Ferragem Xanxerê 216950
05/05/2021 às 07:42
Visualizações: 17655

Quirera Gourmet – 05/05/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

O Dinheiro Público! …Esse Tão Querido!

A notícia da semana dá conta de suspeitas de maracutaia, ou de alguma coisa de podre, num concurso para vagas de trabalho na Câmara de Vereadores de Xanxerê. A iniciativa e o concurso aconteceram na Legislatura anterior, o que não exime a atual de investigar os fatos. E estes estariam relacionados ao “vazamento” prévio do gabarito de provas do concurso. Não custa lembrar de que se trata, mais uma vez, daquele ente querido, muito querido e sempre lembrado: O dinheiro público! Os fatos estão sendo levantados pelo Gaeco, em investigação coordenada pelo Promotor de Justiça Marcos Brandalise. Mesmo que os atuais vereadores tenham nada a ver com a Legislatura anterior, o dinheiro ainda é público, e os deveres e obrigações dos vereadores não mudaram. No âmbito do Legislativo, uma CPI também vai investigar os fatos.

Propaganda Anônima… E Criminosa!

Panfleto anônimo continua sendo distribuído em Xanxerê “receitando” medicamentos não indicados para o combate à Covid 19. Com Banner na cor verde e bem conhecido – se a Justiça quiser identificar os autores é coisa rápida – os agora anônimos contraventores pregam: “COVID – 19 TRATAMENTO PRECOCE SALVA VIDAS# EU APOIO – Xanxerê SC”. O panfleto aconselha, ou receita mesmo, tanto o “tratamento de prevenção” quanto o “tratamento precoce”, com “vitamina D, Zinco e Ivermectina” – para a prevenção. E de “Hidroxicloroquina, Ivemectina, Azitromicina, Vitamina D e Zinco”, para tratamento precoce. É bem corajosa a tal campanha, além de ostentar falta de respeito: No município, até mesmo pessoas com curso superior e razoavelmente conhecedoras, inclusive, da área biomédica (além de muitas outras) acabaram falecendo. E usavam os mesmos medicamentos…

Curandeirismo Era Assim!

Não conheço e não sei se existe em Xanxerê um representante do Conselho Regional de Medicina. Mas tal prática caracteriza sem dúvidas uma indevida – e criminosa – interferência de leigos no exercício da Medicina. Receitar medicamentos em panfletos anônimos é pratica antigamente usada por curandeiros…E dava cadeia! além disso, recentemente, só para lembrar, a Justiça Federal de São Paulo proibiu qualquer propaganda governamental de remédios não recomendados para o tratamento da pandemia. Lei neles! Aqui em Xanxerê provavelmente, existem pessoas (bem) pagas, não apenas para desacreditar a Pandemia, como para defender kits covids e assemelhados. São os tais influenciadores, não apenas digitais, com panfletos, também!  A notícia da proibição foi publicada em 30 de Abril, pelo Portal Poder 360, confira abaixo.

“Ações Publicitárias”

(Do Portal Poder 360): “A Justiça Federal de São Paulo proibiu na 5ª feira (30.abr.2021) que a Secom (Secretaria Especial de Comunicação) do governo federal faça campanhas publicitárias que defendam o tratamento precoce ou o kit covid, um conjunto de medicamentos sem comprovação científica. A juíza Ana Lucia Petri Betto também decidiu que os influenciadores digitais contratados pelo governo federal para divulgarem o kit covid se retratem e “no prazo de 48 horas da intimação, publiquem, em seus perfis oficiais, mensagem de esclarecimento, indicando que não endossam a utilização de medicamentos sem eficácia comprovada”. A matéria informa ainda que, segundo a Juíza, “a Secom deve se abster de patrocinar ações publicitárias, por qualquer meio que seja, que contenham referências, diretas ou indiretas, a medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19”. (Grifos da Coluna).

Aquele Muito Querido, De Novo, na Roda…

A mesma matéria traz também outra informação que pode desvendar de onde vem a grana para pagar panfletos anônimos e outros materiais de propaganda do “tratamento precoce”, “Kit Covid”, etc: “Em 5 de abril, o MPTCU (Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União) pediu esclarecimentos ao governo federal sobre a fonte de recursos utilizada para pagar a campanha de publicidade feita com os influenciadores digitais. Segundo uma reportagem da Agência Pública, o Ministério da Saúde e a Secom gastaram mais de R$ 1,3 milhão dos cofres públicos para pagar ações de marketing de influenciadores digitais a favor do uso do kit covid”. É bem fácil imaginar que tais influenciadores, com boa grana na mão, não se limitem apenas a influenciar nos meios digitais. Podem, por exemplo, organizar carreatas, imprimir panfletos anônimos. E, mais uma vez, trata-se daquele muito querido e sempre lembrado, o dinheiro público. Isto é, de todos nós…

Falsos Médicos?

Já disse isso aqui, várias vezes, e digo novamente: Com receita médica, qualquer um pode tomar o medicamento que quiser, inclusive as cloroquinas da vida… A saúde é dele, a grana também e se ele confia no seu médico, deve fazer o que lhe foi recomendado. Minha bronca ainda é, foi e continuará sendo contra falsos médicos, ou qualquer um que se arvore a receitar medicamentos sem qualificação profissional para tanto. E que, ainda por cima, receitem medicamentos sem comprovação de eficácia! Minha crítica é motivada por pessoas convencidas de que o tratamento precoce “funciona”, e que são as primeiras a mandar às favas todas as restrições e protocolos que devem ser seguidos para conter a Pandemia! Que estamos andando para trás, não há dúvidas… Mas será que chegaremos a ressuscitar o curandeirismo???

Negacionistas

E isso afeta a cada um e a todos nós, sem restrições! E outra vez: Se tais medicamentos curassem, o mundo inteiro estaria usando! Porém o que se vê é o mundo inteiro rindo de brasileiros que insistem na tal Cloroquina e assemelhados! São – eles se acham – as pessoas mais inteligentes que o mundo inteiro! Eles desdenham, menosprezam e não ficam com vergonha por renegar renomados institutos e sumidades mundiais da Ciência. Se consideram “Jênios” (com jota). Mas, em bom português, eles são é NEGACIONISTAS! Esta palavrinha, nova, é utilizada para definir praticantes, seguidores e defensores de ignorâncias, comprovadas!

Lamentável…

E na sessão da Câmara de vereadores de Xanxerê de segunda-feira (03/05) um “nobre colega” proclamou lá do alto da tribuna que a Pandemia “já está acabando”. Não deu detalhes, nem as fontes de onde ele tirou tão desejada e esperada informação. Certamente ele não está preocupado com uma (muito provável) nova onda, infelizmente já anunciada por cientistas e estudiosos, no Brasil e no mundo. Antes de dar uma informação desse calibre a pessoa deveria, no mínimo, respeitar as muitas vidas perdidas nessa batalha contra o negacionismo e a ignorância. Dizer que a Pandemia já está acabando é atitude irresponsável….

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br