Não defendo candidatos nem candidatas para votar, em cargo algum. Tenho 66 anos, votei nem sei quantas vezes, mas sei que a maioria dos votos que dei não elegeram minha opção. Isso para mim, veja bem I, não quer dizer que votei errado. Talvez por isso mesmo eu não me queixe tanto da vida e das coisas como muitos se queixam, por todos os lados. Mas observo que em mais de 90% dos meus votos e também de candidatos eleitos são homens. Também está na cara que nem o mundo, nem o Brasil e muito menos Santa Catarina ou Xanxerê estejam em curva ascendente ou melhorando. E todos são governados por homens. Desde hoje, ontem, anteontem, tresontontem e sempre! Esses dias vi minha colega Joimara convocando o mulherio xanxerense para a luta, também na política. Acho, igual a Joi, que isso já passou da hora de acontecer! Diante desse desafiador mercado que se abre para as mulheres – com meu total apoio – sou a favor! Esse desabafo é também uma resposta aos que pensam que esse produtor de Quireras é muito “do contra”. Pois agora decidi ser a favor! Das mulheres! Também na Política! A “Omarada” já deu o que tinha que dar (êpa)!
Poucos associam uma coisa com outra, então experimente perguntar, nas rodas de conversa em que você ainda participa, se as pessoas lembram de algum outro vírus que tenha causados estragos e deixado muita gente com a pulga atrás da orelha, antes do novo Coronavírus? A maioria não vai lembrar, ou lembrar do Ebola, temos propensão a esquecer coisas ruins. Sem querer espalhar pânico ou tocar terror, o último vírus que assaltou o planeta, também por mutação de outro vírus que causava mal algum em macacos africanos foi o….HIV. Isso aconteceu no início dos anos 1980, o que significa que fazem mais de 40 anos que a ciência luta por vacina e tratamento seguros. Muito se evoluiu nestes 40 anos, é verdade, e o tratamento já consegue alongar vidas e até salvar. Mas nem sempre, e nem em todos os contaminados. E a vacina ainda não chegou. Esse alerta serve para muitos que teimam em negar a gravidade da pandemia. Talvez – tomara que não – muitos só se convençam quando acontecer o pior. O HIV nunca provocou pandemia – o que de certa forma o torna menos perigoso, quantitativamente, que o Coronavírus. Mas isso também não nos dá motivos para mais tranquilidade. E ainda por cima temos “grandes gênios” duvidando e criticando a ciência. Não por acaso, os habitantes da terra plana. “Uns Que Tá Loco”!
Neste domingo ouvi sem querer querendo um pastor pregar em emissora de rádio que “o negócio” é pedir ajuda para Deus e, pasmem, “largar mão desse negócio de ir atrás de autoajuda!”. Quase cai da cadeira, mas foi isso mesmo que o reverendo disse. Seguindo essa linha de raciocínio, você a partir de agora está liberado para fazer o que quiser com seu problema de alcoolismo, ou mesmo da tendência em emburrecer, ou de não acreditar nas verdades inquestionáveis que estão na frente do seu nariz. Você não precisa mais se ajudar, em coisa nenhuma! Pode fazer tudo errado, desde que depois você peça ajuda a Deus! Não tive a paciência para acompanhar até o fim e descobrir o nome do revolucionário pregador. Sempre ouvi falar que se você mesmo não buscar se tornar mais forte e não se corrigir nos seus erros, ninguém irá conseguir te ajudar. Que as mudanças começam dentro da gente, e que, obvio, nós temos o nosso destino nas nossas mãos. Tanto é que podemos fazer o que bem entendermos ser útil, ou bom de fazer. Até mesmo desprezar a autoajuda e deixar TUDO nas mãos de Deus!!! A terra fica mais plana a cada dia! Só faltou ao pregador dizer que autoajuda é coisa dos vermelhos, dos comunistas! Depois, examinando melhor a tática do pastor, pensei que talvez (tomara) ele esteja perdendo ovelhas do rebanho para livros de autoajuda, ou para sessões com psicólogos e outros profissionais da área. Em tempos que registram pastores milagreiros, donos de igrejas, se internando em hospitais para buscar a cura de doenças, tudo é possível!
