Na manhã desta terça-feira (12) foi realizada a 2ª Fase da Operação Asfixia, visando combater crimes relacionados a furto, roubo e tráfico de drogas, bem como dar encaminhamento social a pessoas em situação de dependência química degradante.
A 2ª Fase foi realizada na Região Oeste (Efapi) e contou com a participação de equipes de saúde e assistência social da Prefeitura Municipal, além da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil através da Delegacia de Furtos e Roubos e Corpo de Bombeiros através do setor de Fiscalização de Alvarás.
Nesta fase foram cumpridos 2 mandados de prisão e realizado o encaminhamento para internação involuntária de 3 abordados, os quais encontravam-se em situação de rua e dependência química. Dois homens foram encaminhados para tratamento em Descanso e Palmitos e uma mulher encaminhada para Ponte Serrada.
Conforme o Diretor de Segurança Pública do Município, Clóvis Leuze, objetivo principal da Operação Asfixia é reprimir os crimes relacionados ao uso de substância entorpecente, a exemplo de furtos, roubos, receptação, dano ao patrimônio e também ao tráfico de drogas, crimes corriqueiros que possuem conexão direta com os usuários de drogas.
Foram 27 agentes envolvidos na 2ª Fase, entre forças de segurança e servidores da Assistência Social e Saúde. A Operação Asfixia se manterá e terá novas fases nos próximos dias.
O consultor em Segurança Pública de Chapecó, Márcio Bueno, destacou a integração das forças de segurança na iniciativa com a Administração Municipal.
O prefeito João Rodrigues ressaltou que o objetivo da iniciativa é atuar de modo mais intenso para ampliar a segurança dos moradores de Chapecó.
Polícia Civil informa que foi cumprido mais um mandado de prisão. É o terceiro hoje na Operação Asfixia.