Hiper Badotti 93017
22/10/2020 às 07:24
Visualizações: 35442

Quirera Gourmet – 22/10/2020

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho
Imobiliária Fabiano Santos 137876

Profissão de Fé

Com oito meses de vida, “Quirera Gourmet” comunica aos navegantes que vamos muito bem, obrigado! São aproximadas cinco mil visualizações diárias, com tendência de alta que nos acompanha, e acontece, desde o final e fevereiro. Para reiterar a profissão de fé que muitos já conhecem, este tenaz quirereiro garante que não irá deixar de dar opinião, palpites, pitacos e muito menos de buscar, sempre, contribuir para o saudável e insubstituível debate de ideias que possam somar e contribuir para – acreditem – melhorar a nossa vida! Não temos ilusões, nem sonhamos em mudar o mundo, e nem em mudar a opinião de quem quer que seja. Apenas vamos continuar a dizer o que pensamos, o que julgamos correto e o que precisa ser dito! E igual a sempre, reafirmo: Não canto para agradar! E se você não concordar, fique à vontade para mandar bala! Ou mudar de canal… O espaço é democrático, e aberto às opiniões, mas aviso: Também não me sinto obrigado a concordar…

Pau na Banda Podre

Gosto de escrever, de observar, de comentar, de criticar e elogiar as atitudes de nossos representantes políticos. Faço isso por dever de cidadão. E para lembrar que políticos são servidores públicos, pagos pela comunidade, por você, por mim e pelos brasileiros. Penso que precisamos ser estimulados a exercer nossos direitos e deveres de cidadãos e cidadãs, e não apenas ficar criticando os políticos, da boca para fora! Se nossos políticos e o Brasil inteiro temos uma escandalosa e inaceitável “banda podre”, é fundamental, para começar, mostrar que estamos, ou podemos ficar, atentos, ativos e operantes. Aos eternos céticos e torcedores do time “não adianta futebol clube”, já aviso que não penso em baixar a bola, nem a guarda. Mesmo que isso – como muitos acreditam – não “vá resolver nada”. Eu vou seguir tentando fazer a minha parte! Porque isso é o mínimo a fazer neste momento, onde ficar calado significa aceitar o que está na área…

Liberdade de Expressão

Também estou a léguas de me considerar um Dom Quixote, apenas não abro mão de dizer o que penso. O que isso pode significar na cabeça de quem lê é uma opção de livre escolha aos senhores e senhoras leitores (as). E repito: Não estou buscando “fazer a cabeça”, nem convencer alguém, de qualquer coisa. Sempre fui ferrenho adepto da ideia de que seria uma tragédia para o vermelho, se todos gostassem do verde. A pluralidade de pensamentos, ideologias e posicionamentos políticos ou filosóficos é, mais que nunca, fundamental e insubstituível à Democracia e bom convívio em qualquer sociedade. “Posso não concordar com uma palavra do que dizes, mas defenderei sempre o seu direito de dizê-las”. Não lembro quem é o autor dessa sábia sentença, mas com certeza ela diz uma verdade indiscutível. A liberdade de expressão, mesmo que muitos nem notem isso, é uma das armas mais eficientes – e justas – do ser humano!

Ler, Ler e Ler!

Quero agradecer aos assíduos e/ou eventuais leitores que têm a paciência e a disponibilidade de tempo para acessar esta “Quirera”: Muito obrigado! Mesmo sem conhecê-los (as), saibam que aprecio muito pessoas que praticam o hoje meio desacreditado esporte, ou o santíssimo Sacramento, da leitura. Num tempo em que é fácil deduzir que sabemos tudo, que estamos sempre certos, e que o “resto” sempre está errado, dispor de uns minutos para a leitura –  aqui e alhures – já é suficiente, para mim, saudá-los com uma velha, mas sincera, salva de palmas. Independente de vocês concordarem ou não do que penso e escrevo aqui! Ainda de calças curtas tive a revelação de que o saber não ocupa espaço. E essa lei continua em pleno vigor. Por isso não me canso de estimular e sugerir, sempre e cada vez mais, que jamais deixemos de lado o imprescindível hábito da leitura!

