Hiper Badotti 93017
25/03/2021 às 07:01
Visualizações: 28380

Quirera Gourmet – 25/03/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

Xanxerê e Oeste Não Pertencem ao Brasil !

A “Colonada”

Já vai longe o tempo em que pessoas que viviam ou moravam no interior eram (preconceituosamente) vistas por “gente da cidade grande” como ingênuos, tolos, inocentes ou incautos. Seres que, achava-se, eram facilmente levados na conversa e no dialeto regional eram taxados preconceituosamente de “colonada”. A “galera” de hoje provavelmente nunca sentiu, nem ouviu falar nisso, mas tal comportamento e entendimento foi muito comum, no Brasil inteiro inclusive. E rendeu inúmeras anedotas e piadas do espertinho da cidade que foi se meter a sabichão com o caipira, e acabou levando hilárias invertidas.

“Colonos” X “Se Achões”

Arrumei, enquanto xanxereense, encrencas jornalísticas com “gente da cidade grande”, várias vezes. “Se achões” que chegavam aqui menosprezando a inteligência média da comunidade. Ou se achando os tais, nos chamando de burros mesmo! E chutando o balde e o pau da barraca, por achar que os habitantes da Campina da Cascavel eram, todos, um bando de mentecaptos, semianalfabetos, tolos e otários. Ou todos uns meros “colonos”…É um preconceito intolerável que, pensava eu, fora totalmente erradicado pela globalização. Mas os dias atuais mostram que não é bem assim. Não totalmente, pelo menos.

Bolsonaro e Moisés, no Palco

Dá para rir sozinho, mas a piada é velha. É que ultimamente alguns xanxerianos ilustres, nossas “excelências” – seguidos de outros nem tão famosos –  ressuscitaram, com internet e tudo, aquele nanico preconceito de menosprezar a inteligência da Campina da Cascavel…. Coisa bem feia, além de piada velha! Porque até o perau ali na pedreira sabe que os brasileiros assistem, há mais de ano, um show de incompetência e imperícia na condução do combate a Pandemia. Show estrelado a quatro mãos por Jair Bolsonaro e Carlos Moisés, juntos! Show macabro, que até ontem tinha ceifado a vida de mais de 300 mil brasileiros. E embora muitos tenham parcela de culpa, os maiores responsáveis, sem dúvidas, são os governos do estado e federal!

Mais da Metade

Só para relembrar, na eleição de 2018, o atual governador, o salvo das águas Moisés fez em Xanxerê 2.987 votos no primeiro turno, e 12.653 no segundo. Bolsonaro fez no primeiro 13.808 e no segundo turno 15.782 votos. As votações maiores, de ambos no segundo turno, dizem atentos olheiros da campina, podem ser atribuídas principalmente a eleitores do MDB, pouco simpáticos, digamos, a Merísio e a Haddad. Assim, Bolsonaro fez mais de 60% e Moisés mais de 50%, no segundo turno, dos votos depositados – melhor seria dizer cometidos – pelos eleitores xanxereenses. E é bom não esquecer esses números…E acredito que hoje o número de eleitores ainda fiéis a eles deva estar reduzido a uns 30%, de ambos…

A Grana Sumiu

O Governador Moisés foi varrido, depois reconduzido ao cargo graças a benesses distribuídas às nossas excelências, os deputados estaduais, inclusive com alguns virando secretários de estado. E também com apoio da imprensa catarinense… E ainda poderá ser afastado novamente, por conta do desvio de 22 milhões de reais. A grana “sumiu”, virou a famosa “conceição”: Ninguém sabe ninguém viu… O secretário de saúde à época pediu demissão, e ficou por isso. Não acredito em novo afastamento: O Governador já deve ter “acertado” tudo! Bolsonaro ainda não foi afastado, mas anda bem mal na foto!

Que é Mais?

No combate à Pandemia Moisés e Bolsonaro disputam uma parada dura para saber qual dos dois é mais irresponsável, incompetente e mais inepto para o cargo. Moisés entupiu sua equipe de governo com militares da PM; Bolsonaro empregou uns seis mil militares das Forças Armadas – aquele pessoal do Leite condensado. PM’s e Generais foram treinados para cuidar da SEGURANÇA. Não para governar o Brasil, nem Santa Catarina. E o resultado deles nos governos são bem visíveis. De novo, em ambos os casos…

Nem Um Pio…

E as semelhanças não terminam aí, há outras, iguais e piores. Então, se há uma coisa que não se pode separar, hoje, é a irresponsabilidade e a incompetência demonstrada, tanto pelo Governo Federal como pelo Governo do Estado no combate à Pandemia e na condução dos governos, em geral. Daí vem o meu riso: Em Xanxerê, em Chapecó e na maioria dos municípios do Oeste o que se escuta e se vê – de líderes políticos e da imprensa – são apenas pauladas nos erros de Moisés. Critica-se única e tão somente o governador…. Sobre as irresponsabilidades, atitudes ridículas, besteiras amazônicas e até crimes perpetrados pelo (des) PRESIDENTE do BRASIL…não se OUVE UM PIO!

Paraguaios??

