Quem viveu ou teve sua mocidade na década de 90, certamente se lembra de grandes sucessos do cinema, em especial do ator Macaulay Culkin. O fenômeno “Esqueceram de mim” estrelou nas telonas brasileiras há 30 anos, dezembro de 1990 para ser mais preciso. Mesmo tanto tempo depois, o longa que arrecadou mais de 470 milhões de dólares naquele ano até hoje é lembrado inclusive para os memes da internet.
O que o filme tem a ver com o momento em que vivemos? Bem, pouca coisa, não fosse o fato de duas reuniões realizadas ao longo desta sexta-feira (15), na campina e que chamaram a atenção do Pe. Louro. Isto pois, quem tem ouvido as entrevistas do Prefeito Oscar Martarelo em “alguns veículos de comunicação da cidade”, estava esperançoso que passada a eleição uma nova política tenha se instalado.
Em um discurso eloquente em que dizia que a prefeitura seria governada para todos, e que não existiria divisão, ondo Prefeito e vice, juntamente com os nove vereadores trabalhariam por Xanxerê, acabou se surpreendendo com duas informações encaminhadas pela própria administração municipal nesta tarde. Em uma delas, Martarello, Biasus e quatro dos nove vereadores estiveram reunidos com representantes de empresas de transportes de aplicativos e na outra uma reunião “a porta fechada” com “os amigos do rei”, ou como tratado na nota encaminhada pelo governo municipal, “Vereadores da base do Governo”.
Eis que chamou a atenção, que nem o carrasco que era base do governo, (Cabo Oliveira – MDB) estava presente sendo considerado um pária por votar contra os interesses da administração na eleição da presidência do legislativo, tampouco a figura máxima da câmara (o presidente) esteve presente em nenhuma das duas reuniões. Isso indica que existe uma clara divisão de grupos dentro do legislativo e o discurso que o projeto “Xanxerê Sem Partido” é apenas um discurso. Ou que a chuva dos últimos dias tenha molhado alguns convites que não chegaram aos demais vereadores.
Ao Pe. Louro, resta apenas a esperança de que tão logo se inicie as sessões, essas diferenças ou indiferenças sejam superadas, pois a política e rixas politicas não constroem escolas nem hospitais. Lembrando que as emendas parlamentares são importantes independe de partido, mas se o mandado inicia com racha partidário, Xanxerê poderá não ser a prioridade. Esperamos que a união ocorra em prol do município.