Nenhuma Criança Fora da Escola!

Sou, ou me considero, um feroz crítico da ignorância. Mas preciso esclarecer: Da ignorância dos “letrados”, dos que puderam, tiveram a chance e a oportunidade de estudar e acumular conhecimento, informações e conceitos úteis para a vida. Não critico o analfabeto, aquele que lutou a vida toda para poder sobreviver e que nem teve tempo nem condições de frequentar os bancos e os livros escolares. A estes, prefiro ajudar e ajudo como posso ou da melhor maneira possível. Este país, infelizmente, em 500 e poucos anos de existência, ainda não criou vergonha suficiente para adotar uma lei essencial a qualquer país digno e honesto: Nenhuma criança deve ficar sem escola! Agora, quanto aos que estudaram, fizeram faculdades e usam seu conhecimento apenas e tão somente para ter um grande saldo bancário, ignorando suas obrigações e deveres de cidadania, a minha profunda decepção e o meu mais enfático protesto! O exercício pleno da cidadania e a luta pelo bem-estar de toda a comunidade onde se vive não são apenas deveres honestos e dignos. São deveres de qualquer cristão, seja ele da religião que for.

Os Mestres e Doutores Nativos em… Ignorância!

Ao ver brasileiros “estudados” e até “doutos” aplaudindo ministros e governo presidido por alguém que dá mostras diárias de não ter aprendido nada na escola, nem no Exército, embora pose de inteligente, é impossível deixar de criticar descalabros óbvios e escancarados. Pior ainda: Descalabros ditos e praticados por alguém que deveria ouvir e conversar com quem entende mais que ele, em qualquer assunto, antes de tomar uma decisão. Ontem, o atual despresidente deste país – que nomeou para o Ministério da Saúde um general que admitiu nem saber o que era o SUS – desautorizou, via rede social, como sua grossura sempre o induz a fazer – o mesmo general, por este ter afirmado que compraria vacinas chinesas, é lógico, depois que se comprovar sua eficiência, sem riscos à saúde da população. Para agradar Trump e os Estados Unidos – de quem o Brasil virou quintal, nesse governo – a tragédia que desgoverna esse país vomitou do alto de sua ignorância que o Brasil não seria cobaia de ninguém. Porém, o mesmo elemento comprou e mandou o Brasil tomar Cloroquina, sem nenhuma comprovação médica. Nem científica de sua eficácia… É que a cloroquina foi comprada dos Estados Unidos…E daí, pode! Então, acredito que hoje muitos brasileiros, infelizmente, merecem o título de Mestres e Doutores em ignorância – títulos que já viralizaram nas redes sociais. A “coisa” está tomando dimensões totalmente inacreditáveis. E inaceitáveis!

Obscurantismo e Ignorância: As Raízes de Todos os Males

E se estamos hoje vivendo situações políticas totalmente inaceitáveis, a maior culpa disso é da proposital e odiosa política das elites (e dos que se enganam, considerando-se e ostentando um elitismo que não lhes pertence) desse país, para manter grande parcela da população na escuridão, no obscurantismo e na ignorância! É prática histórica, no Brasil, inviabilizar, impossibilitar, impedir que todas – literalmente TODAS – as crianças frequentem uma escola. Muitos querem que continuem a existir trabalhadores analfabetos, mão-de-obra escrava, ou muito barata! E mais: Precisamos de uma escola com professores bem formados e bem pagos…Professores que não precisem fazer greve quase todos os anos para reivindicar um salário digno! Sem uma educação básica de qualidade, nem em mais 500 anos conseguiremos ter um Brasil que nos orgulhe! O analfabetismo, o obscurantismo e a ignorância programada pelos “donos do Brasil” é a raiz dos males deste país!

 

 

Imobiliária Fabiano Santos 137876

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br