Agro Chama 2024 – Topo 230783
10/01/2022 às 08:07
Visualizações: 20955

Quirera Gourmet – 10/01/2022

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

Sabe Nem Mastigar…

Que saberes e conhecimentos não são o forte do despresidente do Brasil é fato de amplo domínio público … há mais de três anos. Mas a primeira ‘novidade’ de 2022 é que Bostonaro não sabe mastigar camarão – e camarão catarinense, inclusive! Essa inédita ignorância custou (ao menos na versão oficial) uma internação por obstrução intestinal – mal que, no popular, significa intestino do despresidente entupido!

Papinha e Babeiro

O internamento e seu desenrolar engordaram o extenso histórico de estultices e bizarrices de um despresidente que enriqueceu o eterno festival de besteiras que assola o país. Com rica contribuição ao capítulo de vexames presidenciais, causados pelo protagonista e por assessores de seu entorno. No caso, com a surpreendente revelação do médico trazido das Bahamas…Para revelar que Bolso não sabe mastigar camarão…Espera-se para os próximos dias a contratação de babá, para dar papinha na boca, com babeiro, é claro…

A Atração

Porém, a maior, a grande sensação do ano de 2022 é sem dúvidas a eleição que vai eleger o novo presidente, o vice, mais os governadores, deputados e senadores deste kafkiano país. A expectativa maior é quanto a eleição para presidente. Principalmente porque o atual já se consagrou (segundo pesquisas) como o pior de todos, em toda a história do país. Segundo as pesquisas, Lula é favorito, seguido de Bolsonaro, Moro, Ciro e Dória…Mas ainda é muito cedo para qualquer palpite…Sequer foram lançadas fake news sobre mamadeiras de piróca, cartilhas gays e outras “qualidades” de campanhas e candidatos ditos de esquerda… Os de direita, já sabemos: São os salvadores da pátria!

O Que Querem Fazer?

Independente de pesquisas, favoritismos, fake news e sonhos de consumo, o fato é que apesar de vários nomes já estarem em campanha, nin-guém, ne-nhum, dos pré-candidatos anunciou ou fez qualquer menção sobre seu programa de governo… É certo que para fazer mais que o atual governo precisa nem de programa, porque o atual fez nadica de nada…Mas em respeito ao eleitor e à inteligência média(?) de alguns brasileiros, seria bom alguém ao menos tocar no assunto. Afinal: O que pretendem fazer com esse ex-país?

Cadeia a Vista

E na desesperada busca da tal terceira via – atropelada por um favoritismo de Lula que está dando dor de cabeça a muita gente, tem novidade:  o Ex-Juiz e Ex-ministro Sérgio Moro já não descarta correr…da raia! E sair candidato ao senado, em busca de blindagem (chamada imunidade parlamentar), para não acabar preso, igual a Lula. Moro e Dellagnoll, é bom anotar, são fortes candidatos ao xilindró, pelo vexame a que submeteram a Justiça tupiniquim…Justiça que ainda acha importante zelar por uma imagem, que já foi muito melhor…

“Era da Peste”

Enquanto a campanha “não pega”, já entramos no terceiro ano da “Era da Peste”! E continuamos sendo comandados, morrendo de medo da Covid 19. Em 2022 com agravante: uma nova variante o vírus influenza está lotando hospitais com pacientes acometidos de gripe feroz, ainda bem que não letal, por enquanto. O fato é que as tais mutações vêm aparecendo com maior frequência e produzindo vírus cada vez mais agressivos à saúde e à ciência dos Humanos…E isso sim, mete muito medo!

Pandemia X Peste

Neste final de ano encasquetei com a palavrinha “Peste”, coisa feia e atrasada, que os tempos modernos encarregaram-se traduzir para “Pandemia”, termo perfumado, modernoso, de boa família e gente do bem…É que “Peste” nos remete à idade média, ao atraso, ou antes, aos tempos das trevas, da ignorância e da barbárie…Não cabe nos dias atuais ultra tecnificados, digitais, intergalácticos e geniais! Daí optou-se por “Pandemia”, palavrinha leve, cheirosa…Bonitinha mas ordinária palavrinha que escamoteia, esconde e disfarça a gravidade do caso: A PESTE! Vai daí que, para mim, essa troca é um dos fatores que atrasa o combate e a vitória final contra a Peste! Tivéssemos, desde o começo, chamado a Peste de Peste, acredito que ela já teria sido vencida…Pandemia não mete medo. Peste, sim!

De Parabéns!

Saí de Xanxerê nas festas de Natal, mas no final de ano acompanhei as raras e isoladas comemorações com foguetes – prática proibida pela egrégia Câmara de vereadores do município. Como era de se esperar alguns poucos saudosistas ainda soltaram e defenderam seu “direito” (que fere o direito dos demais) de soltar foguetes! Mas a redução mostrou que a maioria da comunidade xanxereense aprova ideia de abolir o legítimo bombardeio aéreo que se via por aqui, a cada final de ano. E ninguém morreu, pela falta de foguetes…

Mentiras e Ódio!

Fui, sou e sempre serei favorável às críticas feitas com fundamento e buscando corrigir falhas, erros, descuidos ou injustiças. Mas também critico a ‘indústria’ criada nas redes sociais de se criticar por criticar…De tornar a crítica uma obrigação, sempre e mesmo quando ela não tenha qualquer razão ou fundamento que a justifique. Tal prática tornou-se mais frequente com o acesso de muitos às redes sociais – que iludem com a falsa impressão de anonimato, o que permitiria dizer as maiores asneiras impunemente. Mas não é bem assim. E a cada dia se notam restrições, nas redes, visando coibir abusos…Tanto na multiplicação de fake news, como na publicação de comentários – e críticas – que incitam principalmente o ódio, gratuitamente. Estava na hora!

Um bom início de ano a todos (as), e um feliz 2022!

 

 

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br