foi, nem será, um apoio confiável – e com fanáticos ignorantes políticos, de mentes tão obtusas quanto a de seu líder. Um líder que acredita em “motociatas” como provas de sua interesseira e manipulada “massa de apoio”. A sua precária falta de visão de Brasil, entre outros, é um dos maiores desastres que esse despresidente ostenta, todos os dias, com suas estapafúrdias ameaças e pronunciamentos. Temos um desastre sentado na cadeira de presidente!

Mentiras

Com isso, é grande a contribuição brazuca para o Século XXI consagrar-se mundialmente como o século do emburrecimento coletivo, e do endeusamento da ignorância! Ignorância que, ostentada e polida por redes de robôs disseminadores de Fake News, quer enfiar goela abaixo dos brasileiros e brasileiras mentiras como a de que não houve ditadura militar, que torturadores eram gente do bem, que os comunistas – sempre eles – estavam ameaçando a família brasileira e que Lula é ladrão! Dizem, mas não conseguem mostrar nem resquícios, nem convicções e nenhuma, zero, prova do que querem nos fazer acreditar! E acham que vão conseguir. E como não conseguem, fazem ameaças e dizem que ameaçar é igual a ter direito de opinião! Pensam que enganam quem?

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br