A paisagem do Prolongamento Sul da Avenida Getúlio Vargas, que antes era descrita por barro, mato e capim, está passando por uma rápida transformação. O asfalto avançou a passos largos, trazendo melhorias significativas para a mobilidade urbana de Chapecó.
Mesmo com as obras em andamento, uma parte da avenida já permite a circulação do trânsito local sobre o asfalto. Segundo informações fornecidas pela Construtora Oliveira, responsável pela obra, quase todo o lado direito da via, no sentido Centro/Sul, já foi pavimentado, totalizando 1,5 milhas dos 1.716,99 metros totais do projeto. Essa pavimentação estende-se desde a rua Valmor Piazza até a avenida Paschoal Cortelini.
Do lado esquerdo, foram pavimentados 710 metros, compreendendo o trecho entre as ruas Valmor Piazza e Tapajós. Em alguns pontos, a base já está pronta para receber o asfalto.
Além disso, estão em curso trabalhos de colocação de pavimentação nos passeios, bem como nivelamento e plantio de grama no canteiro central da avenida.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, o projeto contempla a execução de duas faixas de rolamento por sentido, com 3,5 metros de largura cada uma, estacionamentos com 3 metros e um passeio compartilhado com 6 metros para cada lado. O canteiro central projetado terá 8 metros de largura. O valor da licitação para a realização dessa obra é de R$ 21.358.954,21, sendo financiado pela Prefeitura.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que a abertura da Avenida Getúlio Vargas não apenas proporcionará uma alternativa, mas também criará uma nova frente de desenvolvimento para a cidade, valorizando os imóveis e atraindo novos investimentos. Já é possível observar estabelecimentos comerciais e novos prédios em construção ao longo do trajeto.
A previsão é de que a conclusão da obra ocorra em 2024, trazendo inúmeras melhorias para a mobilidade e o desenvolvimento de Chapecó.