Quem frequentou X-Bugre e Cobras & Lagartos sabe que também gosto de elogiar, quando alguém merece. Posentão: Meus parabéns ao Promotor Marcos Brandalise, do Ministério Público de Xanxerê, especialmente por suas declarações na entrevista a Ivan Marques, na Rádio Princesa, ontem. Mas parabéns também pelo conjunto da obra – que envolve toda uma valorosa força tarefa de combate ao Coronavírus, igualmente digna de elogios!! Venho gastando a tecla da criminosa, infantil e irresponsável prática das tais Fake News. Na entrevista, Brandalise colocou muitos pontos nos Is: Primeiro chamou os bois pelo nome ou, no popular, chamou as Fake News de FOFOCAS – e essa parte foi a que eu mais gostei. É o nome correto: Fofoca! E quem faz fofoca, pra mim, é fofoqueiro! Coisa feia que combato desde pequenininho.
Brandalise informou que alguns xanxereenses autores de mentiras na Internet foram devidamente identificados, ouvidos e confessaram a autoria. É óbvio que vão responder processo penal! Sejam lá quem forem os infelizes. Palmas também para a Polícia Militar e demais empenhados nesta ação – que merece destaque estadual e nacional, sem exageros! Não sei e não me interessa saber quem são os autores, mas é muito positivo, excelente mesmo coibir essa desagradável prática de disseminar mentiras. Perdão, Doutor: FOFOCAS! É sabido que este escrevinhador em outros dias não concordou e criticou algumas ações do MP, mas essa é outra conversa, e coisa do passado. O Ministério Público de Xanxerê é show de bola!
Hoje temos que gastar estoque disponível: Digno de todos os elogios o Grupo de Trabalho que atua no combate ao Coronavírus em Xanxerê. Não cito nomes porque já fui assessor de imprensa de prefeitura e sei que nestas horas muitos e valorosos trabalhadores, se envolvem e procuram fazer, como dizia-se “das tripas, coração! ” Não quero esquecer ninguém, mas sei que estão nessa brava luta a Secretaria municipal da saúde e de outros órgãos da prefeitura, a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, vigilância sanitária, Bombeiros, Câmara de vereadores, imprensa e muitos voluntários. Com o surgimento do primeiro caso, na terça-feira, foi possível constatar que existe planejamento: Isso já era esperado, e tinha que estar sendo aguardado com a tranquilidade que esses momentos exigem. Nada de pânico, ao contrário: Muita calma nessa hora e todos colaborando – principalmente tomando TODAS as precauções recomendadas! Importante salientar que (somente) em maio surgiu o primeiro caso. Isso é um dado positivo, muitos municípios da região tiveram casos bem antes, e é uma vantagem não pelo número de casos, mas porque demonstra a conscientização da comunidade! E comunidade que também está de parabéns. Os que seguem as recomendações, é claro…
Como são as coisas né? Foi só surgir a primeira confirmação de caso do coronavírus em Xanxerê e hoje, pelo olhômetro, deu para conferir a diminuição de pessoas circulando pelo centro de Xanxerê. Males que vêm para o bem. O brasileiro é tinhoso, precisa sentir na pele o problema para aceitar muitos avisos e alertas contra perigos. Menos mal que desta vez a desobediência civil tenha um exemplo ainda pior: O despresidente deste país é o ÚNICO NO MUNDO a chamar a pandemia de gripezinha. Também é o ÚNICO que, além de não alertar a nação para o perigo, desinforma e desencaminha a população ao participar e incentivar atos com aglomerações de pessoas, QUE O MUNDO INTEIRO ESTÁ PROIBINDO! Quando falo em “vergonha mundial” não é uma figura de linguagem é a triste realidade. Jornais do mundo todo elegeram o despresidente do Brasil – por suas palavras e atos irracionais – para o “cargo” de maior LÍDER MUNDIAL DO NEGACIONISMO! Negacionismo é não reconhecer como verdadeiros fatos que podem ser comprovados empiricamente, facilmente. No popular: Burro e teimoso!
Quem estava “mandando bala” ontem era o Prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla. Sem nenhuma voltinha, mandou seu recado como um direto no queixo: Tem vereador falando abobrinhas, coisas que não são verdadeiras, politicagens, falando mentira nas redes sociais, disparou Menegolla. Confesso que desconheço quem seria o nobre vereador que utiliza essa vetusta e arcaica ferramenta demagógica para fazer política. Também não me interessa muito saber quem é. Mas penso que a “excelência” deveria se modernizar… Sempre fui, sou e serei muito a favor de criticar. Porém – e mais ainda, sou radicalmente a favor de se falar, sempre, a verdade! Se não tem certeza, não fale. Informe-se antes! Tem também algumas pessoas que erram, falam sobre assuntos que não conhecem, dizem impropriedades, ou grosseiras e ofensivas mentiras, e depois prometem pedir desculpas…Mas não pedem, pensam que vai ficar por isso mesmo…. Eu mesmo tenho pelo menos uma dessas promessas para cobrar. E vou cobrar com juros e correção monetária! Como sempre, prevalece aquele velho e sábio dito Chinês: Boca falou, c(*) pagou!
Na onda de mentiras e Fake News a semana está se revelando muito produtiva também Brasil a fora: Agressor e agressora de manifestantes da saúde que fizeram ato em Brasília no final de semana foram devidamente identificados e agora vão se explicar com a velha e famosa “Dona Justa”. Outra: Uma mulher de Minas Gerais foi identificada e assumiu a culpa pela falsa notícia de que estariam se enterrando caixões com pedras dentro, para falsear notícias de morte pelo Coronavírus. Ela disse ter sido enganada, mas mesmo assim vai responder pela fofoca que espalhou pelo mundo a fora! Já haviam pessoas querendo desenterrar caixões com seus entes queridos e abrir para conferir…Se a internet democratizou e abriu as portas do mundo para todo mundo se comunicar de um jeito mais fácil e democrático, é justo que esse meio de comunicação seja utilizado com responsabilidade e com vergonha na cara! Não se admite, ainda mais em dias de pandemia como essa, molecagens do tipo espalhar mentiras para tocar pânico no povo. Cadeia nos fofoqueiros! Se alguns ainda acham fácil enganar todo mundo, agora e especialmente na Internet é bom ir revendo seus conceitos. O bicho vai pegar!