É divertido, com uma pitada de horror, acompanhar algumas opiniões postadas no Facebook por admiradores do despresidente ainda fiéis à maior enganação eleitoral dos 521 anos da história desse país. Ontem vi uma xanxereense impávida informar aos navegantes que a inflação está altíssima porque “o pessoal ficou em casa”, ou guardou quarentena no pico da Pandemia. Esqueceu que esse ‘ficar em casa’ na maioria absoluta dos casos não significa que a pessoa não trabalhou, pois o “home officer” (trabalhar em casa) bombou! E mesmo que se deixasse de trabalhar, não sei como isso daria inflação….
Acredito que tal visão das coisas comete pelo menos dois erros: Primeiro, não foi isso que causou a inflação, foram vários fatores e em todos eles, faltou governo competente. E em segundo, criticar quem ficou em casa equivale a dizer que ninguém deveria ter feito a quarentena. O que pode ser traduzido como achar que o isolamento social era desnecessário. Faltou só a sabidona cidadã negacionista dizer que tomar cloroquina e ir trabalhar era a melhor receita para matar o Covid-19. E ontem (04/11) a Alemanha informou que o número de casos novos por lá superou o antigo recorde, lá do início de 2020. Resultado, acredita o governo, de pessoas que recusaram a vacina. Uma quarta onda está na área… Negacionistas…
O primeiro sinal de inflação galopante veio com a disparada preço do arroz, e seu sumiço, depois que os grandes produtores resolveram exportar tudo, aproveitando a alta do dólar. Antigamente, mesmo nos governos Sarney, FHC e outros, o governo garantia o chamado estoque regulador, para assegurar o consumo interno, o que também regulava o preço. Neste, não. Porquê? Porque neste desgoverno nada se faz para proteger e garantir boas condições de vida para as camadas de menor renda. E arroz é (no linguajar de muitos) “comida dessa gente”…Gente que é a maioria da população!
Não tenho números atuais, mas é fartamente sabido que no Brasil mais de 80% das mercadorias circulam por via rodoviária, consumindo combustíveis derivados de petróleo. E os combustíveis – graças a “mudança” (seria melhor chamar de sacanagem) determinada pelo desgoverno, os preços passaram a ser atrelados ao mercado internacional, em dólar. Isso com a agravante de que o Brasil tem (ou melhor, tinha) petróleo suficiente para refinar e garantir o consumo interno a preços bem mais acessíveis. Desnecessário dizer que aumentando o preço dos combustíveis, tudo aumenta…
Desde Temer, mas com muito maior intensidade no atual desgoverno, a preocupação com as camadas mais pobres da população foi escondida naquele quartinho de guardar entulhos, lá no fundo do quintal. Os mais pobres que se virem, ou que melhorem de vida acreditando na tal “meritocracia”. Nesta semana o desgoverno acabou com a Bolsa Família, porque…. era do PT! Cortou verbas da agricultura familiar, da educação, da saúde, do meio ambiente. E contratou, a peso de ouro, o “centrão”- a elite do que há de pior na política nacional!
Na primeira visita feita aos Estados Unidos, ainda no início de 2019, o despresidente que nos desgoverna avisou, sem ficar vermelho, que seu governo veio “para desmanchar o comunismo” dos governos petistas. E tem cumprido a palavra: Só desmancha, construiu absolutamente nada! E o governo do desmanche ainda não acabou: Vai continuar demolindo e derrubando o Brasil por mais um ano…
…O Bolsa Família, além de ser elogiado e ganhar prêmios internacionais, foi copiado por vários países e até hoje é aplaudido, mesmo que nesta sexta-feira sejam pagos os últimos benefícios mensais do programa, que o desgoverno acabou de acabar! Em seu lugar entra outro programa, com prazo de durar até a eleição…Na fila de extermínio ainda estão os Correios, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e até o Samu que será gerenciado pelos estados, com execução privatizada….E resultados bem previsíveis!
Nenhum país do mundo civilizado que tenha companhia estatal de Petróleo sequer cogita em vender a empresa. No Brasil, isso é meta de governo. Na semana que passou, o despresidente classificou a Petrobrás como “um problema”. E disse que a empresa era comandada pelo PT – o que é apenas mais uma clamorosa mentira, pois a estatal sempre teve total autonomia. Isso até chegar o desgoverno que nos aterroriza! Ou seja: Bolsonaro destrói ao Petrobrás e mente, para culpar o PT…
Também li nesta semana declarações de xanxereenses que votaram no atual despresidente, dizendo-se arrependidos, enganados e feitos de trouxas. Alguns até enxergaram que esse governo além de fazer porcaria nenhuma de positivo, ainda destruiu, desmanchou, fechou ou acabou com muitas coisas que cumpriam seu papel e ajudavam a melhorar a vida dos mais pobres… Mas ajudar os mais pobres não é um dos vergonhosos objetivos desse desgoverno!O objetivo é tornar os ricos mais ricos. E enganar a incauta e desinformada classe média. Com mentiras escabrosas…
Com estapafúrdias declarações do “mito” e os ridículos absurdos ditos e cometidos pelo atual desgoverno, o Brasileiro vive um novo status mundial: Ao invés de fazer piadas sobre trapalhadas de outros governantes e de outros países, como sempre se fez por aqui, agora viramos isso sim, a bola da vez! A imprensa mundial deitou e rolou com Bolsonaro perdido no encontro do G-20 – que reúne anualmente as 20 maiores economias do planeta.
Nosso despresidente parecia um ”guaipeca” caído de caminhão de mudança…Entre as muitas estórias que rolaram na imprensa têm a da Primeira Ministra Alemã, Angela Merkel, que teria levado um pisão no pé, dado por Bolsonaro (que na reunião sabia nem onde botava o pé). Contam que Merkel teria dito: ”Eu sabia, só poderia ter sido você”! Outra conta que a líder alemã revelou, dizem: “ Já pisei na merda algumas vezes, mas ser pisada por um merda é a primeira vez…”!
Um bom final de semana a todas (os)!