Ideal Veículos 231091
04/10/2021 às 06:55
Visualizações: 16764

Quirera Gourmet – 04/10/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

Do Século XXI

A segunda década do Século XXI está acometida dos males da Pandemia e do desgoverno Bolsocaro, deixando o ar eivado de vírus e de imbecilidades que, embora nunca antes imagináveis, se revelaram e ainda são possíveis. Há dois meses do final do ano 2021 só aumentam, a inflação e a febre para se saber quem, afinal, esse inteligentíssimo povo brasileiro vai eleger para presidir o bananão e nós, os embananados, nos próximos quatro anos. A retrospectiva é horrível, a julgar pelo eleito em 2018.E a perspectiva futura é pior, porque muitos indicadores apontam que ostentar atraso está na moda….

Ares e Ventos

Para quem tem mais de 50 ou 60 anos pode parecer que o futuro é dispensável, igual às possibilidades de amanhã chover ou fazer sol. Mas é fato que os ares e os ventos que ainda sopram trazem medos e incertezas inimigos da saúde (e do bom humor) nos mais antigos e nos mais jovens. Os tempos andam carrancudos, as pessoas azedam em segundos, se expostas à verdade dos fatos. E os fatos parecem ter se dissociado da realidade…. Ou algo parecido. Porque está muito estranho!

O Velho Novo

Leis, Ciência, História parecem querer dar lado, abrir espaço para as novas incertezas. E isso é mais uma treta: Tal novo é um velhíssimo e manjado conhecido, e ainda por cima requentado e remendado. Para quem que saudou e festejou o fim da inflação, conviver novamente com ela apenas alguns anos depois do seu final, é igual a voltar a usar máquina de datilografia. E para quem não conhecia a inflação, ela está aí, com todas as cores e formas. E é bem pior. Mas é o tal novo, o que temos para o momento.

Que Merece

Parece pouco, ou um batido lugar-comum, falar que cada povo tenha o governo que merece, e que elege. Mas essa é a grande verdade destas duas décadas de século XXI – que “pelo andar da carruagem” haverá de causar muita saudade do Século XX. Não, ainda não é o caso de se arrancar os cabelos, nem de sair correndo e gritando palavrões pelas ruas! Até porque a loucura, há anos, não provoca comoções, nem causa incredulidades, e nem mesmo atrai os desaparecidos “nobres sentimentos”…

Nada!

O que podemos fazer, parece, é exatamente o que estamos fazendo: Nada! Deixar rolar provavelmente será a nova onda “top” da alta e baixa sociedade brasileira. E se quiser acreditar que a Terra é plana, fique à vontade! Se preferir se entupir de fake news, e passar a defender a mentira, ao invés da verdade, não se acanhe: Isso também está na moda! Você nem será visto como um revolucionário, ou comunista. E mesmo que seja rotulado assim, não se avexe. Outros milhares também são vistos exatamente assim.

Descarrilhou?

Não se trata,aqui, de pregar o pessimismo, o negacionismo, ou a velha acomodação. Trata-se de tentar enxergar que raios de tempos são estes, os do Século XXI! Nada de fatalismos, de fins do mundo ou das sete pragas do Egito! Tentamos apenas encontrar um fio de cabelo como prova de que o mundo na verdade ainda gira sob o mesmo eixo! Aquele que, diziam os cientistas, não permitia que o planeta Terra descarrilhasse e passasse a rodar, desvairado e sem rumo pelos sertões e confins do Universo…

É Nós na Fita!

Se queixar da vida, da cidade ou do país não faz mais sentido, desde que aceitemos que o mundo (Xanxerê e Oeste incluídos) somos nós! E que isso vale para a parte boa e para a banda podre! Escrever colunas e criticar nas redes sociais todos já sabemos – e estamos cansados de ler milhões, bilhões, de verdades inquestionáveis e indiscutíveis. O problema é que ninguém faz nada, a partir de tais verdades. Mas estamos orgulhosos: Todos já sabemos tudo. E estamos sentados em cima da verdade e da razão! E ao que parece, só isso é o que interessa…

Nem Morto!

No final do Século XX, acredito eu, a Humanidade sofreu um instantâneo processo de empoderamento, amplo, geral e irrestrito. Veio tipo um tsunami e emparelhou, nivelou e “aplainou” sabedorias e mentes brilhantes com ignorâncias e imbecilidades galopantes. A verdade agora é de todos e de cada um. E a famosa “voz da sabedoria” calou-se, ou não foi mais vista nos lugares que costumava frequentar. E mesmo que o vivente que não aceita tomar vacina morra vítima do “Vírus Chinês”, nem depois de morto ele aceitará a vacina!

Sei Não…

Estes são os ares, e os ventos, que nos revoltam os raros cabelos que restaram na desmiolada e aturdida… antigamente ostentada como “pensante”. Hoje, apenas “sobrevivente”. Esse Século XXI – cá para nós – está demorando a nos revelar, de fato, o tal “a que veio”. Suas intenções não permitem, até agora, sugerir que buscam nem compromisso, nem apenas a devassidão, ou a putaria! E lá se foram duas décadas, mais dois anos, o que significa mais de 20% do século… E nós aí, dando milho aos pombos… E nos achando os tais “Reis do Planeta”…Sei não, sei não…

ET’s

E para botar mais pimenta no molho, vi esses dias que avistamentos de Ovnis e assemelhados crescem assustadoramente há uns dois anos, lá pelas bandas do Canadá. E sem que se tenha a mínima ideia do motivo…Também já li que muitas dos estapafúrdios que atropelam nossa razão e bom senso, diariamente, talvez sejam de autoria de seres extraterrestres…Mas não acredito e me nego a sequer cogitar na possibilidade de que também os ET’s tenham “pirado o cabeção” e emburrecido! Seria “muita areia” pro nosso caminhãozinho…

Segundas, Quartas e Sextas!

Após breves férias esta Quirera Gourmet volta a frequentar o “Ronda Policial”, mas a partir de agora às segundas, quartas e sextas-feiras, para atender reivindicação de Tico &Teco – cansados da mesmice e da bizarrice dos tempos modernos deste Século XXI. Em três edições semanais ainda será possível dar uns pitacos e tentar entender o que acontece neste país, neste estado e na região Oeste, com destaque para Xanxerê. Um município onde os nobres vereadores estão preocupados com corridas de cães e brigas de comadres…Mas o povão está vendo!

 

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br