Hiper Badotti 93017
08/09/2021 às 07:43
Visualizações: 21285

Quirera Gourmet – 08/09/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

A Patriotada

Toda e qualquer manifestação de protesto realizada dentro da lei e da ordem é legítima, em países que mantém e respeitam o Estado Democrático de Direito – nome oficial do arcabouço de leis que rege, e delimita, o poder exercido pelo governo de qualquer país. Mas não se pode confundir manifestações de protesto e o legítimo direito de expressão com ameaças às autoridades e poderes constituídos. Criticar, pode! Ameaçar, não! Se o (a) distinto leitor (a) tiver alguma dúvida sobre isso, pode fazer um teste, ao vivo e a cores: Chegue na frente de um policial ou de um delegado e diga a ele algo como “ a tua hora vai chegar”…. para ver o que acontece a seguir!

Artificial

Por ignorância ou por conveniência, muitos brasileiros neste sete de setembro confundiram direitos de ir e vir e de liberdade de expressão, com afrontamento e ameaças a poderes autoridades constituídas, no caso o Congresso nacional, o Supremo Tribunal Federal e os ministros da mais alta corte do Poder Judiciário do país. Não foi exatamente uma surpresa ver o grande número de brasileiros que aderiram ao protesto – totalmente artificial e financiado, não espontâneo, pois convocado pelo despresidente….. E a explicação é simples: É muito mais fácil convencer ignorantes políticos ou pessoas de parcos conhecimentos sobre leis, do que “fazer a cabeça” de pessoas esclarecidas. E os organizadores são exatamente os mesmos que acusavam o PT de patrocinar manifestações. Vídeos de ontem mostraram refeições e hospedagem gratuita, em Brasília…

24% é Muito, Ainda

E se o líder da nação é comprovadamente uma pessoa de precária instrução, saberes e conhecimentos, é muito fácil para ele convocar a imensa legião de semianalfabetos (ricos e pobres), iletrados ou ignorantes políticos – igual a ele – para conseguir apoio às suas exigências e quereres, muitos deles reconhecidamente ilegais! A prova disso são os mais de 100 pedidos de impeachment contra o atual (des) presidente guardados na gaveta do Congresso nacional, a maioria deles por desrespeito às leis. Nunca antes nesse país um presidente foi tão desrespeitoso ao cargo que ocupa, quanto o atual. Isso sem falar em seu governo, que ontem (07/09), segundo pesquisa da Folha de S. Paulo, tinha 24% de apoio dos brasileiros! E a lei é para todos. A lei que está na escrita na Constituição, não aquela que o despresidente quer fazer valer, no grito….

Os Mais Ricos…

Outro aspecto que merece atenção é a faixa de público que continua majoritariamente apoiando Bolsonaro: Em Xanxerê mesmo, um grande número de carretas, caminhonetas e carros valiosos desfilou pela manhã, nas ruas centrais da cidade, buzinando e chamando atenção… em ruas vazias e sem nenhum tipo de público nas calçadas…. Caminhões de grandes transportadores, de poderosos produtores rurais, “gente do dinheiro” majoritariamente. Gente que não se preocupa – e nem vai se preocupar – com inflação, nem com desemprego, ou com os altos preços dos combustíveis, dos alimentos, da energia elétrica, do gás…E os mais ricos – vale frisar – também podem protestar, é lógico! Porém, convém lembrar, os mais ricos não formam a maioria da população. Resta saber o que os mais pobres vão achar da manifestação dos poderosos….

Os Mais Pobres…

Mesmo assim, o protesto foi em geral pacífico, em todo o país, com exceção de alguns excessos e declarações de populares exaltados e raivosos, exalando ódio, que acreditavam que iriam fechar o STF e o Congresso com seus gritos e sua histeria, vestidos de verde-amarelo. Felizmente a Democracia brasileira teve fôlego e tranquilidade para aturar, sem maiores sobressaltos, os milhares de exaltados e patrocinados manifestantes. Cabe, enquanto crítica, observar que o protesto teve muito pouco de espontaneidade e de participação verdadeiramente voluntária da camada mais populosa do povo: Os mais pobres…é lógico, não há grana, nem gasolina para ficar uma hora e meia dando voltas pela cidade. Então, não é difícil imaginar a provável reação do povão…

