Que 2022 consiga turbinar nossas esperanças e revigorar a nossa fé! Precisamos acreditar e lutar por dias melhores a todos e todas, sem ódios, sem mentiras e com alegria no coração! Em quase dois anos de Pandemia, pode não parecer, mas aprendemos muitas coisas, boas e más. E igual a sempre, há muito a aprender…A vida vai seguir seu traçado e nós iremos a bordo, conscientes de que é preciso navegar, encarar tempestades e agitar calmarias, sem desesperar, nem desistir!
A História nos lembra que muitas pestes foram vencidas, e que o valor da vida é infinito. Muitos dos nossos ficaram e vão ficar pelo caminho, sem que possamos ao menos agradecer a eles pela bravura, pelo companheirismo e pela nossa felicidade. Ter convivido, lutado e sobrevivido à Pandemia é uma vitória de todos os que sabem valorizar as qualidades da raça humana! Uma conquista dos que lutam coletivamente e individualmente, no dia a dia, e com a mesma fé e as mesmas armas que temos!
Somos falíveis, sim. Cometemos muitos erros e praticamos incontáveis injustiças, desmerecemos nosso Criador, a sua imagem e a sua semelhança. Relegamos irmãos, ignoramos a solidariedade e a fraternidade… E até nos negamos
a repartir o pão. Mas ainda conseguimos reconhecer nossas falhas e ainda somos capazes de reparar nossas ausências, de curar as feridas que abrimos. E de assumir a responsabilidade por nossos defeitos. Somos humanos, ainda somos. E temos a obrigação de levar a humanidade adiante!
Na prática e objetivamente o que espero, rezo, torço e me esforço para acontecer em 2022 nada tem a ver com bens materiais, dinheiro, conforto ou mordomias. Espero que o bicho Homem retome, ao menos um pouco, os valores essenciais – e imprescindíveis – que andam um tanto esquecidos, ou não valorizados, nos dias que vivemos. Valores iguais aos que nos trouxeram, lá das cavernas, até hoje: O sentimento de coletividade, mais, muito mais, que o sentimento do “eu sou o cara”, que nos assola!
É reconfortante ver uma multidão – qualquer multidão – comemorando um feito, uma conquista, uma vitória que é de todos – como haverá de ser a vitória contra a Covid-19. E espero que o novo ano que se aproxima haverá de registrar esse grande feito, de todos os que valorizam a vida! Sempre haverá alguns puxando a corda para o lado contrário, mas nossa sabedoria irá, mais uma vez, prevalecer sobre a escuridão e sobre as trevas! A luz que nos guia será, de novo, mais forte que todos os males!
A união de interesses e de lutas é a maior força disponível na Humanidade. E não haverá guerras ou armamentos capazes de suplantar a vontade da maioria, quando essa maioria estiver consciente de seu poder e da sua capacidade para produzir o bem, e para espalhar a Justiça. Os últimos anos têm sido muito sofridos, para muitos homens e mulheres desse planeta. Acontecimentos trágicos e nefastos provocados pelo homem lobo do homem deram e dão, muitas vezes, a sensação que caminhamos para o fim dos tempos…
Mas não haverá de ser assim, eu acredito. Eu acredito que as desventuras, as desgraças, os malfeitos conseguiram, em 2021 acender o sinal de alerta, a luz da razão, a volta à racionalidade e ao bom senso que sempre prevaleceram – mesmo em momentos muito ruins, difíceis, igual aos de agora. Não é justo, nem razoável acreditar que o Homem, após construir sua imensa e poderosa civilização neste planeta volte, de repente, a adorar bezerros de ouro, e a renegar a Ciência, a sua História e todas suas conquistas….
Assim, podemos dizer que há – muito – o que temer! E por isso mesmo é que precisamos estar atentos, e fortes! Porque o preço da liberdade sempre foi a eterna vigilância. O somatório de todos os sentimentos e de todas as forças físicas e intelectuais, mais o conhecimento de nossa própria capacidade, e dos exemplos de outras guerras já vencidas contra a mediocridade e as injustiças, tudo isso haverá de nos guiar de volta ao caminho da luz, da paz e da Justiça! Dever ser assim, para que possamos seguir valorizando essa vida que Deus nos deu, e da qual somos os principais beneficiários e os verdadeiros e únicos responsáveis!
Desejo a todos e a todas que me acompanharam aqui nestas ‘mal traçadas’ durante 2021, um final de ano feliz, em paz, e cercado das pessoas que lhe são mais caras, para que possamos sentir – com todas as vibrações positivas – o calor, o carinho e a proteção que as pessoas que se amam conseguem externar! Que o amor prevaleça em cada abraço, e que ele nos dê forças para seguir adiante, lutando por uma vida melhor, para todos! Quirera Gourmet retorna no dia nove de janeiro!
Feliz Natal e um Ano Novo de conquistas e vitórias!