O brasileiro reclama que paga muito imposto, mas deveria reclamar é da qualidade e da eficiência dos serviços públicos, mantidos pelos impostos que ele paga. No ranking mundial a carga de impostos no Brasil não é das maiores, principalmente ao comparar ao que pagam de impostos lá fora os mais ricos, com os daqui; E o que pagam aqui e lá, os mais pobres! O ruim aqui é como se aplicam e como são os serviços que os impostos pagam…Muitos deles, mas não todos, poderiam ser muito melhores….
Poucos lembram, mas na Copa do Mundo uma campanha emplacou grande sucesso de marketing e propaganda ao cobrar dos governos petistas, o “Padrão Fifa” nos serviços públicos. Tudo apoiado e com ênfase de toda grande, média e pequena imprensa nacional, um uníssono protesto que soou armação programada – e provavelmente, foi! Parte do Golpe, onde se falava, com Supremo, com tudo” – o que logicamente incluía a imprensa.
Na sexta-feira (10/02) li internautas revoltados com a – segundo eles – péssima qualidade do serviço do Hospital Regional São Paulo. Alguns, vários, deles, condenando inclusive o prefeito, que não trabalha no SUS, nem apita nada no Hospital São Paulo. Desinformação? Pode ser…mas, antes: Foi nada do que li, o que testemunhei no Hospital, dia primeiro de fevereiro, ao vivo e a cores, quando busquei e fui bem atendido por lá. E os que estavam na fila, asseguro, também foram! Daí estranhei o coral de críticas, algumas claramente desinformadas. Outras, sem pé nem cabeça, como dizer que o pessoal lá faz corpo mole, ou não trabalha….
Agora conto com assessoria de um macaco velho, adotado antes da pandemia e devidamente legalizado junto ao Ibama, ao IME (Ex-Fatma), e à Mãe Joana. E esse macaco velho – chama-se Januário – acredita que também possa haver, que é possível que exista, nas críticas, por aí, uma bela campanha de marketing, ou de propaganda, devidamente impul$ionada por intere$ses, eleitoreiros!! Não são robôs, mas foram programados para…reclamar e criticar! Januário trabalhou em campanhas políticas para prefeito de Xanxerê muitas vezes. Em algumas “ficou atrás das bombas”…sabe muito e identifica, de longe, algumas “manhas”…
E outra manha não é novidade para ninguém: Tem gente na imprensa sendo paga para falar mal! Como também sempre teve (tem) gente sendo paga para falar bem… Conheço razoavelmente bem o funcionamento de hospitais, conheço um pouco o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) e conheço muitos médicos que batalham no serviço público e no privado. E conheço bem a imprensa de Xanxerê… E neste caso do Hospital São Paulo senti cheiro de armação ou, no mínimo, pressão para arrumar grana, através de anúncios…Prática bem manjada.
E faço questão de repetir aqui o que já disse: O atendimento no São Paulo foi excelente, 7 a 1 pro Hospital. Mas não falo apenas de mim, seria egoísmo: As enfermarias e os corredores do São Paulo, na ala do Pronto atendimento, estavam literalmente superlotadas! Não tinha uma cama vazia, nem vi atendentes, enfermeiros e médicos coçando o saco, como escreveram alguns facebuquianos muito mal informados. Ou mal-intencionados…E veja bem um que estamos em plena Pandemia! E para piorar naquele dia mesmo a enfermaria Covid, recém reaberta (ordem do SUS, não do João Rodrigues) já estava lotada…
Então, não duvido de Facebuquianos mal informados ou, talvez… sendo de alguma forma favorecidos para criticar o Hospital, a prefeitura, para apontar o dedo e…, desde já fazer campanha a prefeito! Porque sinceramente eu só vi motivos para elogios, e olha que eu gosto de criticar! E se tivesse visto algum mal feito, criticaria tanto o Hospital São Paulo quanto o SUS, que são responsáveis pelo Pronto Atendimento, o plantão. E se estivesse faltando médico, ou pessoal para atender, a culpa é do SUS, que tem defeitos, muitos, e historicamente paga muito pouco aos profissionais de saúde. Mesmo assim, o SUS merece aplausos! Sem ele seria o caos….
Porém, entretanto, contudo, se for o caso de reclamar do SUS, tem que criticar o governo federal e aquele sujeito sentado lá em Brasília na cadeira de presidente! Desde que a Imprensa xanxereense permita, é lógico… Porque presidente esse aí não é, nunca foi. Chamá-lo de presidente é ofender a memória e o trabalho de TODOS os ex-presidentes. Esse aí é uma vergonha! Então, ainda acredito mais numa encomendada “ação” de marketing político! Conheço alguns xanxerianos “ases do marketing” político local/regional! E nestes tempos de terraplana, tudo é possível! Aliás, alguns dos ferrenhos seguidores (locais) do mito (ao qual não se pode fazer crítica na imprensa por aqui) – já assumiram o papel de oposição ao prefeito, algo normal. E boa parte da imprensa xanxereense tem uma velha e condenável mania: “Ou dá dinheiro, ou leva pau”!
Era – e ainda deve ser – uma pratica bem comum, entre adversários de quem ganha a eleição para prefeito em Xanxerê bancar alguns partidários – com algum tipo de bonificação, ou até promessa de emprego – como “boca alugada”, ou agora “internauta alugado (a)”! Patifaria bem comum nestas plagas, desde os tempos da terra redonda. E minha teoria também conta com informações “de cocheira”, além das sacadas pelo macaco Januário – que escuta bem e enxerga longe, sem precisar de óculos.
Mas acredito que tal campanha possa precisar de um slogan, grito de guerra ou empurrãozinho, algo que é especialidade do Macaco Velho Januário. Foi daí que veio a lembrança: Queremos Governo Federal Padrão Fifa! Mas devemos limitar essa campanha à Saúde pública. Porque se pedir Padrão Fifa na Economia, no combate à inflação, no Combustível mais barato, no combate à Pandemia, na geração de vagas de trabalho, na fiscalização ao desmatamento da Amazônia, no….vamos virar piada! Porque estamos carecas de saber, esse presidente NÃO trabalha e seu governo faz m…NADA!
Mas, contudo, porém e apesar disso, defendo a campanha “Padrão Fifa”! Inclusive e com maior ênfase possível na IMPRENSA OESTINA, que está de matar de vergonha! Alheia! Uma imprensa Padrão Fifa, reconheço, vai demorar para a gente conseguir. Mas puxar “aszoreias” também faz parte! Que se critique quem MERECE ser criticado. E que se use a (sempre necessária) crítica rigorosamente para melhorar Xanxerê, a região, os poderes públicos, a cidadania e os cidadãos! Jamais para enganar eleitor, ganhar dinheiro, nem para encher o saco dos outros…