Ao Brejo…

E enquanto Jornalista mais ou menos atento ao que acontece no país, observo ainda que as manifestações deste sete de setembro atenderam, muito mais, às necessidades atuais dos fãs do chamado “Mito”, do que propriamente a um “incontido desejo” de protesto de parte da população. Porque a popularidade e os apoios ao (des) presidente e ao seu governo vêm numa longa, incontrolável e vigorosa queda. Era preciso, para os fãs de Bolsonaro, dar e ter uma resposta aos crescentes riscos de queda do governo e de impeachment do “Mito” – tanto que ele mesmo foi quem convocou o protesto. Porque viu, claramente que sua vaca troteia a passos largos para brejo…Na pesquisa divulgada ontem a Folha indica que o percentual dos que consideram o governo “razoável”, caiu de 30% para 24%….Nesta quarta, o PSDB, partido especialista em golpes, e também o MDB(idem, idem), reúnem-se para avaliar o Impeachment…

Risco de Deposição

No final de tudo pergunta-se se o protesto de ontem ajudou ou acabou por prejudicar ainda mais a imagem deteriorada do governo – conforme mostram inequívocas e muitas – pesquisas de opinião. Porque nas ruas das cidades do interior ou mesmo nas capitais, não foi grande a participação popular, com exceção de São Paulo e Rio de Janeiro, e outras capitais de grandes populações. Nelas, é fácil reunir milhares de pessoas, num feriado – e a convite da maior autoridade da nação – com diversas modalidades de “ajudas de custo”, ou “agrados”, tradicionais nestes atos. E vale também observar que é público e notório o crescimento das possibilidades de Bolsonaro não terminar seu mandato, pois não para de ameaçar os demais poderes…

 Zero de Inflação

E cabe, por isso mesmo, observar que mais de 75% estão satisfeitos. Mas estes também ainda não decidiram se manifestar, ou protestar nas ruas. Outro detalhe de ontem foi a total ausência de faixas pedindo geração de vagas de trabalho, redução de inflação, alimentos, gás, energia elétrica e combustível mais baratos, além de vacinas para todos. Tais queixas que crescem a olhos vistos nos noticiários de todo o dia na maior parte da imprensa e… o movimento ignorou isso. Porque para os mais ricos, preço de comida – ainda – não é problema…Mas Foi um protesto legítimo, porém notadamente estimulado pelos mais ricos e pelo governo, para tentar mostrar que ainda tem força. E tem! Mas é 25% e olha lá!

O Comunismo! De Novo???

Também está nesse quadro da realidade brasileira outro claro sinal de que as coisas não vão bem: Cresceram nos últimos dias as críticas, ofensas gratuitas e agressões doentias ao Ex-presidente Lula. Ele ainda mete (muito) medo especialmente em alguns empresários que se julgam ricos – e alguns até são, mas não tanto! O medo de Lula vem sempre escorado precariamente na precária muleta do comunismo…Uma velha inverdade, ou desavergonhada mentira, que a direita política e os mais ricos ainda usam muito – na falta de melhores argumentos! E  faz isso desde 1964 – sempre que as camadas de menor renda conseguem “tirar o pé da lama” – como estava começando a ocorrer no Governo João Goulart , em 64, e como aconteceu nos governos do PT.

A Força da Grana

O grande desejo de “mostrar força aos esquerdistas, petistas e comunistas que querem assaltar o Brasil e tomar suas carretas, suas lavouras, e suas mansões”, entretanto, pode não ter surtido o tão sonhado desejo. O que se viu foi uma demonstração não de força popular, mas de força do dinheiro! Para para querer tocar pavor na população – o que também é condenável, e nada democrático! O que me faz rir é imaginar que na cabeça dessa gente “do dinheiro” não passa a possibilidade de nós, meros mortais, estarmos vendo – e decifrando tudinho…Quem será que eles pensam que enganam?

Se Fosse o Talibã…

Cá de cima deste monte de Quirera, acredito também que todos saíram satisfeitos: Quem protestou, porque achou o máximo afrontar a autoridade constituída, mesmo que seja por breves momentos – e sem fechar coisa alguma! E quem assistiu também gostou, porque aconteceu nada mais do que estava previsto. O sete de setembro de 2021, para mim, vai ficar como o primeiro Dia da Independência comemorado com uma hilária patriotada. Risível, muito mais que preocupante! Porque, mais uma vez, menosprezaram a inteligência de muitos brasileiros. E gente que não respeita a Democracia veio falar (falsamente) em liberdade – como se o Brasil, hoje, fosse o Afeganistão, com Talibã hospedado de mala e cuia no… STF e no Congresso!

 

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br