Hiper Badotti 93017
05/04/2021 às 06:57
Visualizações: 23199

Quirera Gourmet – 05/04/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

O País do Futuro. Ou o Triste Futuro de um País…

Acredito que nunca antes decepcionei tanto com o Brasil, com os brasileiros e com os políticos igual a hoje. A ponto de me censurar por (talvez) estar sendo muito pessimista, exigente, chato, perfeccionista e teimoso, entre outros. Sempre fui crítico com políticos, governos e com os amigos do jeitinho brasileiro, interesseiros. Mas nunca perdi a vontade de defender bons políticos, governos transparentes, competentes e esforçados, nem de acreditar no povo brasileiro e exaltar suas qualidades – que não são poucas. Mas nos últimos cinco ou seis anos ando cada vez mais desanimado com esses figurantes. Vejo críticas de muitos xanxereenses ao governador e ao presidente. E ambos colheram aqui estrondosas vitórias nas urnas. Ao mesmo tempo pipocam indignadas reações do tipo “ como é que chegamos nesse ponto”.

Nada Confiáveis…

Já cogitei ser da idade, tenho quase 30 anos de profissão, a maior parte deles como repórter de jornal. E sempre acompanhando a política, também como editor, colunista, dono de jornal, assessor de imprensa, assessor de campanhas políticas, entre outras. Convivi e conheci alguns políticos de expressão estadual e nacional, e alguns são pessoas de sucesso, por razões e ângulos diversos, não por virtudes e qualidades. Mais por suas habilidades e expertise na arte da política brasileira. Porque de ciência mesmo, não tem muito. Levar vantagens pessoais é, na maior parte deles, a bandeira principal de seus mandatos. Assim, digo que até reconheço a astúcia, mas nunca votei, nem votarei. São inteligentes, mas nada confiáveis. E não representam seus eleitores…

Só Intere$$es

Reconheço a inteligência porque souberam e sabem conduzir suas carreiras políticas como pilotos de Fórmula um, e muitos são vitoriosos.Sob o ponto de vista pessoal, é claro. Não os considero políticos comprometidos com os anseios nem da população e nem mesmo com os desejos de quem votou ou vota neles. São muito espertos, essa é a palavra. Não cometem crimes, apenas não cumprem a palavra que empenham, “esquecem” seus compromissos e nem se comprometem a ser porta-vozes de seus eleitores. São porta vozes, porta retratos e porta interesses deles mesmo e dos que inve$tiram em suas campanhas. Investiram por intere$$es, não por buscar melhorias para a população.

Caindo de Podre

Também não tenho dúvidas de que o modelo político, as leis eleitorais e o entorno que envolve a política partidária neste país é parte de um sistema corrupto, ultrapassado, caquético, sucata…. Caindo de Podre! Os eleitores, boa parte deles, provavelmente a maioria, condena (da boca para fora) esses políticos. Porém se tiverem uma chance abraçam aquela tetinha, calam a boca diante de falcatruas e cambalachos, fazem olhar de paisagem para seus bandidos preferidos. Por conta disso é visível que a qualidade dos políticos que temos reflete, com perfeição e exatidão, o nível dos eleitores e da sociedade em que vivemos…. Hoje mais que sempre essa verdade está escrita, bem grande e com letras coloridas, em muitas testas de radicais críticos dos políticos. Nós mesmos, os eleitores. Políticos e eleitores, assim lembram o velho dito “se correr o bicho pega, se para o bicho come”!

Sem Esperanças

Parece claro que ainda não conseguimos encontrar um modelo de político que mereça a confiança a ponto de dizermos: “Esse aí é o futuro, temos que seguir por esse caminho”. Com vícios herdados do que existe de pior na atividade, nossos representantes eleitos – com raríssimas exceções – apenas para honrar o dito que toda regra tem exceção – são legítimos paus velhos, brasílias e chevettes, mortos vivos que perambulam de eleição em eleição. Pior ainda: vejo a maioria de jovens vereadores – em início de carreira – copiando fielmente esse modelo viciado, superado e impregnado de mentiras. Mas os eleitores continuam votando e ainda vão votarão neles! Isso só mostra que não há esperanças de uma luz, nem no fim, nem depois do túnel.

