Chabú global em Facebook, Instagram, Whatzapp, Twitter e outros, na tarde da segunda-feira (04/10), reforçou que o mundo está montado nas redes sociais. Porém mesmo sem elas – e ao contrário do que se propala, o mundo não parou, nem acabou. E até onde se sabe ninguém morreu por conta disso. Talvez tenha sido uma demonstração de força, para ver até onde o mundo globalizado vai, quando não está globalizado instantaneamente.
O tal Fim do Mundo ainda é divertido, mesmo que tenha caído em descrédito há 20 anos, ao ficarmos sabendo que o Fim do Mundo mais famoso, do ano 2000, era Fake News dos Maias. Mas ele, o Fim do Mundo, é um “velho do saco” ainda em vigor. Mesmo com as falsas e manjadas ameaças de sempre, que o mundo “vai acabar”. Particularmente penso que não foi o Bicho Homem quem criou o mundo, o que me permite deduzir que não será ele quem vai dizer quando – e se – vai acabar.
É verdade: O bicho homem tem se esforçado, muito, para acabar com o mundo, via sua ação destrutiva contra a natureza, mas isso não é o Fim do Mundo, é “só” a nossa ignorância. Fim do Mundo – se levarmos em conta a literatura existente, previsões e pragas rogadas ao longo dos séculos, é algo muito assustador. Tipo a Terra perder o eixo, ou ser alvejada por um míssil intergaláctico, entre outras desgraças! Ou o Senhor das esferas cansar e resolver fechar o bodegão…
Num tempo de contestar, negar e querer reinventar a Terra redonda, nada é improvável, nem impossível, em princípio, porque a mentira comanda. Daí que talvez seja hora de revitalizar, também, o velho conceito de Fim do Mundo, cuja efetiva realização permanece envolta em dúvidas e mistérios. E isso não é por conta da pandemia. Dá-se hoje por favas contadas e revisadas o fato de que o Fim do Mundo era balela. Mas ele está vivo…
Assim, vamos combinar que o Fim do Mundo ainda goza de boa saúde e desfila seus pavores e mitos por aí. O brasileiro sabe bem disso! Um exemplo ostentado é a eleição de um presidente que é literalmente um Fim de Mundo, mas desses baratinhos, de um-e-noventa-e-nove. E é presidente fake também, porque está na moda…. Mesmo assim, é preocupante e por isso mesmo recomendável que (re) pensar no Fim do Mundo!
Aterrorizante seria a palavra certa para o Fim do Mundo. A começar pelo fato de que nele o dinheiro, nosso Deus de todos os dias que correm, perderá todo e qualquer valor. No Fim do Mundo, dinheiro compra nem badulaque em 1 e 99! E nem esmoleiro vai aceitar…E aí, “mô quirido”, é que a água bate nos fundilhos de ricos e pobres. Dos ricos porque a perda da grana será pior que a morte. E dos pobres porque nós finalmente vamos ter certeza de que jamais seremos ricos.
Particularmente também me atrai muito saber como será o Fim do Mundo dos que esperam, pedem, imploram, rogam e atribuem TODOS os males e bens de suas vidas a …Deus! Falo dos que esqueceram que Deus nos deu o poder da escolha, a famosa autodeterminação, e que, portanto, somos donos – e os únicos responsáveis – por nossas opções na vida. E que ele, Deus, nunca mandou que a gente votasse nesse ou naquele, ou que acreditasse em mamadeira de piroca, ameaça comunista e outras estórias do Fim do Mundo!
Os tementes a Deus – temo eu – podem sofrer muito mais, com a chegada do Fim do Mundo. Primeiro porque irão descobrir que o Deus que eles tanto chamaram, clamaram, evocaram – e usaram para assustar os outros, muitas vezes aos gritos – estava bem ali dentro das suas próprias calças, das calças dos tementes a Deus, o tempo todo! Mas esse Deus, dentro de cada um, foi olimpicamente ignorado! Todos oraram, muito, por aquele Deus que tudo resolve e tudo provê, para quem acreditasse nisso
O Deus que se buscava – e ainda alguns buscam – era o que resolveria todos os erros e as burradas feitas por todos e por cada um, por conta e risco de cada um! Esse Deus não acredito que exista, pois se existisse estaria mais para otário do que para Deus…E chamar Deus de burro ou de otário é Fake News que ainda não foi lançada no mercado, que eu saiba. Então, deverá ser muito instrutivo e interessante acompanhar os tementes a Deus durante o evento do Fim do Mundo. Pode-se mesmo prever que é bom começar a orar desde já…
O novo Fim do Mundo também deve ser barra pesada para os políticos, especialmente os demagogos, os corruptos e os mentirosos, quer dizer, a maioria! Isso porque o fim do mundo será a hora de ver, finalmente, os políticos darem com seus burros n’água! Especialmente pelo fato de os políticos do Centrão não terem conseguido maioria no Congresso para desprogramar com emendas o tal do Juízo Final.
É nessa hora – dizem os entendidos em Fim do Mundo – que a “porca vai torcer o rabo”! Vai ser hilário e mesmo de morrer de rir, assistir o derradeiro capítulo do Juízo Final dos maus políticos. Será um Fim do Mundo em capítulos de morrer de rir… Eles vão se borrar todos – desde a hora que for anunciada que perderam a tal imunidade parlamentar, até o Centrão anunciar que “se converteu ao comunismo”! Porque Fim do Mundo tem disso!
Embora nada indique o Fim do Mundo possa começar neste sábado, caso What Zapp, Facebook, Instagram e Twitter resolvam entrar novamente em greve, mantenhamos a serenidade! A literatura sobre o Fim do Mundo é mais clara que a ‘regra do Arnaldo’: Garante que ele será precedido de avisos bem claros. Não se deve, porém, e por exemplo, pensar que aquela imensa nuvem de poeira lá no interior paulista seja um primeiro sinal! Aquilo é “só” o bicho homem
Mesmo. Destruindo o planeta, como sempre! A gente não tem jeito!
Um bom final de semana a todos (as)!