Ferragem Xanxerê 216950
23/11/2020 às 08:30
Visualizações: 30921

Quirera Gourmet – 23/11/2020

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

 De Olho Neles!

Nem Começou e Já…!

Recém-eleito – e ainda nem empossado –  futuro vereador já teria mostrado a que veio. Pisou no tomate, embora não tenha cometido, ainda, qualquer crime…  Digamos que ele “teria sugerido” a manutenção de alguns cargos de assessoria que existem na atual Câmara de vereadores de Xanxerê…Porque ele gastou muita grana na campanha e precisa recuperar “as despesas”. Prefiro não acreditar que o futuro “nobre colega” já esteja, talvez…quem sabe… programando uma rachadinha. Mesmo que os filhos do (des) presidente pratiquem tal jeitinho…Mas isso não deve ser verdadeiro, não quero acreditar, deve ser delírio, ou Fake News, ou calúnia de comunistas… me recuso a crer que antes de tomar posse já se esteja arquitetando atacar a barrosa! Deve ser para “preservar empregos”, só pode ser isso… Vou dar linha, esperar para ver, até porque os cargos foram extintos, ou serão, falta apenas a sanção do prefeito! Mas é bom que nossos futuros representantes dos xanxereenses no Legislativo não “marquem bobeira”: O combate à corrupção não saiu de moda. Ao contrário, promete ser bem mais rigoroso!

Extintos

Explico: Em duas sessões na última quarta-feira (18) atuais vereadores extinguiram cargos de assessorias criadas na Câmara há alguns anos, parece que lá na Legislatura encerrada em 2012. Não foram os atuais que criaram os cargos, mas eles vigoraram até agora. As assessorias foram criadas quando se cogitou aumentar das atuais nove para 13 as cadeiras do Legislativo, o que acabou não acontecendo. Mas os cargos permaneceram. E agora foram extintos por projeto dos atuais vereadores, que depende apenas da sanção do prefeito para virar lei. A extinção das assessorias – me contaram – legalmente não poderia ser feita pelos vereadores atuais para vigorar no mandato deles, apenas para a próxima Legislatura. E deve valer a partir da próxima, caso o prefeito sancione o projeto, o que é dado como praticamente certo.

Mais que os Vereadores

Quirera Gourmet ouviu informações sobre as muito comentadas – nos bastidores – assessorias. Na opinião da maioria, alguns assessores são necessários, existem em outros municípios, e efetivamente trabalham, dão expediente. Mas nem todos. Há quem jure ser fácil verificar que alguns sequer aparecem nas dependências da Câmara. Há, também, casos de assessores – e isso ouvi pessoalmente, dito na tribuna, em uma sessão lá por agosto – que existem salários de assessores são maiores que os salários dos próprios vereadores. Não sei se isso é ilegal, mas que parece muito estranho, parece! Vamos esperar a eleição da mesa diretora da próxima Legislatura, para conferir. E cobrar! Transparência, já! Em tempo: Conheço vereadores honestos e comprometidos com a comunidade. Não se pode generalizar e colocar todos no mesmo nível (geralmente o mais baixo) e o mesmo se aplica aos funcionários com cargos extintos ou os assessores de gabinete e os concursados.

Rachadinha é Roubo!

Muita gente não presta atenção, ou fez questão de ignorar os processos que correm na cidade do Rio de Janeiro, envolvendo o Vereador Carlos Bolsonaro, um dos honestíssimos filhos do (des) presidente. “Carlucho” ficava com boa parte do salário dos assessores de seu gabinete, prática que ganhou o nome de “rachadinha”. Cumpre esclarecer que salários de assessores de vereadores – em todo o Brasil – são dinheiro público. As rachadinhas espalharam-se …São mais um modelito do famoso “jeitinho brasileiro”: Nomeiam-se assessores com generosos salários e parte dos salários “volta para o bolso do chefe”, o vereador! Desvio de dinheiro público, ou, no popular, grossa corrupção! No Rio de Janeiro, uma ex-assessora de Carlucho deu com a língua nos dentes e testemunhou. Confirmou a rachadinha e detonou o vereador. O caso está sendo investigado, já com acusações de que o papai do pequeno Carlucho, o zero um, tenta melar o processo. E note-se que tem gente acreditando que a corrupção acabou!

Cenas Escabrosas

Seguranças do Supermercado Carrefour de Porto Alegre mataram com socos e asfixia, tudo devidamente filmado, o cidadão João Alberto Silveira Freitas, negro, de 40 anos, o “Beto”, supostamente por ele ter discutido com uma funcionária do Carrefour, outros dizem que ele deu um soco…. O bárbaro crime incendiou movimentos contra o racismo. E revoltou milhões de pessoas, no Brasil e no mundo. Covardia, preconceito, barbárie, desumanidade, … faltam palavras para definir os que dois seguranças fizeram, enquanto a gerente da loja filmava tudo, e também era filmada. Nada, absolutamente nada, autoriza qualquer pessoa de tirar a vida de outra, seja a tiro, facada ou a socos.

Se Fosse Branco…

E duvido muito que, se a vítima fosse um homem branco, a agressão não tivesse sido interrompida, antes que os boçais seguranças matassem João. Quem assistiu e filmou tudo, sem reagir, mostra bem como pensam e  agem boa parte dos brasileiros de hoje ! E culpar a “empresa responsável pela segurança” do Carrefour pelo crime é outro grande absurdo – que está acontecendo! O Carrefour, por falar nisso, tem uma extensa folha de “acontecimentos” envolvendo injúrias e crimes raciais. Não foi a primeira vez, nem a segunda, nem a terceira. Não defendo e condeno depredações. Mas a lei deve ser severa. Ou teremos muitos outros Joões Albertos sendo brutalmente assassinados!

Ensinar Igualdade, a saída!

O Brasil precisa reescrever sua história e mostrar a realidade da escravidão – que durou mais que em qualquer outro país do mundo… E gerou milhões de racistas entre nós! Enquanto não ensinarmos nossas crianças a respeitar negros, mulheres, homossexuais e qualquer pessoa, seja ela honesta ou não, teremos que assistir cenas de barbárie. Ninguém pode “fazer justiça com as próprias mãos”. Isso é crime bárbaro! E quem fizer deve amargar pesada cadeia! Do jeito que as coisas evoluem esse país acabará sendo conhecido como o país do racismo e do preconceito. E esse ódio aos negros e homossexuais é muito maior nos três estados do Sul!

Preconceito e Racismo

Os europeus que colonizaram o Sul do Brasil – a maioria deles, trouxeram e intensificaram o preconceito contra negros – especialmente, mas não só contra negros, também contra indígenas – que jamais foi combatido com a seriedade que deveria, nem extinto. Sou bisneto de colonos europeus que vieram da Itália. Sei muito bem do que estou falando…E nos dias atuais tal sentimento desprezível encontrou um terreno fértil, com a apologia à violência, para crescer e se multiplicar. Uma vergonha, infelizmente! É preciso, com urgência começar a ensinar às crianças e adolescentes dogmas cristãos e princípios democráticos. Todos somos iguais, e vivemos no mesmo planeta. Cabe a Justiça fazer cumprir a lei, e somente a ela! Ninguém pode se arvorar, nem “se nomear” a ser juiz, ou ser o algoz, de quem quer que seja! Quem agir assim, cadeia nele!

 

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br