Agro Chama 2024 – Topo 230783
25/01/2021 às 07:26
Visualizações: 27918

Quirera Gourmet – 25/01/2021

Por: Romeu Scirea Filho

Nada Bom

Colapsos em sistemas de saúde de capitais, UTI’s lotadas, mais de mil óbitos diários, incertezas sobre quando, e se, vai se conseguir vacinar a maioria da população contra a Covid….Este final de semana apresentou o pior quadro geral da Pandemia, desde seu início. E há quem prefira ressaltar o número de pessoas que se recuperaram, mas vá dizer isso para alguém que perdeu um familiar ou amigo… O resumo é que o ano não começou com boas notícias, infelizmente. Minha esperança é que esse novo pico consiga sensibilizar aquela parcela de brasileiros ainda negativistas. E ainda querendo minimizar a gravidade da situação pela qual estamos passando.

Final de Ano

Conforme previsto e exaustivamente alertado, as aglomerações do final de ano lotaram hospitais, em todo o Brasil. Ainda bem que o carnaval não vai rolar. Porém, mesmo assim a corrida ao litoral ainda tem esta semana e todo o mês de fevereiro, para fechar o alto verão e o período de férias. Esse novo pico de casos – acredito, torço e rezo – deve ter convencido muitos que ainda não temos motivos para comemorar, mesmo com o início da vacinação. Aliás, enquanto durar essa Pandemia, comemorações e a quase automática aglomeração de pessoas precisam ser adiadas. Em nome do bom senso e, principalmente, para preservar vidas.

Não Traiu?

O Vereador Rogério Oliveira, do MDB, partido que apoia o prefeito Oscar Martarello, mas foi responsável pelo voto que deu a vitória à oposição ao prefeito, na mesa Diretora da Câmara de Vereadores, disse, em entrevista coletiva, que não considera seu voto uma traição ao partido. E que continua fiel ao MDB. Aguarda-se para os próximos dias a manifestação da direção emedebista. Em entrevista logo após a eleição da mesa, o Presidente do MDB municipal, Guilherme Bodanese Demarchi, anunciou que a atitude, e o voto, do Vereador Oliveira seria remetida ao conselho de ética emedebista, para deliberação…

Assessoria de Imprensa

Li na semana que passou – e nem acreditei, por enquanto – que o Ex-candidato a prefeito do PT e ex-vereador Adriano de Martini, o Adrianinho, seria nomeado assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores. Adrianinho cumpriu dois mandatos de vereador, antes de se candidatar a prefeito, e certamente tem condições de desempenhar a função de assessor de imprensa. Mas, enquanto Jornalista, e também como eleitor, se for verdadeira a nomeação, considero uma atitude totalmente equivocada. Nos tempos do coronelismo político era de lei lotar assessorias de imprensa com figuras conhecidas da política partidária. Nada a ver com quem defende a “nova política”.

Na Antiga SDR…

Isso me lembra a primeira equipe da ex-Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR), que nomeou o Ex-prefeito de Abelardo Luz e de Ipuaçu, Arno de Andrade, como assessor de imprensa. Andrade tinha um currículo respeitável, de ex-prefeito, e sua nomeação lhe custou muitas críticas. Assessoria de Imprensa é cargo para Jornalista, formado ou não, mas com experiência na área. Nada contra Adrianinho. Apenas a favor da máxima: cada macaco no seu galho! Com a Pandemia, empregos para Jornalistas e vagas de assessoria de imprensa minguaram! Não pleiteio cargo públicos, mas conheço vários bons profissionais que estão à procura – e precisam – de trabalho! Se a nomeação acontecer mesmo, vão sobrar críticas. Prefiro acreditar que isso é fake news…

Cavalo Velho

Não tive, até agora, grandes alegrias com o 2021, mas continuo otimista. Perdi um grande amigo, uma pessoa muito querida, que estava vencendo sua guerra contra o câncer, mas…deu zebra… E um dia antes de seu falecimento sofri uma queda ou, no bom português, levei um tombo “de cinema”, o maior de todos em 66 anos, que me custou uma torção severa no tornozelo, uma semana de molho (por enquanto) e me deu uma certeza: Não usar mais tênis velhos, debaixo de chuva, para ir pescar! Mas tem o lado bom: poderia ter quebrado a perna. Mesmo assim, não perdi meu velho humor; Com o pé que mais parece uma batata doce e caminhando meio de arrasto, lembrei dos tempos das calças curtas: Bons de bola, quando acontecia isso viravam gozação, bullying: “Cavalo velho da pata manca”!

Em Guarda!

Concordo plenamente que os dias que correm andam carentes de notícias boas…A rigor, bom mesmo foram as chuvas que, pelo menos em nossa região, não causaram grandes estragos, deram um alívio aos agricultores, afastaram o calor infernal e irrigaram lavouras e nascentes. E como não sou fanático por praia, nem pelo verão e também não sou empresário do ramo de turismo, espero que fevereiro siga o clima de janeiro – para evitar aglomerações! Essa pandemia precisa passar. Mas para isso nós precisamos ajudar e, principalmente, ter paciência para não meter os pés pelas mãos. Li ontem que, mesmo depois de vários meses curados da Covid19, mais de 70% dos pacientes continuam apresentando sequelas, no caso a perda do olfato…Além de outros problemas variáveis em cada pessoa. Assim, mesmo considerando que a vacina esteja, mesmo, a caminho, nada de baixar a guarda: Máscara e isolamento, sempre que possível, não podem sair de moda…

Carreatas e Pesquisa

Me deu alguns minutos de esperança ver que em várias capitais os brasileiros realizaram carreatas pedindo Fora Bostonaro e vacinas. E também foi um alívio ver que a pesquisa da Datafolha indica queda na popularidade do despresidente – para mim já o pior de todos, e apenas com meio mandato! Segundo a Datafolha, o apoio ao energúmeno que ocupa a presidência caiu uns quatro pontos percentuais e a rejeição aumentou na mesma proporção. Acredito que a vergonheira que acontece em Manaus, devido à falta de oxigênio, aliada à incompetência do general-ministro-da-saúde e às suas trapalhadas podem ter acordado muitos brasileiros para a dura realidade.

Não Vai Querer!

Esse desgoverno até agora não fez absolutamente nada para melhorar a vida dos brasileiros, especialmente a vida dos que mais precisam de ajuda. Não há planos, nem projetos, nem esperança, nem luz no fim do túnel. Em dois anos de mandato vi o Brasil sendo vendido a preço de banana, nossos recursos naturais serem atacados, um desmonte da estrutura social que garantia apoio a quem mais precisa. É um despresidente preocupado apenas em evitar que seus filhos sejam condenados e presos. E pelo jeito ele já sentiu: Disse que “se Deus quiser” vai conseguir concluir seu mandato. E eu acredito que Deus não vai querer isso….Mas a situação vai melhorar! Rezar, também ajuda!

Boa semana a todos!

 

 

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br