É um consenso comum que a atividade física é importante e por ela muitos fatores são determinantes para o bom funcionamento do nosso corpo. É importante, porém, se tomar alguns cuidados especiais para que esta prática seja segura e eficaz a saúde.
A hidratação é um dos pilares principais na pratica de exercício físico, ela favorece a homeostase (condição de estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente mantendo o equilíbrio do corpo) e o transporte de energia. Sabe-se que o calor do corpo durante o exercício leva facilmente a desidratação, sendo um dos principais motivos de fadiga e queda do desempenho esportivo durante o percurso. Além de prejudicar a função cardiovascular, respiratória, e ser responsável pela perda de eletrólitos e minerais através da transpiração. Em casos severos a desidratação também pode prejudicar as reservas de macronutrientes e elevar a temperatura corporal sobreaquecendo os tecidos corporais.
A água corresponde a cerca de 60 a 70% da composição corporal total e é fundamental para o bom funcionamento do organismo, por isso a forma mais adequada para saber qual a necessidade diária de água é através de um cálculo que leva em consideração o peso e a idade da pessoa.
O cálculo de água a ser ingerida corresponde a 35 ml por kg/peso. Ou seja, um indivíduo de 70 kg X 35ml: 2450ml ou 2 litros e 450ml.
Outra dica importante é se você está iniciando uma atividade física ou vai iniciar, procure um profissional de nutrição que todos esses cálculos serão feitos:
Luís Fernando Drecksler
Cref: 029383-G/SC
Instagram: @lfdpersonal