Hiper Badotti 93017
06/04/2021 às 06:49
Visualizações: 24453

Quirera Gourmet – 06/04/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

Queimaram Tudo! Porque será?

Acredito que poucos saibam, mas os arquivos da Câmara de vereadores de Xanxerê relativos aos “anos de chumbo” da ditadura militar de 1964…não existem mais! Falo dos anos de 1964 a 1980, mais ou menos, antes da promulgação da nova Constituição. Obtive essa informação em 1988, quando fui assessor de imprensa, por um mês apenas, na casa do Legislativo xanxereense e logo saí. Preferi ser repórter da Sucursal do Jornal O Estado, em Chapecó, onde trabalhei por dois anos e pouco. Os arquivos seriam riquíssimas fontes de pesquisa sobre quase vinte anos de história de Xanxerê, pois os principais fatos, de qualquer município, sempre têm reflexos na Câmara de vereadores. E acredito que foram queimados porque alguém achou que lá existiria alguma coisa comprometedora, ou deveras reveladora, sobre o que aconteceu por aqui, nos tristes e vergonhosos anos do golpe militar de 1964.

Os Motivos…

Não vou revelar o nome do vereador que, segundo o relato que ouvi na época, teria sido o principal responsável pela literal queima dos arquivos. E não revelo porque não tenho total certeza da autoria, embora tal certeza chegue a uns 90%. Mas é uma informação que ainda vou buscar, pois há testemunhas, outros vereadores da época ainda estão entre nós. Não tenho aqui a intenção – já quero adiantar –  de condenar, nem de jogar aos leões, o possível autor, autores, ou o principal incentivador da queima de arquivos. Até porque tal atitude não traria os arquivos de volta, infelizmente. Minha intenção aqui é comentar, ou especular, sobre os motivos de se tentar esquecer o que se passou naqueles tristes anos…

Informação Precária

É que tenho bem claro a lembrança de pessoas comuns, cidadãos xanxereenses que, logo após o golpe de 1964, passaram a ser malvistos, criticados e até perseguidos, pois eram brizolistas e, portanto, na cabeça de muitos apoiadores do golpe, comunistas! Essa rotulação essa perseguição ou esse preconceito existiu e foi muito forte. É óbvio que naqueles anos muitas pessoas bem ou mal informadas sobre os acontecimentos de Brasília e dos grandes centros do país, tivessem uma previsível “queda a favor” dos militares golpistas. Naqueles tempos a informação não corria como hoje, andava a pé. E em Xanxerê as informações eram restritas aos poucos assinantes do Jornal Correio do Povo e aos também raros ouvintes de emissoras de rádio como a Guaíba ou a Tupi, de São Paulo, entre outras, poucas.

“Yankees, Go Home”!

E não tenho dúvidas de que naqueles arquivos deveriam estar registrados apaixonados depoimentos a favor dos militares, do golpe e do combate ao comunismo…. Uma falsa ameaça que hoje, os livros de historiadores que analisam os acontecimentos daqueles anos, negam com depoimentos e documentos incontestáveis. O que havia, em toda a América Latina, era uma intensa propaganda anticomunista. E isso porque há apenas três anos (1960/61), Fidel Castro derrubara o ditador Fulgêncio Batista (amiguinho dos Norte-americanos) – o que devolveu Cuba aos cubanos! E havia o temor de que os russos e o sempre odiado comunismo, através de Fidel, pudessem irradiar suas ideias e seu movimento a outros países da América do Sul…E Tio Sam não admitiria que comunistas viessem ciscar aqui no “seu quintal”. Quintal onde já existiam jovens pichando muros com preocupantes “Yankees, Go Home”!

Derrubar Governos

Essa história é bem conhecida, mas só pelos poucos leitores que hoje ainda se interessam em ler a história, recente e das antigas, desse país. Um país que continua a ensinar, nas escolas, uma História completamente distorcida – e o exemplo disso, acredito que ainda não corrigido, é a farsa que me contaram na escola sobre a Guerra do Paraguai – e que, possivelmente, deva estar sendo contada do mesmo jeito, até hoje. Mas essa é outra conversa. Os fatos da época revelam ainda que os Estados Unidos era, desde o fim da segunda Guerra mundial, “useiro e vezeiro” em derrubar governo, democráticos, legitimamente eleitos ou mesmo ditatoriais, que não estivessem alinhados – e de joelhos – diante da maior potência militar do planeta! Na maioria dos países hispânicos da América Latina, Tio Sam derrubou e elegeu muitos governos, nos anos 60, principalmente, com um “empurrãozinho”, como se derruba uma fruta madura. Faziam o que queriam, e é só bobear, que ainda fazem!

Privilégios

Em Xanxerê, voltando à Câmara de vereadores e seus arquivos incinerados, tudo leva a crer que neles deveriam estar registradas palavras, posicionamentos e julgamentos que, à luz dos conhecimentos lá da década de 1980, poderiam comprometer, ou ofender, de algum modo a memória de alguns insignes representantes do povo. Representantes que – a exemplo de muitos bons cidadãos brasileiros – embarcaram no canto (e no conto) da então encantadora sereia militar e de sua enganação de “salvar o Brasil do comunismo”! Enganação – aliás e pior de tudo – que hoje, há quase 60 anos do golpe de 1964, muitos brasileiros voltaram a acreditar e, pasmem, a defender! Jango e seu governo, cumpre lembrar também eram chamados de comunistas, porque queriam aprovar as “reformas de base”, que nada tinham de comunistas. Mas tiravam alguns seculares privilégios da elite econômica e política desse país. E beneficiavam parcelas mais pobres da população…

Vargas, Jango, Brizola, Lula…

E voltando, de novo, a saudar os que leram e ainda gostam de ler sobre a História desse país, estes sabem muito bem que essa conversa de ameaça comunista, surgida novamente agora, também surgiu em outras oportunidades, sempre que alguma presidente tentou dar mais educação, saúde, segurança, trabalho, renda e melhores condições de vida para as camadas mais pobres da população…Vargas, Jango & Brizola e Lula cometeram tal “pecado”! E fez isso, aqui no Brasil, amanhã, ou depois ou na semana que vem, passam a te chamar de comunista! E o povão – que seria o maior beneficiado por tais políticas acredita! Porque esse mesmo povão – a imensa classe média brasileira incluída – não possui conhecimentos da História e nem capacidade política para compreender que ele é massa de manobra, manipulado e enganado à luz do dia pelas redes globos da vida, eternamente a serviço dos grandes grupos econômicos. Nunca, jamais, a favor da maioria da população!

Quem é Comunista?

Daí porque é uma lástima (para não dizer um crime!) que se tenha queimado os arquivos da Câmara. De lá poderíamos extrair grandes mentiras jogadas à população pelos governos militares, pela imprensa e pela elite econômica da época. A mesma elite que hoje manda no país. E que se sente acuada ao ver pobre viajando de avião, ou indo para Paris, ou para a Disney. “Pobre, no Brasil deve saber onde é o seu lugar”… E por mais preconceituosa e criminosa que tal sentença seja, ela ainda é muito mais real, e mais verdadeira, do que muitos de nós possamos imaginar. Ontem ainda ouvi alguém na rua falando em comunista, referindo-se a outra pessoa que é a favor da vacina, de usar máscara e de não aglomerar…. Se isso é ser comunista, o (a) amigo (a) leitor (a) acabou de ler um texto comunista, de um Jornalista comunista! Foi por isso que lembrei dos arquivos da Câmara: Os Comunistas!

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br