Vai ser difícil! E é só o começo…
A comunidade xanxerense está de parabéns pela adesão em massa ao pedido das autoridades para ficar em casa! Lidar pela primeira vez com uma pandemia que assusta o mundo inteiro certamente exige maturidade, paciência e uma grande dose de responsabilidade – para tudo não ficar pior do que se desenha. Mas ainda é cedo para qualquer tipo de comemoração. E principalmente para afrouxar ou relaxar nos cuidados já adotados. A pior fase, o momento mais crítico, AINDA NÃO CHEGOU. Podemos dizer que estes primeiros dias de quarentena foram apenas um ensaio para dias mais difíceis que, ao que tudo indica, ainda virão. Infelizmente! Procurar encontrar aspectos positivos e atividades úteis ou atrativas para ocupar esse tempo trancafiado em casa é outra sugestão a ser apreciada com carinho. Sempre nos queixamos da “falta de tempo” para fazer muitas coisas que ficam para depois na casa de todos nós. Posentão: A hora é agora. Faça!
Melhor ajuda dele seria ficar quieto
Na sexta-feira (20/03) a semana terminou com mais absurdos do despresidente. Criticou os governadores que fecharam aeroportos e adotaram medidas (preventivas ao Covid19) que, segundo ele, não cabia a governadores adotar. Ninguém respondeu a ele, mas alguém deveria ter dito: Se os governadores tiverem que esperar pelo senhor, não acontece nada! E se virasse moda a onda de acusações abertas pelo (ameba) Eduardo Bolsonaro, poder-se-ia dizer que o vírus chegou ao Brasil trazido pelo despresidente das Terras do Tio Sam, de onde “seu” avião retornou abarrotado de Covid19. Até sexta-feira eram 17 testes positivos! Ontem(22) passavam de 20…Ainda antes de sair de lá com o carregamento de vírus para o Brasil, o despresidente perdeu outra preciosa oportunidade de calar a boca: Disse que a Pandemia anunciada pela OMS era “Fantasia”…
Pedidos e orações para curar a “Incelência”
Outra notícia tragicômica da semana passada foi o espetáculo circense protagonizado pelo titular da cadeira presidencial ao ir abraçar populares na rua, em Brasília, no domingo,15. O estrupício mandou às favas as recomendações médicas e do próprio Ministro da saúde. O Despresidente – nem que ficasse em casa – deixaria de ser um risco para esse país. Lamentável. Resta “orar” que nessa semana ele se cure. Não de Coronavírus. Se cure da incúria, do despreparo, incompetência e da bizarrice com que desgoverna esse país! E o desgoverno com mais de um ano de mandato ainda não pensou (sequer) em uma atitude inteligente e indispensável a quem busque agradar e fazer o certo: A TAL DA AUTOCRÍTICA: Em qualquer cabeça mais ou menos bem orientada já ficou bem claro – por exemplo – que passou da hora de alguém pedir (ou mandar) os três filhos do despresidente ficar de boca fechada! Não se meter! Os caras só atrapalham o que já está todo atrapalhado, Ajudam em nada. Calados devem ser uns poetas – como diria Romário!
Sobre chances perdidas de ficar de boca fechada
Não era nem hora de discutir se a China tem ou não tem culpa pela “criação” do Covid19, ou se escondeu ou não a epidemia, pois todas as atenções se voltam para a prevenção. As declarações do deputado Eduardo Bolsonaro na quinta-feira(19) eram totalmente desnecessárias. Esse cara, que não acerta uma e parece mais ameba do que deputado, ganhou o quê acusando a China de ter criado e escondido o vírus? Ajudou quem e o quê? NADA. Só criou mais um problema, como se o governo de seu pai já não vivesse mergulhado neles. Eduardo além de não ajudar, atrapalha pracarái ! Mesmo com um filho desses, tem apoiador do despresidente feroz com quem o critica. Mas olha, com uns filhos desses aí…E pra provar que é mesmo um protozoário, um ameba, Eduardo na postagem que cometeu errou feio em outra: Disse que a chamada Gripe Espanhola(1918), pandemia que matou milhões, nasceu na ditadura da Espanha. Perdeu, ameba. Surgiu bem lá no país que você adora, os Estados Unidos da América! As críticas à China, ao que tudo indica, provocaram uma grave dissidência: O agronegócio ameaça abandonar o barco do desgoverno…. Aí vai ficar insustentável!
Boas intenções e o inferno cheio
Ninguém duvida que o Prefeito em exercício de Xanxerê, Ivan Marques (e demais autoridades do município) estão prenhes de razão ao adotar medidas preventivas para evitar a chegada e a disseminação do famigerado Coronavírus. Mas sempre é bom atentar para o que está escrito “nas tábuas da lei”. Ao que tudo indica o prefeito Ivan exagerou ao decretar “toque de recolher” no município – medida também muito difícil de fiscalizar… O Ministério Público não disse (certamente por respeito à harmonia dos poderes e à liturgia do cargo de prefeito) que era ilegal. Mas este reles escriba acredita que tal decreto esteja, neste caso, acima das atribuições que competem a um prefeito. Daí, amigo Ivan, talvez seja o caso de lhe sugerir, “menos, menos…”. De boas intenções (cuidado!) o inferno está cheio!