Com objetivo de desenvolver a consciência da responsabilidade em trânsito seja como pedestre, ciclista, condutor ou passageiro, foi realizada na manhã desta quinta-feira (04) solenidade de abertura do projeto da Escola Pública de Trânsito de Xanxerê.
O projeto será desenvolvido inicialmente em 10 escolas da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê abrangendo cerca de 395 alunos de 07 a 08 anos de idade. As aulas terão início no mês de maio e término no mês de setembro.
A iniciativa da Escola Pública de Trânsito é da Secretaria de Obras, Transportes e Serviços, através do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT), Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.
A escola pública de trânsito seguirá as diretrizes da Política Nacional de Trânsito (PNT) com formação na educação de crianças e adolescentes para a inserção da compreensão do sistema de trânsito na segurança viária e no meio ambiente.
O projeto prevê a execução de cursos, ações e projetos educativos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito destinadas à educação de crianças e adolescentes, por meio de aulas teóricas e práticas sobre legislação, sinalização e comportamento no trânsito.
O evento contou com a presença do prefeito Oscar Martarello, secretários municipais, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas, diretores escolares, professores e alunos.
Para a diretora de Trânsito e Engenharia de Tráfego, Clarice Serena, o propósito da Escola Pública de Trânsito é trabalhar a educação de trânsito. A pessoa educada para o trânsito é a pessoa educada para ser um bom condutor, um bom pedestre, um bom ciclista. “Não adianta fiscalizarmos aquilo que nós não educamos. Trânsito não é só infração, não é sinalização, trânsito é vida, é salvar vidas, e nada melhor do que a educação para fazer isso”.
Clarice agradeceu as entidades que prontamente se disponibilizaram auxiliar o município com o projeto. “Certamente faremos um bom trabalho e futuramente colheremos bons frutos.”
O prefeito Oscar Martarello ressaltou que educação no trânsito é dever de todos, motoristas, ciclistas e pedestres. “Ficamos felizes por estarmos aqui pensando em algo de forma coletiva em levarmos a educação do trânsito desde cedo aos nossos alunos, pois só existe uma forma de mudar o mundo: através da educação, e a educação no trânsito também faz parte da nossa vida”.
A Escola Pública de Trânsito vai mais segurança e um trânsito melhor, pois se cada um fizer sua parte viveremos num mundo mais organizado e seguro”.