Palhaçada

O quadro atual do cenário político nacional é um circo de horrores, com palhaços dos três poderes em cena, sem distinção. Acredito que de tanto ver o Legislativo se locupletar, cercar-se de garantias, mordomias, imunidades e privilégios, Judiciário e Executivo passaram, há anos, adotar a mesma “tática”. Aquela mesmo, de levar vantagem em tudo. E o resto que se exploda! Há uns 30(TRINTA!) anos atrás o Brasil elegeu um presidente que iria acabar com as mordomias, com os marajás e com os funcionários fantasmas. Não cumpriu o que prometeu e acabou sendo “renunciado”, para escapar de ser cassado por corrupção. E essa galinha de ovos de ouro – as ricas tetas da barrosa –  para piorar, agora seduz também os militares. Ou melhor, isso também não é de agora, mas atualmente eles perderam qualquer timidez ou rejeição a mal feitos, que antes tentavam disfarçar ou esconder. Prova disso? Para mim uns trinta quilos de cocaína sendo traficados, por militares. E dentro de avião da comitiva presidencial. Até hoje, sem nem ao menos uma explicação…

Farsantes

Na maioria da população, o Brasil também deixou de ser o país católico (minha religião, embora não pratique), para ver surgir uma vasta legião de exploradores da pobreza, com igrejas claramente mercantilistas (a maioria) que oferecem bizarros milagres embutidos em grãos de feijão, e que prometem milagres no atacado e no varejo! Vendem até vassouras ungidas que “expulsam” todo o mal e as desgraças de suas casas! Farsantes e enganadores. Mercadores da fé, fariseus que se aproveitam da (boa) fé de suas ovelhas para lhes extorquir o pouco dinheiro que o rebanho consegue com seus parcos ou miseráveis salários…São outra herança desse país historicamente preconceituoso com pobres, negros, indígenas e todo e qualquer brasileiro que leia na mesma cartilha rezada pela elite econômica. Fiéis que hoje consideram riquíssimos pastores também como messias salvadores.  E salvadores da pátria, da pobreza, das doenças, do desemprego, da violência… Ovelhas que desconhecem o que seja somar forças, e lutar por seus direitos, como cidadãos! E os sindicatos, quanto tentam ensinar isso, são excomungados e perseguidos como “coisa do demo”….

Do Atraso

A elite econômica e política desse país é outra, e a maior, vergonha! É a elite do atraso… em muitos países hoje desenvolvidos, sua história trilhada mostra grandes e importantes de setores mais desenvolvidos ajudaram ou apoiaram outros segmentos da sociedade para que também conseguissem evoluir, fazer sucesso. Aqui, isso é muito raro. Algum político de visão já disse, há muito tempo, que “o mineiro é solidário só na morte” – dito que foi expandido para todos o Brasil. Virou lema de governo: O Brasil acima de tudo e Deus acima de todos… Acredito que deveria ser, o povo brasileiro acima de tudo e o Brasil acima de todos. Deixar Deus com suas infinitas atribuições e dores de cabeça fora dessa verdadeira zona em que se transformou o país seria um bom começo. Fizemos tudo errado antes, sem pensar em Deus. E querem que Deus resolva o imbróglio??? Muito improvável…

A Maioria

Assim não tenho mais dúvida alguma: O Brasil é o que vemos porque seu povo, a absoluta maioria, não pensa em melhorar a vida da maioria. Não se pensa em crescer juntos. Cada um pensa em si mesmo, no máximo na sua família e o resto que se dane. O Brasil hoje me parece um imenso arquipélago de ilhas pequenas, médias e maiores, que fazem de conta pertencerem ao mesmo país…, mas ninguém ou pouquíssimos pensam coletivamente, ou nos interesses coletivos. A moda, a lei e a ordem é cada um se dar bem, do jeito que der. Esforços coletivos são cada vez mais raros. Vamos continuar elegendo “salvadores da pátria”: Do tipo caçadores de marajás, ou pais da “nova política” e outros enganadores. Gente que aponta e incentiva armas ao invés de divulgar conhecimentos, estudos, ciência, livros E eles tem talento! É preciso reconhecer que enganam muito bem!

Desgraça a Vista

E aí, convenhamos, estamos bem longe de trilhar o caminho que leve a construção um país mais justo, digno, igualitário, fraterno e com qualidade de vida para a maioria da população. É um enorme trem fora dos trilhos… A meu ver, se nada acontecer para reverter essa tendência, não haverá outra saída senão aquela que muitos sempre se orgulharam de nunca ter acontecido por aqui: O conflito social! Ninguém admite querer. Porém, com pobres cada vez mais numerosos, e mais miseráveis; e ricos cada vez mais poderosos, individualistas e descolados da realidade, o que mais se pode esperar?? E é a desgraça para a qual estamos no encaminhando, com rapidez…. Não vejo no momento qualquer indício, nem convicções, nem luz, nem programas, projetos e nem lideranças que viabilizem mudança, radical, desse rumo. Construir uma nação soberana, independente, justa e aliada somente aos desejos e necessidades de sua população…definitivamente não está (mais, e talvez nunca esteve) no horizonte desse país. Embora tenhamos todas as condições para isso. Qual a solução? Não sei. Mas com certeza votar em salvadores da pátria, não é!

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br