De medalha, pódio, skate e surf…com os maiores saltos olímpicos os brazucas demos um belo refresco nas notícias pesadas que dominam o noticiário, aqui no berço esplêndido! É bom virar o disco, mesmo que isso melhore nadica de nada! E nem deixa menos vergonhoso o que acontece, diariamente, a partir do cercadinho da antiga capital deste antigo país…. Hoje mais parecido com o quintal de uma família, e da sua milícia.
Gostei de ver a Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Xanxerê, mandou bem ao exigir, obrigar mesmo, todo servidor municipal a tomar a vacina anti Covid-19. Estamos numa guerra – mundial – contra a expansão agora da tal variante Delta, segundo capítulo da praga que assalta o planeta. E o número de mortos não permite mais, nunca mais, que voltemos a menosprezar o adversário, o novo Coronavírus!
Se estamos numa guerra – é bom não esquecer disso – todo cuidado continua sendo pouco. Porque ainda morre gente, menos gente, mas morre, todos os dias. E as notícias vindas de países bem mais adiantados, com povos mais inteligentes, e (muito) mais bem governados que o nosso, …não são boas! E tem mais preocupação: A velocidade de vacinação canarinha…foi desclassificada na Olimpíada!
Como era de se esperar, no retrógrado país onde não conseguiram comprar mais vacinas porque se descobriu a propina de um dólar a dose, faltam vacinas! Dias atrás num estimado e querido município do Oeste, suspendeu-se vacinação – pelo menos isso foi dito oficialmente – por conta do intenso frio! Até pode ser tolerada a tentativa de tapar o sol com peneira. Mas alguém deveria cobrar: Mais Vacinas! Estamos em falta, dia sim, outro não…
É desnecessário, mas mesmo assim apito: Que Deus nos livre se, por uma dessas péssimas notícias, começarem a subir o número de casos do variante delta. O bicho vai pegar, de novo! Mesmo no Japão das Olimpíadas, diz a Rádio Corredor, as coisas não estão sendo bem contadas. Os casos, não as disputas olímpicas. Os EUA pagam para vacinar negativistas e outros países também engrossaram os cuidados…
Faz mais de ano e meio que estamos dizendo o mesmo: É doença nova, ninguém sabe que bicho vai dar… E temos é que agradecer à Ciência que em tempo recorde produziu vacina confiável e eficiente. Se não fosse eficiente – e principalmente se NÃO TIVÉSSEMOS VACINA, alguém aí arrisca um palpite do placar da goleada olímpica que o mundo todo estaria levando, hoje??? Estaria bem mais que sete a um…
Mas – inacreditavelmente – seguem os movimentos, motociatas e aglomerações sem máscara, tudo para negar a Ciência, a Vacina, a Urna eletrônica, …E outras verdades que doam, ou incomodem os que se consideram donos da verdade. É que alguns – ainda bem que em minoria – preferem fabricar e acreditar suas próprias verdades, como se cada um fosse uma espécie de “Novo Deus”! E pudesse mudar as leis e verdades pétreas, não das leis, mas da VIDA! Ainda querem nos empurrar isso, goela a baixo! Um fiasco atrás do outro…
Cansei de escrever meu convencimento de que estamos numa fase retrógrada, regredindo em termos de evolução. Mas não vou lançar aqui a ideia negacionista de que o planeta Terra esteja girando ao contrário…. Mas seria um golaço de negacionismo!!! Talvez eu possa usar isso para reafirmar, reforçar ou tentar impor, goela a baixo, que estamos indo para as cavernas…. Seria cômico, se não fosse trágico!
Escutando aqui a seleção olímpica feminina de vôlei ganhar do Condomínio Russo! Impossível não imaginar alguns moderníssimos fãs do atual despresidente pulando no sofá, e gritando: ”Tomaram, seus comunistas”! Tenho que confessar um segredo “de munhêro” aos leitores e leitoras destas “Quireras”: A situação dos deitados eternamente em berço esplêndido não é das melhores! Mas ainda é possível rir da nossa própria desgraça!
Porque existem (não conte isso a nenhum bolsominion) comunistas fichados (no partido, não na delegacia) em muitos países do mundo. E por lá eles geralmente não se mostraram tão ignorantes quanto alguns capitalistas por aqui. Mas ignorante tem lá também, isso tem mesmo! O fato é que o mundo inteiro (menos aqui) sabe que comunistas não comem criancinhas, não se escondem atrás do vaso sanitário e não querem acabar com as famílias, entre outras Fake News famosas por aqui…
O fato é que não queremos mais casos, muito menos picos de casos, de Coronavid por aqui. Com essa ou com outras variantes que possam vir. Porque prevenir também continua, apesar da pandemia, sendo melhor que remediar! E ninguém ainda sabe o que fazer para conter – de uma vez por todas – o novo Coronavírus. O resto da história pode ser considerada literatura. Mas estamos em guerra….
Andei lendo e recomendo pesquisar na rede sobre a “Gripe Espanhola” – a última Pandemia, antes da atual. Ou peste – como eram popularmente chamadas as pandemias. Apesar da enorme desvantagem da Ciência (e da tecnologia) de cem anos atrás para hoje, podemos ter ideia da verdadeira desgraça que seria se…não tivéssemos a vacina!
Por isso a validade do Comunicado da Prefeitura de Xanxerê, obrigando servidores públicos a se vacinar: Eles atendem milhares de pessoas, precisam ser valorizados e, ao mesmo tempo, não se pode correr o risco de servidor público ‘ajudar‘ a propagar o vírus!
Segundo os pouco confiáveis números da campanha de vacinação, o Brasil inteiro vacinou até agora, com duas doses, algo em torno de …20% da população. Para quem começou em janeiro, vamos lá: É MUITO POUCO”! E a velocidade de vacinação caiu muito, embora não se fale nisso. Com o agravante de que agora estamos vacinando faixas etárias com mais gente e alguns, mais jovens, com grande potencial de, ainda, renegar a vacina…
O momento olímpico que nos desculpe, mas a saúde continua fundamental! E a vida mais ainda! É preciso um esforço conjunto a favor de ampla campanha de VACINAÇÃO, JÁ! E PARA TODOS! E o quanto antes! Tem muita gente escondida, mentindo e fingindo estar vacinada, o que é preocupante! Conter a expansão do vírus, agora, e a segunda maior arma para valorizarmos a vida. A primeira é a VACINA! E Obrigado, SUS! Obrigado, Ciência!