Uma vez naquele país chamado Brasil – que foi engolido pela terra plana – volta e meia surgia algum atleta, artista, intelectual ou gente comum do povão mesmo, que subitamente ou por conta de alguma atividade ou performance ou opinião, virava uma celebridade, um ídolo, quase que da noite para o dia. Eu ao menos não vi isso acontecer mais, faz tempo. Estamos sem ídolos e mesmo quase sem pessoas que consigam tornar-se unanimidades, ou perto disso, por conta de serem o que são, ou pelo que fazem, ou por aquilo que defendem e definem como metas. Em compensação, bandido novo surge toda a semana, especialmente no campo político, onde a sem-vergonhice fez morada, há muitos anos, nesse país. No último final semana o nome do Advogado Frederick Wassef subiu ao pódio, primeiro por ser advogado de Queiróz, que estava “mocozado” em uma de suas casas, há um ano. E depois por ser revelado que é advogado de gente como o despresidente e do seu filho Flávio. No sábado, disse ao Jornal Nacional que ele e o despresidente são a mesma pessoa. A modéstia também é uma de suas virtudes…. E “Fred” (ídolos sempre ganham apelidos carinhosos) disse que não convidou Queiróz pra sua casa, sabia, não tinha conhecimento que ele estava lá há um ano….Pior que isso é quetem gente que acredita nele ! Esse pessoal, pelo menos, sempre arranja novos “ídolos”…
Outro ídolo da terra plana, esse já aplaudido há cerca de um ano, ao que tudo indica saiu do Brasil “à francesa” e foi pra Miami, usando passaporte de ministro para entrar na casa do Tio Sam sem passar pela quarentena obrigatória, para brasileiros. Nas redes sociais, o agora Ex-ministro (ainda bem) Abraham Weintraub foi comemorado com vergonhosas tentativas de elogios como a da frase: “Entrou grande, saiu gigante”, elogiando sua atuação no Ministério… O sujeito já é visto em todo o Brasil como o maior pilantra que já colocou as patas no ministério, desde D. João VI. Não por acaso, os professores do Brasil todo já o condecoraram com o título de “Sinistro da Educação”. Sem graça alguma são as bizarrices que o elemento cometeu e falou, desde sua posse. E aqui na terra plana os pesadelos nunca terminam: Resta saber quem será o sucessor de Weintraub. Se ele sabia nem escrever, pelo padrão do desgoverno desse despresidente, é provável que o novo ministro também não saiba nem ler….
A produção de abobrinhas de Weintraub é farta e começou com ele querendo, do alto de sua ignorância, cassar o título de patrono da Educação brasileira, conferido a Paulo Freire, um dos pouquíssimos brasileiros que são unanimidade mundial. Só por isso o sinistro já deveria ter sido demitido, mas ele recebeu elogios dos habitantes da terra plana. O que o estimulou a dizer outras idiotices. Como tentar denegrir a imagem das universidades públicas brasileiras, onde para ele só se faz “balbúrdia” e planta-se maconha. Duas graves acusações cujas provas, para variar, nunca se dignou a mostrar, porque não existem. É desvario da sua pobre cabecinha sinistra. E ainda consta que Weintraub poderá ser expulso dos Estados Unidos. E de que teria saído correndo porque o avisaram que iria fazer companhia a Queiróz. Triste terra plana! Note-se que neste triste país, as ofensas de Weintraub à inteligência do brasileiro comum, não pesaram em nada. Ele caiu e está sob risco de ser preso, mesmo nos EUA, por outra burrice: chamou os ministros do supremo de ”vagabundos”, e defendeu a prisão dos mesmos. Sobre a dele, não falou nada. Mas saiu voando.