Prefeitura de Xanxerê 231130
29/05/2019 às 08:46
Visualizações: 51825

OUÇA – Profissionais da saúde do município confirmam a existência de casos leves de H1N1 em Xanxerê

Xanxerê
AgroPet 208276

O Ronda Policial na última semana teve com exclusividade acesso a exames laboratoriais, entre eles o de um menino de pouco mais de 3 anos, que realizou exames em um laboratório particular na cidade de Chapecó no qual por meio de captação POR PCR foi diagnosticado POSITIVO para Influenza A e DETECTADO Influenza A H1N1. Assim que tomou conhecimento do caso a reportagem do Ronda Policial ouviu a secretária de Saúde Irene Goralski e a enfermeira do setor de epidemiologia da Prefeitura de Xanxerê Valdereza Dalmolin, onde a enfermeira em relato ao Ronda Policial explicou a situação de mais de 40 casos constatados em Xanxerê.

Relembre o que disse na época a enfermeira à reportagem do RP

No dia seguinte a mesma enfermeira em entrevista à Rádio Princesa do Oeste durante o Programa Bom Dia Cidade, em sua fala ao comunicador Ivan Marques afirmou não haver nenhum caso de H1N1 em Xanxerê.

Ouça o que disse a enfermeira à Rádio Princesa

Neste mesmo dia, a Secretaria Municipal de Saúde através da assessoria de imprensa da Prefeitura de Xanxerê encaminhou convite a imprensa para uma coletiva que ocorreu na sede da Secretaria (Anexo ao Pronto Atendimento), no qual tratou o caso relatado pelo Ronda Policial como Fake News. Uma semana depois contudo em nova entrevista à Rádio Princesa, uma nova versão foi apresentada, onde a médica responsável técnica dos médicos da Secretaria de Saúde de Xanxerê, Cristiane Ortiz confirmou a existência de casos de H1N1 circulando em Xanxerê, porém tratados como “simples”.

Ouça o que disse a médica

Já a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Xanxerê Francismara Pegoraro no dia em que a matéria foi veiculada falado sobre os casos e exames feitos, encaminhou através de grupos de whatsapp mensagem aos pais afirmando que a matéria trazida pelo Ronda Policial era FALSA, afirmando desta forma que o próprio exame realizado pelos pais da criança em questão na cidade de Chapecó pelo sistema de captação PCR também seria falso.

VEJA O EXAME

Ouça o que disse Francismara aos pais

A mesma enfermeira em entrevista também concedida à Rádio Princesa do Oeste, junto com a médica Cristiane Ortiz, uma semana depois no entanto salientou que somente são levados em consideração exames laboratoriais realizados pelo sistema PCR, os demais “testes rápidos” não são levados em consideração.

Ouça o que disse Francismara à Rádio Princesa

Diante da situação o que chama de fato a atenção e deixa muitos sem entender, é o porquê de há uma semana atrás o exame mostrado pelo Ronda Policial feito pelos pais de um menino xanxerense em laboratório particular na cidade de Chapecó que utiliza o sistema PCR, ter sido tratado como FALSO, e poucos dias depois passou a ser considerado VERDADEIRO, sendo que segundo a própria enfermeira uma semana afirmou ser falso e na semana seguinte disse que somente este tipo de exames, também é usado pelo Lacen pode confirmar ou não a existência de H1N1.

O Ronda Policial agora aguarda a resposta a um oficio encaminhado ao laboratório da cidade de Chapecó para ver o posicionamento do mesmo quanto a versão dita pela enfermeira no qual ela trata diretamente o exame realizado no último dia 20 como falso.

AgroPet 208276

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br