Com era comum no século passado, com dezembro batendo na porta, tentei “desenhar” com – uma palavra – o ano de 2021. E a resposta veio mais rápida que o previsto: DECEPÇÃO! E bem assim, em negrito, caixa alta e mal-educada, de nariz arrebitado, arrogante. 2021 causou muita tristeza. Porque até admito o cara errar o voto e eleger uma legião de antas, pelo fato de serem antas novas. Ou só por ser “contra o PT”. Admito, errar é humano, aprendi faz tempo. E (ainda) somos humanos, não podemos esquecer…
A decepção é com gente amiga, que tinha em alta conta e muita consideração, por serem pessoas instruídas, conhecedoras do mundo, “de coisas e loisas”, gente de respeito, bem resolvida, felizes e com respeitável apreço pela Cidadania. Solidários e Fraternos! Brasileiros de valor, dignos de aplauso! Gente que eu considerava mais que amigo: Um irmão, daqueles que a gente tem certeza que nunca mais vai conseguir brigar, nem que queira, pelo resto da vida. Gente grande. Que eu admirava. E achava que os conhecia.
Foi uma decepção até agora silenciosa, porque com muitos, realmente não consigo brigar, ou cortar relações. Mas ficamos mais distantes e não sei se algum dia voltaremos a ser os amigos que fomos. Porque a decepção cortou fundo na carne, virou mais que uma dor, uma profunda tristeza. E a tristeza me deixa mudo, gosto nem de escrever, nem de falar de tristezas…Mas desta vez resolvi reagir e não deixar quieto, contar pra vocês dessa inesperada e grande…decepção!
Falo também desse Brasil e de brasileiros que, para minha surpresa, não aprenderam a reconhecer os próprios erros e dizer: “Errei, me desculpe! ”. Também não aprenderam, ou não querem reconhecer o erro e nem a corrigir o que fizeram de errado! Mesmo com provas tão sutis quanto uma manada de elefantes. Gostam de teimar usando como argumentos Fake News e fanatismo! Viraram xiitas radicais – palavra popularizada por muitos direitistas, que adoravam chamar de xiitas os petistas! Um radicalismo em cima de posições estapafúrdias, bizarras, inaceitáveis – igual a cortar verbas para a educação, entre outras patacoadas…
A tristeza é porque estas pessoas que eu tinha em alta conta ainda seguem “achando” que o atual despresidente foi uma boa escolha na urna. E se ainda acreditam em mentiras – como chamar ele de “gente do bem”, que “acabou com a corrupção” e que terminou “com a mamata do PT”, entre outras farofadas bem piores…Imagine o que muitos menos letrados, mas com lavagem cerebral aos cuidados de ricos pastores, devem estar pensando da pura falsidade que – para a vergonha do resto do Brasil – ainda chamam de ”Mito”???
Bolsonaro já é, e será consagrado para todo o sempre, como o pior presidente que esse país elegeu. Não votei nele, mas me sinto culpado: Ninguém, nenhum brasileiro honesto e sincero, tinha o direito de permitir que um energúmeno desse gênero e de tal número conseguisse se eleger. Até votar nele é difícil de considerar como algo aceitável. Agora, passados quase três anos de desgoverno que SÓ desmanchou, destruiu, fechou, esvaziou, desmoralizou, desativou, vendeu e deu de presente e humilhou o país,.. CONTINUAR AINDA acreditando nele, não dá né???
Embora muitos não gostem, tenho a dizer que nem me preocupo muito se o PT, com ou sem Lula, vai voltar ao poder . Me preocupo em varrer, apagar, jogar fora, tudo o que represente ou lembre esse desgoverno incompetente, genocida, lesa pátria, vendilhão, ignorante, vergonhoso e burro! Um governo cujo único benefício, até agora (e não vai passar disso) foi revelar que muitos brasileiros são enganados, ludibriados e feitos de trouxas, pelos mais ricos, pela falsa ameaça do comunismo, e pelo medo do inferno, aquele dos pastores!
Sempre achei o brasileiro em geral um cara inteligente, que “sacava das coisas” e que, lógico, erra e pode errar, porque todos erramos. Mas me surpreendi com a teimosia de muitos que não querem ver, não reconhecem a verdade inegável e irrefutável de que esse despresidente e esse desgoverno são uma tragédia nunca vista antes! De país “dono” de vastos estoques de Petróleo – que ainda vai mover a economia do mundo por muito tempo, até a energia limpa o superar – passamos a país com um dos mais altos preços de combustíveis, do mundo”, para citar o exemplo mais recente da esculhambação em que se transformou esse país. O Brasil, nós junto, viramos uma piada, MUNDIAL!
Entre as pessoas que motivam essa decepção nacional estão muitos xanxereenses, amigos e conhecidos, “estudados”, uns políticos – com ou sem mandatos, politizados ou não, outros leigos, parvos…alguns só fanáticos, e muitos incautos – aqueles passíveis de serem logrados facilmente…E tem outro complicador, mais grave: Essas pessoas, ao limitar seu intelecto, ao medir sua inteligência com a régua desse desgoverno,…só encurtam seus horizontes, mutilam sua visão de mundo, agridem seu próprio bom senso e seu equilíbrio… diminuem seu quadrado…emburrecem! Mais lamentável ainda: Muitos deles, como sempre ocorre em fanatismos, “nem se tocam”, não se enxergam, nem se “dão por achados”. Daqui há alguns meses, talvez um ano… será tarde para reconhecer…
Aos amigos e conhecidos que estão nesse barco, sou sincero: Decepção!
Um bom final de semana a todos(as)!