Ferragem Xanxerê 216950
06/10/2021 às 07:00
Visualizações: 13959

Quirera Gourmet – 06/10/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

Bola Fora e Caneladas

Cheguei a me programar, nas férias, para dar mais folga, corda, régua e compasso aos nobres vereadores xanxereenses. Porque as nossas excelências são, quase todos, estreantes nas artes edílicas, cênicas, políticas, econômicas e – hilárias – do Poder Legislativo municipal. E estreantes a gente sabe, cometem gafes, metem bola fora, chutam a canela e o pau da barraca e se consideram – isso é nítido nas transmissões da TV Câmara – em pleno Senado Romano, ao ocupar Tribuna da “casa do povo”! Daí inicialmente achei mais que justo dar um tempo nos vereadores zero km. Esforçados, mas amadores…

Soltei os Cachorros 1                                                  

Porém (ái, porém) fui obrigado a abrir mão da quarentena e aderir à ‘causa cachorreira’, digamos. E porque tudo tem limites, e também porque a cidade tem muitos e graves problemas “humanos” a serem resolvidos, sem qualquer menosprezo a cães e gatos, entre outros. E estes, os problemas humanos, agradeceriam muito, se os senhores vereadores ao menos olhassem para eles. E mais não digo, para não ser acusado de querer “saber mais que os nobres vereadores”, certamente sabedores dos problemas. Isso sem falar que corridas de cachorros não raramente aparecem na lista de maus tratos a animais, o que é crime…

Soltei os Cachorros 2

O fato é que ficar discutindo e APROVANDO moção de apoio ao Governador pelo fato dele ser favorável à LIBERAÇÃO DE CORRIDAS de CÃES….convenhamos: É rir da cara de quem paga os vossos salários, excelências! Vi, por exemplo, o governador autorizando obras em duas estradas intermunicipais que, há décadas, têm melhorias (asfalto) reivindicadas pelas comunidades de Abelardo Luz, Passos Maia e Vargeão, entre outros municípios. Moção de apoio ao governador por ter ao menos deitado seu olhar para a região, não vi! Resta frisar que mesmo as obras não acontecendo aqui no município, excelências, Xanxerê é o polo regional…

Pedido Antigo

As estradas que tiveram obras e melhorias anunciadas pelo Governador Carlos Moisés são as que ligam Abelardo Luz a Passos Maia, e Vargeão/Faxinal a Ipumirim. Ambas integram e interligam regiões de grande produção agrícola e encurtam distâncias. Mesmo que promessas não cumpridas seja muito comum, o mero anúncio de que as obras “agora saem” faz justiça a antiga reivindicação – manifestada pelo menos desde o primeiro Governo de Luis Henrique da Silveira, que pavimentou muitos acessos a municípios oestinos.

Prioridades

Cheguei quase a interromper minhas nababescas férias na costa azul do Caribe manezinho, o Tavares River, em Floripa, ao saber da inusitada moção a favor da corrida de cães…  E faço um pedido de morador/ eleitor às nossas excelências vereadores: Pensem duas, três, vinte vezes antes de desperdiçar ricas chances de manter a boca fechada, e fazer sucesso! Cheguei a imaginar que tipo de comércio lucraria com o incremento às corridas de cães. Isso geraria empregos? Melhorariam as estradas do interior? Uma vez existiam – nas Câmaras de vereadores –  prioridades. Hoje, não se fala mais nisso…

Cachorródromo?

Corridas de cachorro devem ser – deduzi depois – algum passo inicial a um futuro empreendimento bancado por investidores locais e da região, para alavancar a economia. Afinal, Vargeão anunciou um mega investimento de multinacional, uma grande fábrica de rações para cães e gatos. Então, talvez algum vereador tenha informação de bastidor, ou tenha sonhado, que incentivar corridas de cães…. um “cachorródromo”, pode ser boa aposta? Vai ver que é isso, não sei…. Note que não estou suspeitando, nem querendo sinalizar que a indústria de rações e as corridas de cães tenham algo a ver. É apenas mera suposição….

De Comadre

A volta das férias também mostrou vereadores em hilários duelos verbais – típicos do Senado Romano. Exemplo: Jogar na cara de vereador que ele já foi condenado (ficou inelegível e cumpriu a pena) por malfeitos, na mesma “Casa do povo”, anos atrás, é mesquinharia, ou falta de assunto! Principalmente depois que o vereador deixou de ser inelegível e mais: recebeu, da comunidade, votos suficientes e se elegeu novamente! À luz da lei e dos votos nas urnas, o vereador tem os mesmos direitos e deveres que todos os demais. E pagou por seu erro, certo? Ficar olhando para trás e acusar de pecados lá do Século XX também não é de interesse da comunidade…certamente como briga de comadre, é bom prato…

Não é o Senado!

Depois de acompanhar de perto umas seis ou sete legislaturas da Câmara de Xanxerê, tenho palpite: SE os atuais ocupantes da “Casa do Povo” mantiverem seu atual “animus beligerantis”, ao final de seus mandatos só vão sobrar penas para todo lado e galos de rinha, estropiados e pelados! Com poucas realizações para melhorar a qualidade de vida dos xanxereenses – meta que todos têm e pela qual são bem pagos. Se deixarem de lado a querida e amada fogueira de vaidades e lembrarem que Xanxerê NÃO é Roma, e que eles NÃO são senadores romanos, acho que a safra pode colher bons frutos. Boa vontade não falta, mas…. é o que pensa e acredita este reles escriba…

Sabiá no Camboatã!

No mais, chegou a primavera e a redação desta Quirera Gourmet já desfruta de música ao vivo, graças a um destemido e afinadíssimo Sabiá “peito roxo” (o Laranjeira, ave símbolo do bananão) que madruga e acorda o povo, a partir das cinco da matina! Ele usufrui confortável suíte instalada no magnifico Camboatã residente em frente à janela! Camboatã que se prepara para transformar suas flores em frutos…. Algo que atrai várias espécies diferentes de pássaros, para o banquete das frutinhas, ainda em formação. O Camboatã, o Sabiá e sua música não deixam esquecer que a primavera chegou. E com ela, flores, perfumes e alto astral – apesar das forças contrárias! Uma boa e perfumada primavera aos estimados (as) leitores (as)!

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br