Sublinho: Nem um pio de “nossas excelências”, incluindo as grandes e as nanicas lideranças políticas locais e regionais. Para eles, Bolsonaro vai bem, obrigado!!! E inclua-se nesta avaliação a nossa atreladíssima imprensa regional, com destaque para emissoras de rádio, com raras e honrosas exceções! Daí, sou obrigado a chegar à conclusão que Xanxerê e todo o Oeste declararam independência “do resto do Brasil”! Agora, parece que pertencemos ao Paraguai…. Santa Catarina é “presidida” pelo Moisés e o (des) presidente Bolsonaro nem manda, (des) manda m* nenhuma por aqui. Isso é ou não é chamar o povo de trouxa, otário?? Nossas “excelências”, e nossa gloriosa imprensa regional pensam que vivemos em que país???

De Estimação???

Para mim – e isso não é novidade para quem lê esta Quirera – a maior parcela de incompetência, imperícia, descaso e de culpa mesmo, pelos (completados ontem) 300 mil brasileiros mortos, incluindo muitos oestinos, é do governo federal! Com participação do governo do estado, é claro! A monumental hipocrisia desse ridículo farisaísmo – que só culpa o governo Moisés – pode ser depositada na conta de políticos oportunistas, os que querem levar vantagem, sempre! E que consideram eleitores uns idiotas, úteis apenas para votar, como disse Bolsonaro. Os mesmos ou a maioria dos que votaram em Bolsonaro, votaram em Moisés, com certeza! E ambos andam exagerando nos desmandos e na total incapacidade para governar. Mas de Bolsonaro é proibido “falar mal”. Do governador, se duvidar, tem até cachê para descer a lenha! Seriam, talvez, as tais “gentes que têm corruptos de estimação”??

Meia Verdade

É bem compreensível esse olhar de paisagem que grandes líderes políticos de Xanxerê, do Oeste e da “nem santa, nem bela Catarina” fazem, em se tratando de Bolsonaro. Compreensível, mas não aceitável e muito engraçado mesmo…além de muito pouco inteligente, digamos, porque as redes sociais estão entupidas de críticas, majoritariamente ao governo federal, não a Moisés. Não foi Moisés de chamou de gripezinha, nem quem adiou a compra de vacinas e nem quem disse que vacinados poderiam virar jacarés… E é imensamente maior a capacidade logística e de recursos do governo federal, comparativamente ao estadual, para enfrentar a Pandemia. Poupar Bolsonaro, a estas alturas, é uma bruta falta de honestidade. Ou querer enxergar a realidade com um olho só. Alô, profissionais de imprensa: Criticar só o Moisés é falar só meia verdade!

Do Mesmo Saco

Digo que é fácil compreender a cara de paisagem da imprensa e das nossas “otoridades” porque eles continuam olhando para trás: para tais seres tão “intelijentes”(com jota mesmo!), criticar Bolsonaro significa elogiar o PT, Lula, Dilma, etc – o que hoje não tem mais nada a ver! Ou seja: Nossos excelentíssimos líderes políticos pararam no tempo: Estão ainda no ano de 2018 – TRÊS ANOS ATRÁS – comemorando a vitória de Bolsonaro sobre Haddad. E criticando a vitória de Moisés sobre Merísio….A mesma vitória que arrastou um cargueiro de votos para eleger Bolsonaro – que os fariseus agora ignoram. E os dois, Bolsonaro e Moisés – fala sério –  são a legítima farinha do mesmo saco!

Para a Posteridade!

Enquanto isso as mortes e o medo, o pânico e o desespero, tomam conta de xanxereenses que choram todos os dias a perda de familiares e amigos queridos. E o Brasil inteiro – menos as excelências de Xanxerê e o Oeste – pedem FORA BOLSONARO! Basta acessar as redes sociais para conferir o que muitos xanxereenses – no mínimo 70% deles pensa hoje sobre Bolsonaro. A pífia adesão a uma recente carreata de apoio ao governo federal claramente mostrou isso. Mas “nossas excelências” – os donos da bola e do campinho – continuam menosprezando a inteligência média da maioria. Acham – e nos tratam como “colonos”! Eu, sinceramente, estou com muita vergonha disso tudo! E não vou deixar de contar o que vejo para a posteridade…

Trouxa, Panaca, Pamonha, Idiota, Palerma ou Tanso

Esse pessoal – os fariseus e outros hipócritas – pensam que somos otários. Ou que somos algum dos adjetivados no título acima. E que vivemos na Síria, ou no Afeganistão! Tenho muita vergonha desse Oeste aí. Esse Oeste não é o que eu conheço, admiro e respeito. Esse é um território de fariseus e preconceituosos, que pensam dia-e-noite em engambelar o povão, “a colonada” com suas meias verdades! E é melhor rir do que chorar! Mas em nenhum dos dois casos é possível permanecer calado. Falou-se, muito numa tal “nova política”…, mas o que se vê hoje aqui no Oeste é nada disso. É a velhíssima política bem piorada, carcomida, apodrecida mesmo! E no ano que vem tem eleição. Minha dúvida é se daqui a pouco eles terão a coragem de defender e vangloriar o governo que pouco ou nada fez para evitar a morte de 300 mil brasileiros, por enquanto…. É bem possível!

 

 

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br