Procurar um lado positivo quando surgem notícias ruins é um vício que prezo muito, desde calças curtas. Nesta pandemia acredito que tenha “caído a ficha” – pelo menos de alguns- dos que acreditam em milagres, desses que algumas igrejas dizem fazer, no varejo e no atacado! Até a eleição do atual despresidente também fui ferrenho defensor e divulgador de um povo brasileiro inteligente que – fui forçado a reconhecer – não é tão inteligente assim. Mas não desisto e insisto: Não compre vassouras ungidas! Não acredite em TUDO o que aparece nas redes sociais, imprensa e na televisão. Curas milagrosas? Se existissem mesmo, a essas alturas teríamos milhares de pastores podres de famosos (porque ricos muitos já são)! Quantas curas milagrosas da Covid 19 você – incauto, mas inteligente brasileiro – viu até agora???
Outra esperança da série “há males que vêm para o bem” é que muitos parem de se queixar TANTO e SEMPRE DE TUDO. Porque (posso ser pessimista, às vezes?) Nada é tão ruim que não possa ficar pior. E olha que este escrevinhador é um dos que se ficar dois dias sem reclamar, dá problema! Mas reclamar por ter que usar máscara na cara, para usar o exemplo mais recente, sinceramente acho uma baita fres-cu-ra! Então, andar sem máscara com certeza não te deixa mais inteligente, embora alguns possam te achar mais bonito…Você decide: Melhor ser bonitinho (a) e contrair a Covid, ou ser inteligente ajudar a prevenir uma pandemia que vai matar milhões de pessoas, de todas as idades? Tem gente – que nem sei se merecem esse título – acreditando que a Covid19 é invenção do comunismo, que foi feita para derrubar o despresidente. Coisa mais inútil, se fosse verdadeira a versão: Esse despresidente está ele mesmo e seus filhos botando esse governo no buraco. Minha esperança é que não consiga botar o Brasil inteiro, no mesmo buraco! Benzódeus!
Deu na TV: Família com oito membros e várias máquinas de costura se fecha em casa durante um mês e produz 15 mil máscaras. Venderam a R$2,00 cada uma e a conta é fácil: faturaram R$ 30 mil. Nada mal para mostrar aos que vivem pregando que muitos vão morrer de fome por conta da Covid 19. A fome matou e vai continuar matando muita gente, e é a única pandemia eterna nesse planeta de humanos desumanos! Sei que não dá para todo mundo sair fabricando máscaras para vender, mas este é mais um belo exemplo de como colher limões e fazer limonada! A criatividade e a inventividade do brasileiro é reconhecida mundialmente. E é uma arma que capitalismo algum consegue tirar do brasileiro! E esse é o verdadeiro “jeitinho brasileiro”. Sempre tem o que fazer!
Outra lição boa tirada desses dias de isolamento e quarentena – e aí que me desculpem alguns comerciantes – é a de que vivemos comprando coisas absolutamente desnecessárias, supérfluos, tralhas inservíveis ou que prestam apenas durante algumas horas. O consumismo – que ficou pelado no meio da rua nestes dias de ficar em casa – é um costume que nos foi enfiado goela a baixo pelo sempre louvado capitalismo, esse mesmo que nos dá tanto conforto e bem-estar. Mas que também nos vende muitas coisas desnecessárias e, pior, a gente compra! Acho que o sol nasceu para todos e não sou contra comerciantes que vendem, digamos, amenidades. Tenho amigos que são donos de lojas de supérfluos, e lhes desejo, sempre, muito sucesso. E como uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, continuo dizendo: Compre apenas o absolutamente necessário. Até porque não sabemos como estará essa surpreendente civilização humana e desumana daqui alguns meses….
Ontem dei a segunda saidinha de casa, desde sábado, e tive boa impressão: Aumentou muito nas ruas de Xanxerê o número de pessoas com máscaras na cara, acho que já somos mais de 50%. Ainda é pouco, mas está melhorando! Com o comércio aberto – atitude que achei precipitada, pois as previsões de pico da pandemia, desde que ela surgiu, são para até final de maio – não quer dizer que estejamos livres de nos prevenir. Ao contrário, agora é que prevenir tornou-se ainda mais necessário. Ao sair para a rua, para o trabalho ou para qualquer destino, não é possível saber se o vírus já não esteve naquela mesma trilha que fazemos. Vai daí que usar máscaras e seguir rigorosamente todas as dicas da prevenção é mais que uma atitude inteligente. É uma atitude de cidadão antenado nas coisas e, principalmente, um cidadão responsável. Para alguns mais céticos defendo a adoção de um slogan mais curto e direto: Seja homem e crie vergonha: não ande por aí sem máscara!
Descobrir mentiras e denunciá-las nestas horas é outro excelente exercício de cidadania. A última vi ontem, e veio dos três patetas que são filhos do despresidente: As máscaras que foram importadas da China teriam o vírus grudado nelas!!! Não vou escrever um palavrão daqueles, mas é de dar muita raiva. Acredito que os energúmenos que divulgam esse tipo de mentira só querem uma coisa: Como eles já sabem que são muito burros e também muito teimosos – pois não mudam de opinião, mesmo com as evidências do mundo todo de que estão errados – eles estão buscando aumentar o rebanho de burros tipo eles. Rebanho que têm os seguintes sinônimos: récova, burrama, burricada, burrada, tropa, récua, manada e comboio. NÃO FAÇA PARTE DESSES COLETIVOS, a tropa já está bem numerosa! E tomara que essa pandemia dê não um pouco, mas muito mais luz aos muitos que estão inseguros, nervosos e apavorados, que não sabem mais em quem acreditar e que são alvo fácil de pessoas mal-intencionadas. Esperte-se, não engrosse a fila da ignorância e do mau-caratismo! E sempre que puder, fique “na casinha”!