Hiper Badotti 93017
14/03/2022 às 07:54
Visualizações: 16335

Quirera Gourmet – 14/03/2022

Por: Romeu Scirea Filho

Efeito Manada, Não Tem?

As repercussões do recente aumento de preço dos combustíveis junto ao brasileiro comum devem durar alguns dias, mas uma delas me interessa mais: Como a grande imprensa golpista nacional, regional e local influencia/induz o surgimento do chamado “efeito manada”, quando todos resolvem se indignar e ir para a rua…Igual ao que aconteceu em 2013, por conta de um aumento de centavos, no preço da passagem de ônibus. E só lá em São Paulo, capital. A partir daí a manada só cresceu, foi para a rua e os políticos inescrupulosos embarcaram na jogada, até dar o golpe e derrubar o governo de Dilma.

Mobilizar é Tudo

A pergunta é tão óbvia que nem precisa buscar ou esperar resposta: Se a imprensa mobilizasse a opinião pública agora, contra o absurdo preço dos combustíveis, igual ao que a “grande imprensa” fez contra os centavos do passe de ônibus, em 2013, como ficaria o já falido governo federal? O que me chama mais atenção é o poder que a televisão brasileira – muitas vezes contando apenas 10% da verdade – tem, para mobilizar a população, de acordo com seus interesses e interesses de quem tem mais dinheiro e mais poder! Os interesses da maioria do povo e da nação, é claro, não vêm ao caso…E o atual preço dos combustíveis não é reflexo na guerra na Ucrânia: Em 2021 aumentou, muito! E não tinha guerra…

A Boiada Caminhando Aí

Me perdoem os corações e mentalidades mais sensíveis, mas é impossível não lembrar e citar a canção de Zé Ramalho, que fala da boiada “caminhando a esmo”! Os brasileiros, não todos mas significativa parcela deles, deveriam gravar na testa aquela famosa sentença macabra: “Me engana que eu gosto”! É inacreditável a capacidade que o brasileiro tem em se deixar enganar por notícias falsas – e isso tem aumentado muito, desde 2018, pelo menos… Tenho medo que qualquer dia desses as redes de TV – Rede Globo puxando a manada – resolvam defender o suicídio coletivo, igual aquele pastor lá da América central, que matou toda a sua seita com um suquinho de uva, alegando que o fim do mundo viria na semana que vem…Um efeito manada por aí faria grande estrago…

“Tocadores de Manada”

Assim efeito manada no Brasil, é um grande perigo. E os órgãos da grande imprensa, assim como os donos do dinheiro e, é óbvio, do poder, sabem muito bem disso. Por isso talvez volta e meia essa mesma imprensa tente criar um “Salvador da Pátria”, como apoiou e criou Bolsonaro e como vem tentando criar e apoiar Sérgio Moro, dois grandes enganadores da opinião pública! Dois “tocadores de manadas”, bradando aboios fáceis, tipo o de combate à corrupção – como também fez Collor! E em todos os casos essa mesma grande imprensa sabe, muito bem, que tudo não passa de enganação, buscando o efeito manada para, mais uma vez manipular a opinião pública com a manjada “ameaça comunista”! Ela, a imprensa, se junta aos poderosos para manipular as massas. E consegue, quase sempre!

Sem Representantes

Na Democracia tupiniquim (às vezes a gente até esquece deles) os políticos – que deveriam representar os interesses do povão – representam, cada vez mais, os interesses de quem tem mais dinheiro. Atualmente o povo, a manada mesmo, não possui mais representantes políticos. Possui donos que a manipulam, a partir a imprensa, dominada pelo poder econômico, e totalmente divorciada do interesse público! E principalmente bem longe do Jornalismo, com jota maiúsculo. O Brasil vai de mal a pior e não se vislumbra no horizonte – mesmo que a oposição eleja o presidente – alguma chance de as coisas começarem a melhorar! Muito menos com centrão, com essa imprensa e com a manada caminhando a esmo!

VERGONHA!

Se hoje a imprensa defendesse a opinião pública, ou ao menos a escutasse, abriria fogo cerrado contra essa falta de vergonha, esse absurdo em que se transformou a política de preços da Petrobrás, a mando do (desgoverno). Um país praticamente autossuficiente em petróleo não pode, de forma alguma, onerar e sufocar sua população – e sua própria economia – para, prioritariamente dar polpudos lucros e dividendos aos acionistas, que ainda são minoritários. A Petrobrás sempre foi (e por enquanto ainda é) dos brasileiros! E é a eles que ela deve servir, primeiro! O que está acontecendo nesse país só tem uma palavra para definir, e ainda sim pega bem leve: VERGONHA!

Quirera Sai do Ar

Não por conta do terrível quadro descrito acima, mas por querer “dar um tempo” e me reprogramar para nova batalha no Jornalismo, a partir desta retiro “Quirera Gourmet” da panela, ou do fogo, ou destas mal traçadas – que os senhores e senhoras tiveram a paciência de acompanhar, por pouco mais que dois anos. Sou muito grato a todos (as) que aplaudiram, e também que criticaram as opiniões colocadas aqui. Acontece que meu projeto de Jornalista independente – e de escrevinhador de linhas tortas – estava sendo deixado de lado, ou estava, sem querer, sendo esquecido. Não era bem isso o que eu planejei. E senti que estava me afastando muito do que havia pensado e projetado, quando voltei a trabalhar e viver em Xanxerê. Refiro-me ao formato, à “embalagem”, e não ao conteúdo do que tenho escrito.

Muito Obrigado!

Assim, tudo o que tenho a dizer agora é um sincero muito obrigado, especialmente ao Amigo Flávio Carvalho, proprietário do atento Site Ronda Policial, pelo espaço disponibilizado, gratuitamente, para “Quirera Gourmet”. E agradecer “de coração” aos leitores e leitoras – responsáveis, em média, por cerca de cinco mil acessos a cada edição – pela honrosa leitura e acompanhamento. Vou seguir escrevendo, inicialmente e esporadicamente no Facebook, com o compromisso e a expectativa de, em breve, voltar a publicar pitacos e opinião em algum espaço da Internet. Muito obrigado a todos e até a próxima!

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br