Os últimos dias foram os piores de 2021 – e não sei se ele já teve melhores dias. Há um ano, aproximadamente, começavam a pipocar notícias de um tal novo Coronavírus… Hoje ele é notícia diária obrigatória, em todo o mundo. Já matou milhões e não temos previsão de quantas mortes ainda vai causar. Mesmo com UTIs lotadas e sistemas de saúde públicos e privados em colapso – o que foi exaustivamente previsto e prevenido, mas muitos não acreditaram – ainda temos pessoas, muitas, teimando com a Ciência. E contribuindo para que as coisas fiquem ainda piores. Mais do mesmo: muitos dos teimosos rezam e postam fotos orando, nas redes sociais… geralmente sem máscaras, nem no nariz nem no pescoço!! Orar ajuda, é necessário, mas atualmente usar máscaras e seguir protocolos, dizem, é recomendação inclusive de Deus! Talvez assim alguns acordem…E não tenho certeza que Deus aceite orações feitas na rua, sem uso de máscara. Deus é uma criatura muito inteligente…
Em Xanxerê e em todo o bravo Oeste catarinense mesmo com muita gente entrando em pânico – o que também ajuda pouco, ou piora – a Polícia Militar tem flagrado festas e aglomerações clandestinas em muitos municípios. E não é difícil enxergar pessoas nas ruas sem máscara. Não se trata de ignorância pura e simples, nem de desconhecimento. É teimosia, negativismo (a nova forma, mais aguda e mais moderna de ignorância) e muita gente com absoluta certeza de que sabe tudo, sobre todo e qualquer assunto. Principalmente para apontar o dedo e condenar – os outros, é claro!
Amigo me contou que ouviu de um energúmeno grau nove-vírgula-sete dizer, segunda-feira, o disparate que os hospitais é que são os culpados!!! Porque tiveram um ano para se prepararem para o grande aumento de casos que estamos assistindo agora, e não se equiparam como deveriam…. Como se isso fosse tão fácil quanto comprar um sapato. E o jênio, com jota, que disse tal abobrinha teimou e não deu bola quando ouviu que se todos tivessem acreditado na Ciência e seguissem os protocolos, não haveria o colapso de hoje. Mas preferiu-se acreditar e seguir um (des) presidente ignorante e seus seguidores burraldos, xiitas e cegos. Era normal, tempos atrás chamar petistas de xiitas…. Hoje sabemos que xiitas não tem ideologia, nem partidos…
E apontar culpados não ajuda em nada. Mas eu acredito na Ciência e não vou me calar! O que ajuda é reconhecer que não há rigorosamente nada melhor a fazer do que seguir o que já está sendo recomendado a quase um ano, todos os dias e milhares de vezes por dia. E esperar – com toda a paciência que se puder reunir, ainda – que os agentes públicos legalmente responsáveis por zelar e promover a saúde pública disponibilizem, para todos, as vacinas. O vergonhoso desgoverno tantas lambanças fez que acabou por ficar em último lugar na fila, e não consegue sequer organizar uma campanha de vacinação. Isso não é apontar culpados, é constatar uma incompetência amazônica! E criminosa…Quem (sobre) viver, verá!
É óbvio que os ignorantes e os negacionistas “ajudaram” o desgoverno a promover o caos que vivemos hoje. E é indiscutível que, se desde o início as recomendações do desgoverno e do despresidente fossem para todos aderir aos protocolos, não teríamos hoje tantas festinhas e aglomerações clandestinas, nem tanta gente ainda recusando usar máscara. Nem tantas mortes…“O presidente não usa, porque eu tenho que usar”? Esse inacreditável argumento é facilmente ouvido por aí. Tenho um conhecido, ex-amigo, que até anunciou – para meu desespero: “Só tomo a vacina se o presidente tomar”!!!!O mau exemplo faz absurdos! Aumenta a ignorância…Em Xanxerê, ontem, mais uma impressionante notícia: Pessoa com teste positivo não ficou em casa. Foi ao supermercado e avisou: “Estou com a Covid, passe álcool no dinheiro”. Impressionante!
São dignos de aplausos os esforços de prefeitos da região em tentar conter o avanço da Pandemia. Mas não dá para dizer o mesmo quanto à decisão de retomar as aulas presenciais, num momento considerado por 95% dos especialistas como o pior, até agora. Tomara que todos os especialistas estejam errados. Mas tudo indica que essa decisão vai provocar outra onda de alta nos casos, daqui dez ou quinze dias. Esse é o prazo estimado para o vírus se alojar e começar a produzir os efeitos da doença, em organismos não vacinados que tenham se contaminado. Ou seja: além do péssimo quadro, a situação ainda pode piorar. Ontem, só em Blumenau, cerca de 100 professores que voltaram às aulas testaram positivo para a Covid19…
Também sou cético em acreditar que a experiência que estamos vivendo nesses últimos dias de pavor e de falta de opções para tratar os doentes possa trazer mudanças positivas no comportamento de teimosos e negacionistas. O brasileiro comum, muitos deles, tem um orgulho tão gigantesco quanto burro de suas certezas (principalmente das falsas), que hoje é raríssimo ouvir a frase “desculpe, eu estava errado”. Todos estão prenhíssimos de razão e raros estão dispostos a concordar, querem é criticar e mostrar o quanto são superinteligentes e bem informados – mesmo quando negam realidades concretas, palpáveis, nítidas e bem visíveis, que passam bem em frente aos seus empinados narizes!
Assim, vamos continuar tendo que aturar energúmenos que culpam os hospitais… E esperamos que não comecem a culpar os profissionais de saúde, heróis, ainda não reconhecidos como lhes é devido. E que são merecedores de todos os elogios. O mesmo já não consigo dizer sobre o papel desempenhado, na maioria dos casos, pela imprensa local, regional, estadual e nacional. Já passou da hora de a imprensa em todos os seus níveis prestar o favor – se não for pedir muito – de bombardear a população com uma verdadeira guerra de informações corretas, advertências graves, campanhas intensivas, noticiários inteiros no combate à Pandemia. E mostrando as muitas tragédias, para convencer. E também frisar, destacar, as penalidades, multas e punições aos que não seguem o que é recomendado.
O Brasil é o segundo no mundo em número de óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos. Não por acaso outro país onde o governo optou por desinformar a população sobre a Pandemia. Também somos um dos pouquíssimos países onde não há, ainda, previsão sobre imunização em massa. Há praticamente quatro semanas com vacinas, mas sem conseguir vacinar, sequer, todos os profissionais de saúde. E maior rede de tevê hoje dá ênfase em sua programação a um “Reality show” que oferece nada ou quase nada de útil, ou aproveitável. Deveria fazer um “Reality show” nos corredores de hospitais e nos lotados locais de atendimento aos casos de Covid 19. Não culpo a Rede Bobo. Porém, é indiscutível: Ela poderia ser uma poderosa arma para combater a maior Pandemia que o Planeta Terra já enfrentou. Mas, por enquanto, vamos de Big Brother Brasil….Ridículos. A gente “somos” ridículos! Cazuza que me desculpe… Inúteis não faz mais sucesso!