Com auxílio de advogados a família da pequena Amanda Soave de seis meses, portadora de uma rara e degenerativa doença (Atrofia Muscular Espinhal tipo 1 – AME), conseguiu por meio de liminar judicial auxilio para custear o transporte da xanxerense para realizar exames e tratamentos na capital do estado. Em relato ao Ronda Policial, os advogados que cuidam do caso e preferem não se identificar, afirmaram que devido à falta de condições e estruturas do município, resolveram ingressar com pedido judicial para que o estado custeie o transporte aeromédico da menina à capital. Ainda segundo informado à reportagem do Ronda Policial, recentemente a própria Prefeitura de Xanxerê teria se negado a prestar o auxílio a família, no entanto por orientação do Ministério Público efetuou o pagamento de um transporte realizado no último dia 08 pela Doctor’Home até Florianópolis. Ainda segundo dados apresentados pelos representantes jurídicos da família, devido à complexidade do caso e o alto custo do tratamento de mais de R$ 13 milhões, a família busca na justiça a ajuda do estado para assegurar o tratamento home care, que representa apenas parte de todo o tratamento que a pequena Amanda necessita. Neste domingo (21), uma aeronave do Corpo de Bombeiros foi designada judicialmente a deslocar até Xanxerê para realizar o transporte aeromédico da pequena Amanda até Florianópolis. Pelas redes sociais, os pais da pequena Amanda postaram uma mensagem agradecendo aos advogados e falando sobre a viagem que realizaria e a falta de condições do município em “auxiliar/custear” o transporte da criança.
“Boa noite pessoal, estou indo para Florianópolis, minha primeira viagem de avião, estou com pouco de medo, muitas pessoas estranhas, a sorte que deixaram o papai vir junto, mamãe precisa dele.
Tenho três consultas amanhã e a dose do spinraza, minha segunda dose.
Tenho que ir um dia antes porque como vou de SAER tenho que realizar a internação, a minha cidade não tem condições de financiar meu transporte, a sorte que o dr @maiconimbes e o dr @edinilsonmarcio conseguiram uma liminar na justiça pra garantia do meu transporte, não posso ficar sem esse medicamento, graças a Deus e a eles deu tudo certo.
Amanhã vou mostrar pra vocês um pouquinho das minhas consultas.
Preciso muito de vocês, estou ficando cada dia mais velha, cada dia a mais é um dia a menos”.
Por Flavio Carvalho