Ideal Agro Drones 226793
04/03/2021 às 07:50
Visualizações: 25113

Quirera Gourmet – 04/03/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho

Sobre Palavrões, Golpes, Calúnias E Outros Descaminhos do Bananão

Não sei dizer com certeza quando o “liberou geral” se espalhou pela internet com acusações do tipo ladrão, para pior – sempre sem qualquer prova. Mas penso que isso surgiu quando toda a grande imprensa brasileira se engajou na luta para derrubar a Presidenta Dilma Roussef e prender o Ex-presidente Lula – ambos os casos igualmente sem motivo comprovado e legal que justificasse tais atos. À época, lá por 2014 ou 15, tive o capricho de “fiscalizar” algumas edições do Jornal Nacional anotando quantas matérias eram críticas ao governo e quantas eram neutras, ou favoráveis. As que criticavam ou mostravam erros ou possíveis desvios, induzindo a pensar que eram roubos, sempre, do governo –  e geralmente sem ouvir o “outro lado” – eram mais de 90%.

Linchamento de Reputações

Era um massacre, diário. E foi a partir disso que passei a acreditar em golpe, ainda que não “com supremo, com tudo”, como diria logo depois Romero Jucá, em 2016, naquele célebre telefonema dado, interceptado, e depois vazado à Folha de S. Paulo, ao Empresário Sérgio Machado, da Transpetro. Mas foi a partir do cerrado bombardeio de notícias desfavoráveis ao governo Dilma, e não apenas pela Globo, mas por todas as grandes redes de televisão que, acredito, passou-se a achar normal chamar qualquer um, e sem prova alguma, de ladrão. A começar por Lula, Dilma e petistas, é claro. Para mim, essa foi a semente do ódio que hoje virou um verdadeiro tiroteio de palavrões, ofensas e xingamentos nas redes sociais. Criou-se até a expressão “linchamento de reputação”, para dar nome à prática. Viu-se também, na época, vários suprassumos de xingamentos, como mandar a Presidenta tomar no c* em pleno Morumbi, com direito à transmissão ao vivo pela TV, com risos mais aplausos de ricos e famosos, tipo Luciano Hulk, e esposa, entre outros.

Cultura do Ódio

A claríssima campanha de divulgar apenas e tão somente notícias desfavoráveis (quem duvidar é só consultar edições da época do JN) produziu esperada, vertiginosa e inatacável queda de popularidade e imediata condenação – de novo sem prova alguma – a tudo que viesse do PT. E adubou o ódio ao PT, que muitos já cultivavam desde a reeleição de Dilma, ao derrotar Aécio Neves…. Que também adiantou, logo após a derrota, que Dilma não governaria…Ódio que até hoje muitos cultivam e irão cultivar por anos ainda. Porque ele foi a “receita democrática” para conseguir tirar o PT do governo. Isso, mesmo que hoje muitas das acusações da Lava Jato já tenham sido remetidas para a lata de lixo da história. Tanto por ausência de provas como por maquinações totalmente ilegais e vergonhosas de Moro, Deltan e Cia. Acredito que ainda demora um pouco para que se restabeleça toda a verdade, mas ela virá…

Neoliberais

Não estou aqui chorando a queda de Dilma, nem a prisão de Lula e muito menos a vitória de Bolsonaro nas urnas. Estes são fatos que apenas deram sequência ao golpe, o que pode se comprovar com as reformas da previdência, da CLT, com o loteamento da Petrobrás, a venda de estatais e as privatizações iniciadas por Temer e ampliadas por Bolsonaro. Tudo exatamente como pregava e anunciava o então candidato a presidente e atual deputado federal Aécio Neves. E como apregoa a cartilha dos neoliberais brasileiros – que não conseguiram, nos governos FHC, vender o Brasil com a amplitude que desejavam. Mas venderam a Vale, a Telebrás e várias outras empresas estatais. Onde foi parar o dinheiro é uma pergunta que não conheço a resposta.

