Agro Chama 2024 – Topo 230783
11/01/2021 às 10:46
Visualizações: 23001

Quirera Gourmet – 11/01/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

É Mentira!

É espinhoso, desagradável e chato, para muitos, falar de mentira e de falsidade. Mas acredito que ambas nunca estiveram tão por cima, tão na moda, em muitas rodas, no mundo inteiro. Mentir é agro, mentir é pop! Falta a Globo dizer – e de mentiras a Globo conhece muito……Falo de mentiras não só da aldeia xanxeriana, nem da Santa e Bela e nem no Bananão, país outrora conhecido como Brasil. Hoje a mentira e a falsidade são, para cristãos, inclusive, pecados veniais, ou nem isso. A mentira tem autoridade, e tem poderes, mundiais! No maior país do planeta na semana que passou o presidente mentiu, dizendo que havia fraude na eleição – que ele perdeu. Não apresentou provas e a Justiça, depois de investigar e negar as fraudes, disse que o presidente estava incitando o povo para convencer, à força, que a mentira – a fraude – era verdade. Mas não era!

Revitalizada

Mente-se tão bem e tão descaradamente que a mentira ganhou nome em Inglês, porque em Inglês tudo fica mais valorizado, dizem. Assim, a mentira ganhou outra roupagem, foi repaginada, revitalizada! É a Fake News! Mentir, enganar, falsear nem é crime tão grave, por exemplo, como roubar e ou ser corrupto. Tem uns quatro ou cinco corruptos na cadeia. Mas mentiroso, não sei de nenhum! Vai daí que vivemos num mundo de mentirosos e aprendemos, é claro, a mentir. Inclusive, está na moda! Mas ainda prefiro o nome por original, Fake News me diz absolutamente nada. Mentira, diz! E sempre vai ser mentira. E aquela outra velha história, que tinha perna curta também já era. No agora, mentira inclusive criou asas!

Dá Grana!

Dos tempos de calça curta trago o atual questionável conceito de que “quem mente vai para o inferno”. Hoje, acredito que isso também foi repaginado, quem mente fica é poderoso, e rico, é claro. E vai para onde quiser!  Mas tem muito pobre, até miserável, abaixo da linha da pobreza, que também gosta de mentir, e muito. Isso não atesta que a mentira, em si, não dá dinheiro. Ela dá, sim! A diferença é que mentiroso pobre não mente na hora certa, nem para a pessoa certa. E é mentira de pobre…Como tal, igual a tudo o que é de pobre aqui no Bananão, vale muito pouco! Mas pobreza é Quirera para outros passarinhos. A conversa aqui é a mentira!

Talentoso

Depois, herdei um padrinho de batismo (diziam que este influencia o afilhado, mas é mentira!) que era respeitado na família e por aí, por ser um grande, reconhecido e emérito mentiroso. Era respeitado como talentoso e bem-sucedido na arte. Ganhou muito dinheiro e, igual qualquer bom mentiroso, enganou os parentes! Depois perdeu quase tudo, mas teve uma boa vida, e morreu como todo homem de bem: dormindo! Então, não sinto coceiras por falar em mentiras. Até e inclusive pela profissão – tenho vergonha de alguns eméritos mentirosos jornalistas! Mas jamais vou dizer que nunca menti…

Ganha Eleição

A mentira é um bem comum, original e típica dos humanos! É de amplo domínio público, por isso talvez ninguém erga uma pedra contra mentiras: Todo temos rabo preso com ela. Certa vez, numa certa cidade do Sul do mundo, um candidato disse, em campanha “Eu nunca menti”! Seus adversários deitaram e rolaram em cima da declaração, é claro. Mas o candidato ganhou a eleição! Acredito que o político mentiroso e brasileiro faz mais sucesso nas urnas porque muitos eleitores conhecem bem, praticam e ganham dinheiro com mentiras. Daí, é natural se identificar com tais políticos. Se enxergam nele e logo concluem que esse político “é igual a gente! ” E votam nele!

Respeitáveis

Mentir para enganar os outros, vamos combinar, sempre foi visto como importante arma de pessoas inteligentes, os “que se dão bem na vida” – e não estou dizendo que todos os que alcançam o sucesso mentem. Mas alguns, sim…Desde sempre, apesar de, teoricamente, sujeitos a cadeia e ficar a mercê das odiosas “más-línguas”! Os que conseguem “lograr os outros” e se dar bem, passam a ser pessoas respeitáveis. Afinal, agora eles têm dinheiro. E o passado é o passado, está morto, não interessa, muda coisa nenhuma, acredita-se.

Vassoura Ungida!

A mentira tem muitas versões, foi traduzida para todos os idiomas do mundo e é amplamente cultivada. Aqui no Bananão a mais famosa dessas versões é um orgulho e uma legítima tradição desta pátria mãe gentil, é a nossa inatacável instituição verde-amarela chamada “Jeitinho Brasileiro”. Para levar vantagem em tudo e para parecer “echperto”, o Jeitinho é a mentira grandemente aceita, graças a Deus (dizem eles). E com as bênçãos – eles garantem e citam – de um sujeito que  inclusive nunca defendeu a mentira: Um tal de Jesus. Cansamos de ver por aí a venda, a preço de ouro, de vassouras, detergentes e camisinhas (preservativos, mesmo), todos ungidos, bentos! Isso sem falar nos milagres. Teve até pastor que vendia na TV a cura da Covid19. Mentira! Mas ele continua solto. E rico!

Incautos

Não sei porque exatamente veio essa vontade de falar de mentiras, talvez seja porque ande meio desacorçoado com a chamada humanidade. O Ser Humano – e isso não é uma sacada sensacional – é o bicho mais desumano ainda vivendo nesse planeta. Acredito que muitos animais desses que eram mais humanos – e que já desapareceram, tipo os dinossauros – devam ter sido extintos porque não sabiam mentir, trapacear. Eram incautos, ingênuos…. O bicho Homem é o animal com maior experiência, destreza e expertise em enganar e mentir. Por isso ele sobrevive há milhões de anos, embora esteja, agora, destruindo sua própria casa, o planeta! Mas isso – que é verdade – é visto como mentira!

É Pandemia

A prova final que a mentira está na moda e o que o homem tem insuperável expertise nela é exatamente o surgimento da grande massa de negativistas. Eles são a mais nova versão da mentira e usam arma moderníssima para convencer pessoas: Acusam os outros de …mentirosos! Eles negam Ciência, dizem que a vacina é uma mentira mundial, e alguns acreditam que a terra é plana. Difundem inúmeras falsidades, negam o óbvio e o comprovado cientificamente. Eles simplesmente…mentem! Meu maior medo nesses tempos de peste mundial é de que a mentira seja, na verdade, a maior pandemia que o planeta já viu. Uma peste que pode, de verdade, afundar o planeta. E seus moradores juntos. Verdade!

 

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br