Não defendo, e nem acredito, que Lula seja candidato a presidente – e não porque ele possa ser preso, de novo! Seu papel, para mim e para muitos, ele cumpriu nos seus dois mandatos, deixando a presidência com índice recorde de aprovação popular. Porque ele iria arriscar esse legado, em mais um governo? Na atual conjuntura, eu gostaria (e tenho certeza que muitos outros) de ver Lula articulando uma candidatura alinhada com outros partidos, e que ele ficasse fora da chapa. Dá para ver daqui os argumentos contrários: “Iria virar eminência parda e mandar por baixo dos panos”. Pode ser. Mesmo assim, caso Lula realmente vire articulador ele estaria dando grande passo, talvez o último e o maior, de sua vitoriosa história política, que ainda não está encerrada. E daria um cala boca definitivo em muitos dos que ainda o chamam de ladrão…
O que se vê hoje na política nacional – em todos os lados – dá vergonha. Mas isso não é o pior. Mais vergonhosa, pior, ridícula e inútil para o país, é prolongar essa guerra ideológica entre petistas e anti-petistas. O Brasil não cabe mais nesse quadrado, temos grandes problemas, urgentes, e muito mais importantes que esse. E está na hora de encerrar essa briguinha de comadres fofoqueiras em que se transformou a guerra ideológica entre direita e esquerda. Está na hora de se restabelecer debates produtivos, que tratem de planejar e melhorar o futuro do país e, principalmente, a vida dos brasileiros. Ficar taxando todos de comunistas, como faz o infeliz presidente do país, além de ser uma inverdade, resolve coisa alguma…
Quem está dizendo isso é um eleitor que votou no Lula sei lá quantas vezes, para presidente. Mas seria bom, depois da tragédia que foi a opção da direita política com Bolsonaro, tentar apaziguar as tribos – da esquerda e da direita – para instalar no país um diálogo político mais, digamos, moderno. Ou não tão ultrapassado, da Idade média, como o atual. Está na hora de se pleitear, torcer e rezar, para a nação exigir, uma política decente: Uma Política que realmente mostre ao povo que se está trabalhando para melhorar esse país. Não para vender o Brasil aos gringos. Nem para dar de presente. E muito menos para colocar militares no governo. Militares não são formados, nem capacitados para governar. Chega de amadorismo. O general ministro da saúde é a prova disso.
A maior herança de Lula foi mostrar que é possível, sim senhores, construir um país que atenda a maioria do seu povo. E não apenas, e tanto, a alguns históricos privilegiados, como políticos, militares, Judiciário e os mais ricos…. E essa ideia pode ser retomada, mesmo sem Lula na presidência! Espero não ser chamado de comunista por isso. Mas não é de duvidar! Esses dias comparei o velho e manjado “conto do bilhete premiado” – vetusta pegadinha que volta e meia ainda causa prejuízo a incautos – com outro conto desses de “enganar trouxas” (no popular): O “Conto da ameaça comunista”. Essa artimanha foi categoricamente desmentida depois de se saber (quase) tudo sobre o golpe militar de 1964, que derrubou um presidente legitimamente eleito, por que ele foi acusado de ser….comunista! E isso Jango nunca foi!
No mundo inteiro, países desenvolvidos e com políticas que beneficiem – e não loteiem – a nação, possuem partidos de direita e de esquerda – inclusive comunistas e socialistas. E todos conseguem dialogar, disputam eleições normalmente, fazem debates na TV, tem programas de governo, tem oposição, respondem a qualquer pergunta… E conseguem fazer bons governos. A ideia de comunismo e socialismo, no Brasil, é mais ou menos a ideia do inferno, comparado com o céu (o capitalismo). E em nenhum país desenvolvido, do mundo, esse inexistente comunismo que aqui é popular, mas completamente desconhecido da maioria, existe na verdade. Os anticomunistas brasileiros, a maioria, sequer sabe dizer o que entende por comunismo. E não estou dizendo isso para defender qualquer comunista. Mas os anticomunistas são contra algo que sequer sabem dizer o que seja. E na maioria das vezes estão dando tiro no próprio pé!
Trata-se, esta realidade brasileira, da mais legítima “propaganda capitalista”, e pior que isso, com uns 95% de enganação. E ela faz grande sucesso, é preciso reconhecer, entre pessoas pouco versadas em política e em história, que são milhões…Isso graças a conhecidíssimos, bem remunerados e bem mandados disseminadores de inverdades sobre socialismo e comunismo, nos dias atuais. Tais propagandistas, igual à famosa Rede Globo, para citar só um exemplo, é preciso dizer, querem eternizar o atual modelo de Brasil, onde a classe mais pobre cada vez aumenta mais, e os mais ricos ficam cada vez mais ricos. Querem que continue sempre assim… Isso é nada bom. E só tende a piorar…
Não sei, ainda e também, se vai ter eleição para presidente ano que vem. Sei que o Exército brasileiro, como qualquer instituição, tem bons quadros e tem banda podre. E generalizar não é correto. Porém, a ala militar que tomou de assalto – a convite – o desgoverno Bolsonaro está literalmente demolindo a imagem dos militares, sempre com boa aprovação pela maioria da sociedade, como Forças Armadas. Mas não como governo…. O exemplo mais visível desse fiasco, com militares em tristes e lamentáveis cenas, é exatamente um general da ativa, o Ministro Pazuello, de reconhecidíssima incompetência para o posto que ocupa. Cumpre lembrar ainda que ao devolver o poder aos civis após 20 e poucos anos de ditadura, o General Figueiredo entregou um país com hiperinflação e com magnífica insatisfação popular, ampla geral e irrestrita….
Assim, não duvido nada que esses cinco ou seis mil militares hoje em cargos do governo – muitos deles sem o menor traquejo com o instrumento, estejam gostando da “missão: “Acabar com os comunistas”! Provavelmente devem estar adorando, pois, mandar é o que eles mais gostam de fazer! E qualquer opositor hoje, virou comunista! Democracia não tem disso! Com mais essa de o Lula poder ser candidato, tenho cá meus medos de que essa ala possa ser majoritária, dentro das Forças Armadas. E encaminhem mais um golpe – de novo “contra a ameaça comunista”! É o Conto do bilhete premiado – parte II! E tem muita gente que vai comprar, lhes garanto! Aguentar generais escondendo a verdade, por exemplo, é algo que não cabe mais no Brasil de hoje. Nossas gloriosas Forças Armadas, e inclusive o General Villas Boas, fiel escudeiro presidencial, ainda sequer deram satisfação sobre carregamento de cocaína – em plena comitiva presidencial – que levou um membro do Exército à cadeia por tráfico de drogas, na Espanha. Onde está preso, e completamente mudo, até hoje…