Ditadura

Óbvio que essa liberação geral dos xingamentos, ofensas e difamações que até hoje pode ser vista nas redes sociais, impunemente, não contribui em nada para a democracia. Contribui para dar ideia de que neste país, agora, vive a etapa do “vale tudo”. E essa etapa é apenas mais uma a caminho do que os mesmos golpistas previram, com apoio de militares e de saudosistas de 1964: A volta à ditadura, conforme inclusive já deu a entender, várias vezes, o presidente deste país. Da última vez, semanas atrás ele disse que se dependesse dele, “o regime político do Brasil não seria esse”. Acredito que depois de mais essa não precisa desenhar né? Mas, apesar de achar que a ditadura militar não é o desejo da maioria dos brasileiros, vejo que muitos trabalham, de várias formas, para que isso aconteça. E não confundam essas palavras, de novo, com choro de perdedor….

Rabo Preso

Acredito, também, que o Poder Judiciário, especialmente no STF, além do Legislativo, esteja envolvido em negociatas e/ou mal feitos que o impedem, por exemplo, de tomar as medidas cabíveis e há muito aguardadas contra o senhor Aécio Neves, ou contra o senhor José Serra – entre outros menos vistosos e menos visíveis. E que tais presumíveis mal feitos sejam trunfos (ou os famosos rabos presos) que Aécio, Serra e outros possuam para garantir suas impunidades. Também não livro dessa lista os grandes conglomerados da imprensa nacional, sempre atrelada aos “caras da grana”. E com raríssimos compromissos com a maioria da população, ou com a verdade. Neste capítulo, fecho, sempre, com Leonel Brizola: “Se a Rede Globo for a favor, sou contra”…Brizola, aliás, é até hoje o único brasileiro que conseguiu, na Justiça, um desmentido oficial da Globo, ao vivo e a cores, com Cid Moreira, no Jornal Nacional!

Estado de Direito

Mesmo assim, não prego, nem defendo, agressões ou risíveis “tentativas de impeachment” contra o STF, nem o fechamento do Congresso, como já apregoam muitos dos saudosistas da ditadura. Os poderes que comandam esse país refletem o que existe, hoje, no mesmo país. Possuem muitas falhas, muitos erros e, acredito, muitos suspeitos de serem coautores de graves crimes. Mas esses são os poderes que nós temos, para o momento! E que estão onde estão fazendo tudo dentro da lei! A lei é falha? Está errada? Então vamos lutar para mudar a lei! Mas sem atropelar o Estado de Direito que organiza e sustenta o arcabouço legal desse país. Atropelar tudo seria instaurar o caos, e criar, no lugar do que temos, uma anarquia geral, ampla e irrestrita. Anarquia essa que se torna bem visível e mais próxima, para mim, cada vez que leio nas redes sociais, xingamentos, difamações e calúnias – todas sem provas, é claro!

Impeachment

É difícil, reconheço, não cair na tentação e também xingar o atual (des) presidente de ladrão e de corrupto… Mas acredito que até aqui eu não tenha feito isso. De incompetente e de inapto para a função já o chamei, muitas vezes. Assim como suspeitei e suspeito, muito, da honestidade de seus famosos filhos. E se sou favorável ao impedimento ou ao impeachment do (des) presidente, tenho como motivações desde a falta de decoro, até vários atos de clara improbidade administrativa e de desrespeito à dignidade do cargo, entre outros. Como, por exemplo, criticar o uso de máscaras contra a Covid, defender medicamentos não recomendados pelos médicos, ou incentivar a não vacinação – como fez ao dizer que quem se vacinar corre o risco de virar…jacaré! E não me venham com o “argumento” de que ele “estava brincando”. Presidente de qualquer país não deve ocupar tal cargo para fazer brincadeiras. E nem para ir pescar em São Francisco, enquanto milhares morrem por falta de eficiência dos serviços de saúde pública, sob responsabilidade do Poder Executivo, dele, do (des) presidente!

É a minha opinião!

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br